Educação física na área de linguagens: a percepção de professores e professoras
Ano de defesa: | 2021 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20566 |
Resumo: | O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como os professores de EF do Ensino Fundamental percebem e desenvolvem a EF na Área de Linguagens em diferentes políticas educativas em Rondonópolis no Estado de Mato Grosso. O estudo teve desenho descritivo exploratório tendo como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise das informações foi descritiva. Participaram do estudo oito professores de Educação Física atuantes em quatro políticas educativas: escola urbana, de campo, tempo integral e militar. Foi possível perceber que os participantes compreendem que ocorreram avanços com a inserção da Educação Física na área da linguagem, mas não identificam os motivos que a levaram estar nessa área. Ainda se encontra marcado nas narrações dos participantes a forte influência e predominância da compreensão de que a Educação Física deveria estar na área das Ciências da Natureza, pois é corpo biológico que envolve os conhecimentos específicos da área. Para os participantes, a linguagem na EF está presente quando trabalhadas as questões teóricas, ou seja, a partir de leitura, interpretação e produção de textos escritos. A gestualidade e as diferentes expressões corporais não se apresentaram como conhecimento inerente a linguagem nas verbalizações dos professores e professoras. A Educação Física enquanto componente curricular da Área de Linguagens e as possibilidades do trabalho pedagógico na perspectiva da interdisciplinaridade ainda é incipiente e dificulta o entrelace dos objetos de conhecimento para a realização de um trabalho integrador na escola. Concluímos que alguns dos pesquisados se posicionaram contrários à inserção da EF como componente curricular da Área de Linguagens, foi alegado pelos pesquisados que a EF seria adequadamente alocada na Área de Ciências da Natureza por problematizar questões que envolvem o corpo nos processos de formação, com enfoque em objetos de conhecimentos, especificamente, biologicistas. Foi apontado ainda que a EF poderia estar em qualquer área de conhecimento, pois na compreensão de alguns pesquisados a prática pedagógica não se alicerça diretamente em uma área. Contudo, a EF na Área de Linguagem ela amplia a visão das interrelações com a cultura corporal de movimento. |
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Educação física na área de linguagens: a percepção de professores e professorasPhysical education in the field of linguistics: the perception of teachersEducação FísicaComponente Curricular;Área de LinguagensO objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como os professores de EF do Ensino Fundamental percebem e desenvolvem a EF na Área de Linguagens em diferentes políticas educativas em Rondonópolis no Estado de Mato Grosso. O estudo teve desenho descritivo exploratório tendo como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise das informações foi descritiva. Participaram do estudo oito professores de Educação Física atuantes em quatro políticas educativas: escola urbana, de campo, tempo integral e militar. Foi possível perceber que os participantes compreendem que ocorreram avanços com a inserção da Educação Física na área da linguagem, mas não identificam os motivos que a levaram estar nessa área. Ainda se encontra marcado nas narrações dos participantes a forte influência e predominância da compreensão de que a Educação Física deveria estar na área das Ciências da Natureza, pois é corpo biológico que envolve os conhecimentos específicos da área. Para os participantes, a linguagem na EF está presente quando trabalhadas as questões teóricas, ou seja, a partir de leitura, interpretação e produção de textos escritos. A gestualidade e as diferentes expressões corporais não se apresentaram como conhecimento inerente a linguagem nas verbalizações dos professores e professoras. A Educação Física enquanto componente curricular da Área de Linguagens e as possibilidades do trabalho pedagógico na perspectiva da interdisciplinaridade ainda é incipiente e dificulta o entrelace dos objetos de conhecimento para a realização de um trabalho integrador na escola. Concluímos que alguns dos pesquisados se posicionaram contrários à inserção da EF como componente curricular da Área de Linguagens, foi alegado pelos pesquisados que a EF seria adequadamente alocada na Área de Ciências da Natureza por problematizar questões que envolvem o corpo nos processos de formação, com enfoque em objetos de conhecimentos, especificamente, biologicistas. Foi apontado ainda que a EF poderia estar em qualquer área de conhecimento, pois na compreensão de alguns pesquisados a prática pedagógica não se alicerça diretamente em uma área. Contudo, a EF na Área de Linguagem ela amplia a visão das interrelações com a cultura corporal de movimento.Rodrigues , GracieleGrellmann, Diogo2021-12-21T19:37:29Z2021-12-21T19:37:29Z2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20566São PauloAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-07T21:05:19Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20566Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-07T21:05:19Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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