Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicas
Ano de defesa: | 2021 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17550 |
Resumo: | No processo de apropriação da língua estrangeira, o professor precisa de uma didática de leitura e produção textual de maneira a organizar seu trabalho educativo, apoiando-se no que os alunos sabem, e ampliando os conhecimentos científicos, à luz de fundamentos teórico-metodológicos. Considerando esta afirmação, nos propomos a desenvolver um estudo cujo objetivo geral é analisar os processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por meio de sequências didáticas de textos em três gêneros discursivos, filme, letra de música, quiz, tendo como foco a formação autora e leitura de alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio de um curso técnico de Informática, do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. Quanto à metodologia, a proposta configura-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa-intervenção fundamentada teórico-metodologicamente em autores como Bakhtin, Vigotski, Schneuwly e Dolz, dentre outros autores que tratam da temática. Foi realizada uma intervenção didática por meio de três sequências didáticas, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário e duas narrativas escritas dos alunos participantes. Os dados foram organizados em quadros e gráficos para maior visibilidade, e analisados tendo como finalidade apreender os significados das atividades desenvolvidas nas sequências didáticas e os sentidos atribuídos pelos participantes do estudo. Foram realizados quinze encontros semanais, executados de forma remota através da plataforma do Google Meet, em razão da pandemia do novo coronavírus. Os resultados da pesquisa apontam indícios de que o ensino intencional organizado pela pesquisadora/professora possibilitou a aprendizagem dos alunos participantes que se motivaram e participaram ativamente das atividades de intervenção didática, tendo em vista que os objetivos propostos responderam às suas necessidades para aprendizagem da Língua Inglesa. O estudo poderá contribuir para os professores organizarem o ensino de uma segunda língua por meio de sequências didáticas, em diferentes gêneros discursivos, como objeto de ensino, de maneira a fazer sentido para seus alunos. |
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Ensino da língua inglesa por meio de sequências didáticas em diferentes gêneros discursivos: implicações pedagógicasEnsino e aprendizagem da Língua InglesaSequências DidáticasGêneros DiscursivosNo processo de apropriação da língua estrangeira, o professor precisa de uma didática de leitura e produção textual de maneira a organizar seu trabalho educativo, apoiando-se no que os alunos sabem, e ampliando os conhecimentos científicos, à luz de fundamentos teórico-metodológicos. Considerando esta afirmação, nos propomos a desenvolver um estudo cujo objetivo geral é analisar os processos de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa por meio de sequências didáticas de textos em três gêneros discursivos, filme, letra de música, quiz, tendo como foco a formação autora e leitura de alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio de um curso técnico de Informática, do Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. Quanto à metodologia, a proposta configura-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, que se caracteriza como uma pesquisa-intervenção fundamentada teórico-metodologicamente em autores como Bakhtin, Vigotski, Schneuwly e Dolz, dentre outros autores que tratam da temática. Foi realizada uma intervenção didática por meio de três sequências didáticas, tendo como instrumentos de pesquisa um questionário e duas narrativas escritas dos alunos participantes. Os dados foram organizados em quadros e gráficos para maior visibilidade, e analisados tendo como finalidade apreender os significados das atividades desenvolvidas nas sequências didáticas e os sentidos atribuídos pelos participantes do estudo. Foram realizados quinze encontros semanais, executados de forma remota através da plataforma do Google Meet, em razão da pandemia do novo coronavírus. Os resultados da pesquisa apontam indícios de que o ensino intencional organizado pela pesquisadora/professora possibilitou a aprendizagem dos alunos participantes que se motivaram e participaram ativamente das atividades de intervenção didática, tendo em vista que os objetivos propostos responderam às suas necessidades para aprendizagem da Língua Inglesa. O estudo poderá contribuir para os professores organizarem o ensino de uma segunda língua por meio de sequências didáticas, em diferentes gêneros discursivos, como objeto de ensino, de maneira a fazer sentido para seus alunos.Domingues, ChirleyTelles, Regina Helena Carnaúba2021-11-03T18:40:57Z2021-11-03T18:40:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17550MaceióAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-03-08T22:15:37Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/17550Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-03-08T22:15:37Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
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