Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Telles, Regina Helena Carnaúba
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17550
Resumo: No processo de apropriação da língua estrangeira, o professor precisa de uma didática de leitura e produção textual de maneira a organizar seu trabalho educativo, apoiando-se no que os alunos sabem, e ampliando os conhecimentos científicos, à luz de fundamentos teórico-metodológicos. Considerando esta afirmação, nos propomos a desenvolver um estudo cujo objetivo geral é analisar os processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por meio de sequências didáticas de textos em três gêneros discursivos, filme, letra de música, quiz, tendo como foco a formação autora e leitura de alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio de um curso técnico de Informática, do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. Quanto à metodologia, a proposta configura-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa-intervenção fundamentada teórico-metodologicamente em autores como Bakhtin, Vigotski, Schneuwly e Dolz, dentre outros autores que tratam da temática. Foi realizada uma intervenção didática por meio de três sequências didáticas, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário e duas narrativas escritas dos alunos participantes. Os dados foram organizados em quadros e gráficos para maior visibilidade, e analisados tendo como finalidade apreender os significados das atividades desenvolvidas nas sequências didáticas e os sentidos atribuídos pelos participantes do estudo. Foram realizados quinze encontros semanais, executados de forma remota através da plataforma do Google Meet, em razão da pandemia do novo coronavírus. Os resultados da pesquisa apontam indícios de que o ensino intencional organizado pela pesquisadora/professora possibilitou a aprendizagem dos alunos participantes que se motivaram e participaram ativamente das atividades de intervenção didática, tendo em vista que os objetivos propostos responderam às suas necessidades para aprendizagem da Língua Inglesa. O estudo poderá contribuir para os professores organizarem o ensino de uma segunda língua por meio de sequências didáticas, em diferentes gêneros discursivos, como objeto de ensino, de maneira a fazer sentido para seus alunos.
id Ânima_d3888420259411d7f86d4bc3e7f803ce
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17550
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicasEnsino e aprendizagem da Língua InglesaSequências DidáticasGêneros DiscursivosNo processo de apropriação da língua estrangeira, o professor precisa de uma didática de leitura e produção textual de maneira a organizar seu trabalho educativo, apoiando-se no que os alunos sabem, e ampliando os conhecimentos científicos, à luz de fundamentos teórico-metodológicos. Considerando esta afirmação, nos propomos a desenvolver um estudo cujo objetivo geral é analisar os processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por meio de sequências didáticas de textos em três gêneros discursivos, filme, letra de música, quiz, tendo como foco a formação autora e leitura de alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio de um curso técnico de Informática, do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. Quanto à metodologia, a proposta configura-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa-intervenção fundamentada teórico-metodologicamente em autores como Bakhtin, Vigotski, Schneuwly e Dolz, dentre outros autores que tratam da temática. Foi realizada uma intervenção didática por meio de três sequências didáticas, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário e duas narrativas escritas dos alunos participantes. Os dados foram organizados em quadros e gráficos para maior visibilidade, e analisados tendo como finalidade apreender os significados das atividades desenvolvidas nas sequências didáticas e os sentidos atribuídos pelos participantes do estudo. Foram realizados quinze encontros semanais, executados de forma remota através da plataforma do Google Meet, em razão da pandemia do novo coronavírus. Os resultados da pesquisa apontam indícios de que o ensino intencional organizado pela pesquisadora/professora possibilitou a aprendizagem dos alunos participantes que se motivaram e participaram ativamente das atividades de intervenção didática, tendo em vista que os objetivos propostos responderam às suas necessidades para aprendizagem da Língua Inglesa. O estudo poderá contribuir para os professores organizarem o ensino de uma segunda língua por meio de sequências didáticas, em diferentes gêneros discursivos, como objeto de ensino, de maneira a fazer sentido para seus alunos.Domingues, ChirleyTelles, Regina Helena Carnaúba2021-11-03T18:40:57Z2021-11-03T18:40:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17550MaceióAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-08T22:15:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17550Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-08T22:15:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
title Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
spellingShingle Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
Telles, Regina Helena Carnaúba
Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Sequências Didáticas
Gêneros Discursivos
title_short Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
title_full Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
title_fullStr Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
title_full_unstemmed Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
title_sort Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
author Telles, Regina Helena Carnaúba
author_facet Telles, Regina Helena Carnaúba
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingues, Chirley
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Regina Helena Carnaúba
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Sequências Didáticas
Gêneros Discursivos
topic Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Sequências Didáticas
Gêneros Discursivos
description No processo de apropriação da língua estrangeira, o professor precisa de uma didática de leitura e produção textual de maneira a organizar seu trabalho educativo, apoiando-se no que os alunos sabem, e ampliando os conhecimentos científicos, à luz de fundamentos teórico-metodológicos. Considerando esta afirmação, nos propomos a desenvolver um estudo cujo objetivo geral é analisar os processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por meio de sequências didáticas de textos em três gêneros discursivos, filme, letra de música, quiz, tendo como foco a formação autora e leitura de alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio de um curso técnico de Informática, do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. Quanto à metodologia, a proposta configura-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa-intervenção fundamentada teórico-metodologicamente em autores como Bakhtin, Vigotski, Schneuwly e Dolz, dentre outros autores que tratam da temática. Foi realizada uma intervenção didática por meio de três sequências didáticas, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário e duas narrativas escritas dos alunos participantes. Os dados foram organizados em quadros e gráficos para maior visibilidade, e analisados tendo como finalidade apreender os significados das atividades desenvolvidas nas sequências didáticas e os sentidos atribuídos pelos participantes do estudo. Foram realizados quinze encontros semanais, executados de forma remota através da plataforma do Google Meet, em razão da pandemia do novo coronavírus. Os resultados da pesquisa apontam indícios de que o ensino intencional organizado pela pesquisadora/professora possibilitou a aprendizagem dos alunos participantes que se motivaram e participaram ativamente das atividades de intervenção didática, tendo em vista que os objetivos propostos responderam às suas necessidades para aprendizagem da Língua Inglesa. O estudo poderá contribuir para os professores organizarem o ensino de uma segunda língua por meio de sequências didáticas, em diferentes gêneros discursivos, como objeto de ensino, de maneira a fazer sentido para seus alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03T18:40:57Z
2021-11-03T18:40:57Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17550
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Maceió
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767414010232176640