Processo e resultados da implementação de um sistema de informação hospitalar para gestão dos hospitais universitários do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Damázio, Dioni da Rosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17234
Resumo: A eficácia e a eficiência das instituições hospitalares, assim como a qualidade da assistência ao paciente, têm sido maximizadas em razão da implementação de sistemas informatizados de gestão. Não raramente essas iniciativas são permeadas de desafios, especialmente quando se trata de programas governamentais de implementação em ampla escala. O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo e os resultados da implementação de um sistema de informação (AGHU) para gestão dos Hospitais Universitários Federais com base na opinião de gestores e usuários. Adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa e a estratégia de estudo de caso. Participaram da investigação 21 hospitais universitários. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 gestores distribuídos em três hospitais, questionários aplicados a 736 servidores dos 21 hospitais participantes e pesquisa documental. Análise de conteúdo, triangulação, distribuição de frequência e medida de redução ao diferencial semântico foram utilizados para análise dos dados. Os resultados remetem a um conjunto de aspectos intervenientes que atuaram como facilitadores e/ou limitadores ao processo de implementação, nos níveis de análise macro, meso e micro. No nível macro foram identificadas 8 dimensões principais de aspectos que afetaram a implementação do sistema: 1) mudanças no cenário político e econômico nacional; 2) dimensões territoriais e diferenças regionais; 3) políticas nacionais de saúde e e-saúde; 4) financiamentos; 5) governança do processo de implementação; 6) apoio e envolvimento governamental; 7) projeto do sistema e plano de implementação e 8) relações entre stakeholders. No nível meso os aspectos intervenientes relacionaram-se a 9 dimensões principais: 1) suporte e comprometimento organizacional; 2) cultura organizacional; 3) estrutura organizacional; 4) gestão de pessoas; 5) gestão da mudança; 6) gestão de projetos; 7) recursos e capacidades de TI; 8) capacitação e 9) avaliação. No nível micro os aspectos intervenientes remeteram a 3 dimensões: 1) atributos da tecnologia; 2) atributos das atividades e processos de saúde e 3) atributos dos indivíduos. A análise permitiu evidenciar a equivalência de percepções entre gestores e usuários quanto a maioria dos aspectos intervenientes investigados, denotando alinhamento entre as percepções de ambos os grupos. Contudo estes aspectos configuram-se de maneiras diversas em cada instituição hospitalar influenciando o processo de implementação do sistema. Este fato reforça a diversidade do contexto político, cultural e estrutural de cada instituição e a falta de homogeneidade em relação às ações de introdução do AGHU nos diferentes hospitais universitários. Foram percebidos resultados majoritariamente positivos com a adoção do AGHU vinculados a 8 dimensões emergentes: 1) práticas e processos de trabalho; 2) planejamento, controle e tomada de decisão; 3) transparência e prestação de contas; 4) otimização no uso de recursos; 5) produtividade dos profissionais; 6) segurança da informação do paciente; 7) segurança e qualidade da assistência e 8) melhoria no ensino e pesquisa. As diferentes interrelações entre os aspectos intervenientes ao processo de implementação do AGHU nos níveis de análise macro, meso e micro, amplificadas pelas especificidades regionais e locais e pelos contextos do ambiente onde se inserem os hospitais, requerem atenção dos implementadores do programa governamental e dos hospitais, de forma a maximizar suas potencialidades. Sugestões de aprimoramentos direcionadas ao Governo e aos HUs foram propostas.
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