As dimensões teóricas do evento
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Anhembi Morumbi
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Hospitalidade
|
Departamento: |
Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1465 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_947622ea905a44e8858a39c679b451d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1465 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Camargo, Luiz Octávio de LimaCPF:54110165849http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735004Y6Barbosa, Fátima Marita2015-08-18T17:46:28Z2006-10-062004-08-23BARBOSA, Fátima Marita. As dimensões teóricas do evento. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1465Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 304368.pdf: 653884 bytes, checksum: 58fea8d930e7bee103e27fea13d20e33 (MD5) Previous issue date: 2004-08-23Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCada vez mais se fala em eventos, sobretudo em planejamento e organização de eventos. Mas será que este tema se reduz apenas a novos procedimentos e técnicas de gestão? Esta pode ter sido uma exigência do mercado mas, quando o tema se converte em disciplina acadêmica, há que se ir mais longe. Assim o objetivo do presente trabalho é preencher algumas das lacunas existentes e enriquecer o universo acadêmico, propiciando elementos que possam facilitar futuras pesquisas. Esta pesquisa levanta a hipótese de que os eventos podem ser estudados sob novos ângulos: como contraponto do cotidiano, remédio ao tédio da vida cotidiana; como produto secularizado da festa tradicional, percorrendo o caminho que partiu do interior do templo, na Antiguidade, passando pela praça ao lado da Igreja, nas Idades Média e Moderna, transformando-se em negócio na sociedade contemporânea; como religião, ou melhor, como uma modalidade de experiência religiosa; como droga, vale dizer, como forma de alteração do estado de consciência; como investimento de festividade e imaginação, mormente no movimento e nos excessos de comida, bebida e, no evento comercial moderno, de cenário; e como meio de comunicação, como instrumento de que a sociedade dispõe para fazer ouvir os movimentos sociais coletivos e os novos arautos. A metodologia utilizada é a do ensaio, que permite a análise do tema, através do recorte das contribuições de estudiosos da antropologia, sociologia, história, geografia e filosofia, selecionados a partir de contribuições específicas capazes de trazerem luz às hipóteses mencionadas. A pesquisa conclui que todas as dimensões estudadas são interdependentes, visto que seus elementos se entrelaçam e se complementam mutuamente, formando uma espiral dinâmica que gera relevantes transformações e novas posturas individuais, bem como diferentes acomodações sociais, por ser a sociedade seu principal receptáculo e consumidor.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em HospitalidadeUAMBRPlanejamento e Gestão Estratégica em HospitalidadeHotelariaEventos culturaisTurismo de eventosPlanejamento organizacionalMeios de comunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOAs dimensões teóricas do eventoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL304368.pdfapplication/pdf653884http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1465/1/304368.pdf58fea8d930e7bee103e27fea13d20e33MD51TEDE/1465oai:sitios.anhembi.br:TEDE/14652015-08-18 14:46:28.992http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:42.546Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
As dimensões teóricas do evento |
title |
As dimensões teóricas do evento |
spellingShingle |
As dimensões teóricas do evento Barbosa, Fátima Marita Hotelaria Eventos culturais Turismo de eventos Planejamento organizacional Meios de comunicação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
title_short |
As dimensões teóricas do evento |
title_full |
As dimensões teóricas do evento |
title_fullStr |
As dimensões teóricas do evento |
title_full_unstemmed |
As dimensões teóricas do evento |
title_sort |
As dimensões teóricas do evento |
author |
Barbosa, Fátima Marita |
author_facet |
Barbosa, Fátima Marita |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Luiz Octávio de Lima |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:54110165849 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735004Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Fátima Marita |
contributor_str_mv |
Camargo, Luiz Octávio de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotelaria Eventos culturais Turismo de eventos Planejamento organizacional Meios de comunicação |
topic |
Hotelaria Eventos culturais Turismo de eventos Planejamento organizacional Meios de comunicação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Cada vez mais se fala em eventos, sobretudo em planejamento e organização de eventos. Mas será que este tema se reduz apenas a novos procedimentos e técnicas de gestão? Esta pode ter sido uma exigência do mercado mas, quando o tema se converte em disciplina acadêmica, há que se ir mais longe. Assim o objetivo do presente trabalho é preencher algumas das lacunas existentes e enriquecer o universo acadêmico, propiciando elementos que possam facilitar futuras pesquisas. Esta pesquisa levanta a hipótese de que os eventos podem ser estudados sob novos ângulos: como contraponto do cotidiano, remédio ao tédio da vida cotidiana; como produto secularizado da festa tradicional, percorrendo o caminho que partiu do interior do templo, na Antiguidade, passando pela praça ao lado da Igreja, nas Idades Média e Moderna, transformando-se em negócio na sociedade contemporânea; como religião, ou melhor, como uma modalidade de experiência religiosa; como droga, vale dizer, como forma de alteração do estado de consciência; como investimento de festividade e imaginação, mormente no movimento e nos excessos de comida, bebida e, no evento comercial moderno, de cenário; e como meio de comunicação, como instrumento de que a sociedade dispõe para fazer ouvir os movimentos sociais coletivos e os novos arautos. A metodologia utilizada é a do ensaio, que permite a análise do tema, através do recorte das contribuições de estudiosos da antropologia, sociologia, história, geografia e filosofia, selecionados a partir de contribuições específicas capazes de trazerem luz às hipóteses mencionadas. A pesquisa conclui que todas as dimensões estudadas são interdependentes, visto que seus elementos se entrelaçam e se complementam mutuamente, formando uma espiral dinâmica que gera relevantes transformações e novas posturas individuais, bem como diferentes acomodações sociais, por ser a sociedade seu principal receptáculo e consumidor. |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-08-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-10-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Fátima Marita. As dimensões teóricas do evento. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1465 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Fátima Marita. As dimensões teóricas do evento. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2004. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Hospitalidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1465/1/304368.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58fea8d930e7bee103e27fea13d20e33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668814285834289152 |