Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3176
Resumo: Considering internal didactic transposition processes of Chevallard (1991), and ethnomathematics approach of D’Ambrosio (2001), in this case study, the influence of a training course based on the concepts of semiotic representation registers of Duval (1993) is verified on the proposition of teaching sequences applicable to math teaching for 5th grade students of a school in a city of the region of Amurel, SC, which works with students from rural communities. The sequences produced in post-test by two groups of four teachers showed progress with regard to consciousness: of the importance of the contextualization of teaching objects; of the use of three cognitive activities proposed by Duval (1993), with emphasis on the conversion of registers of representation; and of the distinction between noesis and semiosis. However, the sequences were thought as applicable to the own teachers instead to be applicable to the 5th grade students. These results show that the teachers did not distinguish mathematical objects and concepts of their representations, pointing to the need of investing in this topic in teaching training
id Ânima_62a27512e70459d352284ed970e317ce
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3176
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semióticaRegistros de representação semióticaEtnomatemáticaTransposição didática internaConsidering internal didactic transposition processes of Chevallard (1991), and ethnomathematics approach of D’Ambrosio (2001), in this case study, the influence of a training course based on the concepts of semiotic representation registers of Duval (1993) is verified on the proposition of teaching sequences applicable to math teaching for 5th grade students of a school in a city of the region of Amurel, SC, which works with students from rural communities. The sequences produced in post-test by two groups of four teachers showed progress with regard to consciousness: of the importance of the contextualization of teaching objects; of the use of three cognitive activities proposed by Duval (1993), with emphasis on the conversion of registers of representation; and of the distinction between noesis and semiosis. However, the sequences were thought as applicable to the own teachers instead to be applicable to the 5th grade students. These results show that the teachers did not distinguish mathematical objects and concepts of their representations, pointing to the need of investing in this topic in teaching trainingEste estudo de caso, considerando processos da transposição didática interna de Chevallard (1991) e a abordagem etnomatemática de D’Ambrósio (2001), verifica a influência de um curso de capacitação fundamentado nos conceitos de registros de representação semiótica de Duval (1993), na proposição de sequências didáticas aplicáveis ao ensino de matemática na 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola de um município da região da AMUREL, SC que atende alunos de comunidades rurais. As sequências produzidas por dois grupos de quatro docentes em pós-teste revelam avanços no que se refere à consciência: da importância da contextualização dos objetos de ensino; do uso das três atividades cognitivas, com ênfase na conversão de registros de representação; e da distinção noese/semiose. Contudo, as sequências tenderam a ser pensadas para as próprias docentes. Esses resultados revelam que as docentes não distinguiam objetos/conceitos matemáticos de suas representações, apontando para a necessidade de se investir nesse tópico na capacitação em serviço de profissionais que já estão no mercado de trabalho e na formação de novos quadros.Sá, Jussara Bittencourt deCosta, Jeanine Ferreira dos Anjos2018-01-17T17:15:58Z2020-11-26T21:08:58Z2018-01-17T17:15:58Z2020-11-26T21:08:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3176Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemTubarãoporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T16:50:20Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3176Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:50:20Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
title Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
spellingShingle Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos
Registros de representação semiótica
Etnomatemática
Transposição didática interna
title_short Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
title_full Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
title_fullStr Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
title_full_unstemmed Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
title_sort Sequências didáticas para o ensino de matemática em nível fundamental: análise da influência de um curso de capacitação fundamentado no conceito de registros de representação semiótica
author Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos
author_facet Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Jussara Bittencourt de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Registros de representação semiótica
Etnomatemática
Transposição didática interna
topic Registros de representação semiótica
Etnomatemática
Transposição didática interna
description Considering internal didactic transposition processes of Chevallard (1991), and ethnomathematics approach of D’Ambrosio (2001), in this case study, the influence of a training course based on the concepts of semiotic representation registers of Duval (1993) is verified on the proposition of teaching sequences applicable to math teaching for 5th grade students of a school in a city of the region of Amurel, SC, which works with students from rural communities. The sequences produced in post-test by two groups of four teachers showed progress with regard to consciousness: of the importance of the contextualization of teaching objects; of the use of three cognitive activities proposed by Duval (1993), with emphasis on the conversion of registers of representation; and of the distinction between noesis and semiosis. However, the sequences were thought as applicable to the own teachers instead to be applicable to the 5th grade students. These results show that the teachers did not distinguish mathematical objects and concepts of their representations, pointing to the need of investing in this topic in teaching training
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2018-01-17T17:15:58Z
2018-01-17T17:15:58Z
2020-11-26T21:08:58Z
2020-11-26T21:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3176
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767414007317135360