Estratégias de marketing interno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Matos, Osvair Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2897
Resumo: O marketing interno compreende o conjunto de estratégias e ações destinadas a viabilizar, por intermédio do público interno, o cumprimento das promessas de marketing externo da organização. O estudo analisa a aplicação de estratégias de marketing interno em uma instituição de educação profissional durante o processo de implantação de um modelo educacional. Trata-se de estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, que emprega pesquisa exploratória e levantamento de campo na forma de estudo de caso. A coleta de dados primários envolveu a aplicação de entrevistas em profundidade e questionários autoadministrados disponibilizados na plataforma Google Doc. Os dados primários foram verificados com as técnicas análise de conteúdo (na etapa qualitativa), frequência relativa, média, desvio padrão, teste U de Mann Whitney e análise de cluster (etapa quantitativa). Os resultados revelaram que a maioria dos funcionários está moderadamente satisfeita com as estratégias de marketing interno da instituição e que as estratégias mais aplicadas são: desenvolvimento de cultura organizacional, foco no relacionamento instituição-funcionário, integração entre coordenadores e docentes, uso de canais/mídias de comunicação interna e desenvolvimento do clima organizacional. Os resultados apontam também que o marketing interno teve contribuição moderada na implantação do novo modelo educacional e suas principais contribuições incluem aumentar o comprometimento da diretoria, a credibilidade do modelo e o comprometimento dos coordenadores
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