Educação física na área de linguagens: a percepção de professores e professoras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Grellmann, Diogo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20566
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como os professores de EF do Ensino Fundamental percebem e desenvolvem a EF na Área de Linguagens em diferentes políticas educativas em Rondonópolis no Estado de Mato Grosso. O estudo teve desenho descritivo exploratório tendo como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise das informações foi descritiva. Participaram do estudo oito professores de Educação Física atuantes em quatro políticas educativas: escola urbana, de campo, tempo integral e militar. Foi possível perceber que os participantes compreendem que ocorreram avanços com a inserção da Educação Física na área da linguagem, mas não identificam os motivos que a levaram estar nessa área. Ainda se encontra marcado nas narrações dos participantes a forte influência e predominância da compreensão de que a Educação Física deveria estar na área das Ciências da Natureza, pois é corpo biológico que envolve os conhecimentos específicos da área. Para os participantes, a linguagem na EF está presente quando trabalhadas as questões teóricas, ou seja, a partir de leitura, interpretação e produção de textos escritos. A gestualidade e as diferentes expressões corporais não se apresentaram como conhecimento inerente a linguagem nas verbalizações dos professores e professoras. A Educação Física enquanto componente curricular da Área de Linguagens e as possibilidades do trabalho pedagógico na perspectiva da interdisciplinaridade ainda é incipiente e dificulta o entrelace dos objetos de conhecimento para a realização de um trabalho integrador na escola. Concluímos que alguns dos pesquisados se posicionaram contrários à inserção da EF como componente curricular da Área de Linguagens, foi alegado pelos pesquisados que a EF seria adequadamente alocada na Área de Ciências da Natureza por problematizar questões que envolvem o corpo nos processos de formação, com enfoque em objetos de conhecimentos, especificamente, biologicistas. Foi apontado ainda que a EF poderia estar em qualquer área de conhecimento, pois na compreensão de alguns pesquisados a prática pedagógica não se alicerça diretamente em uma área. Contudo, a EF na Área de Linguagem ela amplia a visão das interrelações com a cultura corporal de movimento.
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