Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Cataneo, Vanessa Isabel
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3235
Resumo: I verified in this thesis – from goal-conciliation, relevance and registers of semiotic representation theoretic notions, and through activities that require the conversion of representations mediated by GeoGebra software in cell phones – the increasing of the conceptual understanding of first-degree linear systems. So, I elaborated a didactic sequence, applied it with 8th-grade students from Samuel Sandrini Elementary School in Orleans (SC), and evaluated it in terms of the pertinence of the association of theories, and of the mediation of the application. The results suggest that the conscious and planned individual use application in the classroom, as a support for the systems graphics interpretation and classification, contributed to the students’ interest and productivity, enabling the conversion of representations and helping the treatment. In addition, the study suggests pieces of evidence to understand how plans of intentional action toward goal self and/or hetero-conciliation superordinates relevant balances of cognitive costs and benefits, that superordinates the cognitive operations of identifying significant units, treatment, and conversion of semiotic representations, suggesting a methodology to elaborate and to evaluate educational interventions.
id Ânima_6501168ae8c5722837713447ac8f106d
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3235
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celularesConceptual understanding of Linear Systems: a case Study with GeoGebra Software on mobile phonesEnsino e aprendizagem de sistemas lineares do 1° grauAplicativos móveis em sala de aulaConciliação de metasRelevânciaRegistros de representação semióticaI verified in this thesis – from goal-conciliation, relevance and registers of semiotic representation theoretic notions, and through activities that require the conversion of representations mediated by GeoGebra software in cell phones – the increasing of the conceptual understanding of first-degree linear systems. So, I elaborated a didactic sequence, applied it with 8th-grade students from Samuel Sandrini Elementary School in Orleans (SC), and evaluated it in terms of the pertinence of the association of theories, and of the mediation of the application. The results suggest that the conscious and planned individual use application in the classroom, as a support for the systems graphics interpretation and classification, contributed to the students’ interest and productivity, enabling the conversion of representations and helping the treatment. In addition, the study suggests pieces of evidence to understand how plans of intentional action toward goal self and/or hetero-conciliation superordinates relevant balances of cognitive costs and benefits, that superordinates the cognitive operations of identifying significant units, treatment, and conversion of semiotic representations, suggesting a methodology to elaborate and to evaluate educational interventions.Verifica-se nesta tese – a partir das noções teóricas de conciliação de metas, relevância e registros de representação semiótica, e de atividades que demandam a conversão de representações mediadas pelo software GeoGebra em celulares – a potencialização da compreensão conceptual de sistemas lineares de 1º grau. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática, que foi aplicada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Samuel Sandrini de Orleans (SC) e avaliada em termos da pertinência da associação das teorias e da mediação do aplicativo. Os resultados sugerem que o uso individual consciente e planejado do aplicativo em sala de aula, como apoio para a interpretação gráfica e a classificação dos sistemas, contribuiu para o interesse e a produtividade dos estudantes, viabilizando a conversão de representações e auxiliando a aferir erros de tratamento. Além disso, o estudo sugere pistas de como operações cognitivas de identificação de unidades significativas, tratamento e conversão são orientadas por uma relação relevante de custos e benefícios cognitivos que, por sua vez, estão a serviço de um plano de ação intencional em direção a auto e/ou heteroconciliação de metas, sugerindo uma metodologia para elaborar e avaliar intervenções educacionais.Rauen, Fábio JoséCataneo, Vanessa Isabel2020-07-24T14:11:41Z2020-11-26T21:16:42Z2020-07-24T14:11:41Z2020-11-26T21:16:42Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis144 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3235Programa de Pós-Graduação em Ciências da LinguagemTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T16:52:05Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/3235Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T16:52:05Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
Conceptual understanding of Linear Systems: a case Study with GeoGebra Software on mobile phones
title Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
spellingShingle Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
Cataneo, Vanessa Isabel
Ensino e aprendizagem de sistemas lineares do 1° grau
Aplicativos móveis em sala de aula
Conciliação de metas
Relevância
Registros de representação semiótica
title_short Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
title_full Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
title_fullStr Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
title_full_unstemmed Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
title_sort Compreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celulares
author Cataneo, Vanessa Isabel
author_facet Cataneo, Vanessa Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.contributor.author.fl_str_mv Cataneo, Vanessa Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de sistemas lineares do 1° grau
Aplicativos móveis em sala de aula
Conciliação de metas
Relevância
Registros de representação semiótica
topic Ensino e aprendizagem de sistemas lineares do 1° grau
Aplicativos móveis em sala de aula
Conciliação de metas
Relevância
Registros de representação semiótica
description I verified in this thesis – from goal-conciliation, relevance and registers of semiotic representation theoretic notions, and through activities that require the conversion of representations mediated by GeoGebra software in cell phones – the increasing of the conceptual understanding of first-degree linear systems. So, I elaborated a didactic sequence, applied it with 8th-grade students from Samuel Sandrini Elementary School in Orleans (SC), and evaluated it in terms of the pertinence of the association of theories, and of the mediation of the application. The results suggest that the conscious and planned individual use application in the classroom, as a support for the systems graphics interpretation and classification, contributed to the students’ interest and productivity, enabling the conversion of representations and helping the treatment. In addition, the study suggests pieces of evidence to understand how plans of intentional action toward goal self and/or hetero-conciliation superordinates relevant balances of cognitive costs and benefits, that superordinates the cognitive operations of identifying significant units, treatment, and conversion of semiotic representations, suggesting a methodology to elaborate and to evaluate educational interventions.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24T14:11:41Z
2020-11-26T21:16:42Z
2020-07-24T14:11:41Z
2020-11-26T21:16:42Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3235
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767414020478861312