Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Gonçalves, Franciane Braga Machado lattes
Orientador(a): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de lattes
Banca de defesa: Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de lattes, Crisostimo, Ana Lúcia lattes, Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26020
Resumo: Acompanha produção técnica: Metodologia ativa na prática: construindo aprendizagem criativa
id UTFPR-12_cd55d6288cea26a42ffc35352173bd89
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26020
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-09-16T23:55:05Z2021-09-16T23:55:05Z2021-07-12GONÇALVES, Franciane Braga Machado. Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26020Acompanha produção técnica: Metodologia ativa na prática: construindo aprendizagem criativaEsta dissertação trata de uma pesquisa sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de ciências com a implementação de um curso de formação continuada para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizou-se para tal uma sequência didática adaptada ao ensino remoto para o quinto ano do ensino fundamental sob a perspectiva da aprendizagem criativa. O objetivo da pesquisa foi o de identificar de que forma fatores como o conhecimento das abordagens de ensino, o papel da metacognição e da experiência, que permeiam a utilização de metodologias ativas, (MORAN, 2018; MIZUKAMI, 1986; ROSA,2014; TEIXEIRA,1987; RESNICK, 2017) impactam na escolha dos docentes para o emprego de metodologias ativas em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo partiu da implementação do curso de qualificação docente em ambiente virtual com a participação de treze professores dos anos iniciais do ensino fundamental das redes pública municipal e particular que atuam no município de Ponta Grossa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas, além de discussões através do Google Classroom e Google Meet. A análise de dados foi baseada na Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) das produções dos participantes. Percebeu-se que a pesquisa contribuiu para a discussão de elementos importantes no ensino de ciências, uma vez que os participantes demonstraram a reflexão sobre a própria prática e a realização do curso pode contribuir para subsidiar teoricamente a práxis dos docentes e provocar mudanças significativas no ensino de ciências.This dissertation is a research on the use of active methodologies in science teaching with the implementation of a continuing education course for teachers in the early years of elementary school. For this, a didactic sequence adapted to remote teaching was used for the fifth year of elementary school from the perspective of creative learning. The objective of the research was to identify how factors such as knowledge of teaching approaches, the role of metacognition and experience, which permeate the use of active methodologies, (MORAN, 2018; MIZUKAMI, 1986; ROSA, 2014; TEIXEIRA ,1987; RESNICK, 2017) impact the choice of teachers for the use of active methodologies in the classroom. The qualitative research started from the implementation of the teacher qualification course in a virtual environment with the participation of thirteen teachers from the early years of elementary school from the municipal public and private networks who work in the city of Ponta Grossa. As data collection instruments, two questionnaires with open and closed questions were used, as well as discussions through Google Classroom and Google Meet. Data analysis was based on Textual Discursive Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2016) of the participants' productions. It was noticed that the research contributed to de discussion of importante elements in de teaching of Science, since the participants demonstraded the reflection on their own pratice, and the realization of the course can contribute to theotucally subsidize the práxis of teachers and provoque significant changes in teaching of Science.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEngenharia/Tecnologia/GestãoAprendizagem ativaAtividades criativas na sala de aulaCiência - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaEstratégias de aprendizagemPrática de ensinoProfessores - FormaçãoActive learningCreative activities and seat workScience - Study and teachingTeaching - MethodologyLearning strategiesStudent teachingTeachers, Training ofFormação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativaContinued education in a proposal of the use of active methodologies in a creative learning perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila dehttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159http://lattes.cnpq.br/0394414374162107Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila dehttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159http://lattes.cnpq.br/0394414374162107Crisostimo, Ana Lúciahttps://orcid.org/0000-0001-9909-9300http://lattes.cnpq.br/8037048007322886Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiattohttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182http://lattes.cnpq.br/4964620822134669https://orcid.org/0000-0001-9787-3702http://lattes.cnpq.br/6078456471363190Gonçalves, Franciane Braga Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALmetodologiasativasaprendizagemcriativa.pdfapplication/pdf1733718http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/1/metodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf3a81d7f03020be55eb1989b3a4daa579MD51metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdfapplication/pdf2545595http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/2/metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf299eeff2c503e4d49e1f544531433086MD52TEXTmetodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.txtmetodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.txtExtracted texttext/plain158020http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/3/metodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.txtc68712a92ea448ee7424e6c729c4f8c4MD53metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.txtmetodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain51846http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/5/metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.txt41f71070f98005fdc7b5dc173eeb796dMD55THUMBNAILmetodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.jpgmetodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/4/metodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.jpge52c0b4a3d2977b3ba9b746f21b9a97fMD54metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.jpgmetodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2048http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/6/metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.jpgec83dc39461cd45361e43f514263d98dMD561/260202021-09-17 03:05:50.923oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26020Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-09-17T06:05:50Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Continued education in a proposal of the use of active methodologies in a creative learning perspective
title Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
spellingShingle Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
Gonçalves, Franciane Braga Machado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Aprendizagem ativa
Atividades criativas na sala de aula
Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Prática de ensino
Professores - Formação
Active learning
Creative activities and seat work
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Learning strategies
Student teaching
Teachers, Training of
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
title_full Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
title_fullStr Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
title_full_unstemmed Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
title_sort Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa
author Gonçalves, Franciane Braga Machado
author_facet Gonçalves, Franciane Braga Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2857-4159
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0394414374162107
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2857-4159
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0394414374162107
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Crisostimo, Ana Lúcia
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9909-9300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8037048007322886
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0432-5182
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4964620822134669
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9787-3702
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6078456471363190
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Franciane Braga Machado
contributor_str_mv Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Crisostimo, Ana Lúcia
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Aprendizagem ativa
Atividades criativas na sala de aula
Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Prática de ensino
Professores - Formação
Active learning
Creative activities and seat work
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Learning strategies
Student teaching
Teachers, Training of
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Atividades criativas na sala de aula
Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Prática de ensino
Professores - Formação
Active learning
Creative activities and seat work
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Learning strategies
Student teaching
Teachers, Training of
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha produção técnica: Metodologia ativa na prática: construindo aprendizagem criativa
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-16T23:55:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-16T23:55:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Franciane Braga Machado. Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26020
identifier_str_mv GONÇALVES, Franciane Braga Machado. Formação continuada em uma proposta do uso de metodologias ativas em uma perspectiva de aprendizagem criativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/1/metodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/2/metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/3/metodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/5/metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/4/metodologiasativasaprendizagemcriativa.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26020/6/metodologiasativasaprendizagemcriativa_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a81d7f03020be55eb1989b3a4daa579
299eeff2c503e4d49e1f544531433086
c68712a92ea448ee7424e6c729c4f8c4
41f71070f98005fdc7b5dc173eeb796d
e52c0b4a3d2977b3ba9b746f21b9a97f
ec83dc39461cd45361e43f514263d98d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044321595162624