Análise de segmentação de estudantes de graduação em odontologia: influência do desempenho acadêmico e perfil socioeconômico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silva, Erica Tatiane da
Orientador(a): Leles, Cláudio Rodrigues
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42530
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar fatores influenciadores do desempenho acadêmico de estudantes de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG). Foi delineado um estudo transversal retrospectivo, considerando todos os estudantes da FO/UFG que concluíram a graduação no período de 1988 a 2007 (n=1182). Os dados acadêmicos foram coletados a partir do questionário socioeconômico, nota do vestibular e histórico acadêmico, obtidos junto ao Departamento de Assuntos Acadêmicos e Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás. Foi realizada análise de cluster, seguida de análise bivariada (Teste do Qui-quadrado, Teste t pareado e ANOVA) e regresão linear múltipla. Análise de cluster (K-means) segmentou os estudantes em grupos de desempenho acadêmico alto (n=456; 38,6%), moderado (n=531; 44,9%) e baixo (n=195; 16,5%). O segmento de desempenho acadêmico baixo apresentou menor número de estudantes nos clusters de desempenho global e conforme grupos de disciplinas, variando entre 11,8% (disciplinas clínicas) e 19,2% (disciplinas do ciclo básico). Houve diferença no desempenho acadêmico entre as disciplinas dos ciclos básico e profissionalizante (p<0,001) e entre as disciplinas clínicas e não clínicas (p<0,001), sendo observadas maiores notas em disciplinas profissionalizantes e clínicas. Melhor desempenho acadêmico foi relacionado ao menor tempo entre ensino médio e ingresso na FO/UFG, gênero feminino, melhor classificação no vestibular, maior freqüência e carga horária cumprida pelo estudante (R2=0,491). A segmentação de grupos de estudantes de acordo com o perfil socioeconômico (TwoStep Cluster) também identificou três clusters (compreendendo 26,6, 39,2 e 34,2% de uma amostra de 158 estudantes), os quais mostraram desempenho acadêmico satisfatório, com diferenças no desempenho global (p<0,05) e por grupos de disciplinas (0,01<p<0,05), exceto em disciplinas clínicas. Os padrões de desempenho acadêmico conforme perfil socioeconômico evidenciou a necessidade de desenvolvimento de estratégias educacionais diferenciadas para cada cluster, bem como a importância do auxílio financeiro da Universidade para maximizar o sucesso de experiências educacionais de estudantes com menor nível socioeconômico. Conclui-se que a análise de fatores influenciadores do desempenho acadêmico configura-se como uma eficiente ferramenta auxiliar no planejamento de instituições de ensino, organizações profissionais e políticas públicas.
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Os dados acadêmicos foram coletados a partir do questionário socioeconômico, nota do vestibular e histórico acadêmico, obtidos junto ao Departamento de Assuntos Acadêmicos e Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás. Foi realizada análise de cluster, seguida de análise bivariada (Teste do Qui-quadrado, Teste t pareado e ANOVA) e regresão linear múltipla. Análise de cluster (K-means) segmentou os estudantes em grupos de desempenho acadêmico alto (n=456; 38,6%), moderado (n=531; 44,9%) e baixo (n=195; 16,5%). O segmento de desempenho acadêmico baixo apresentou menor número de estudantes nos clusters de desempenho global e conforme grupos de disciplinas, variando entre 11,8% (disciplinas clínicas) e 19,2% (disciplinas do ciclo básico). Houve diferença no desempenho acadêmico entre as disciplinas dos ciclos básico e profissionalizante (p<0,001) e entre as disciplinas clínicas e não clínicas (p<0,001), sendo observadas maiores notas em disciplinas profissionalizantes e clínicas. Melhor desempenho acadêmico foi relacionado ao menor tempo entre ensino médio e ingresso na FO/UFG, gênero feminino, melhor classificação no vestibular, maior freqüência e carga horária cumprida pelo estudante (R2=0,491). A segmentação de grupos de estudantes de acordo com o perfil socioeconômico (TwoStep Cluster) também identificou três clusters (compreendendo 26,6, 39,2 e 34,2% de uma amostra de 158 estudantes), os quais mostraram desempenho acadêmico satisfatório, com diferenças no desempenho global (p<0,05) e por grupos de disciplinas (0,01<p<0,05), exceto em disciplinas clínicas. Os padrões de desempenho acadêmico conforme perfil socioeconômico evidenciou a necessidade de desenvolvimento de estratégias educacionais diferenciadas para cada cluster, bem como a importância do auxílio financeiro da Universidade para maximizar o sucesso de experiências educacionais de estudantes com menor nível socioeconômico. Conclui-se que a análise de fatores influenciadores do desempenho acadêmico configura-se como uma eficiente ferramenta auxiliar no planejamento de instituições de ensino, organizações profissionais e políticas públicas.The aim of this study was the recognition of variables that influence academic performance in a retrospective sample including all undergraduate students who entered in a Brazilian dental school, in a 20-years period between 1984 and 2003 (n=1182). Data related to academic performance in dental school admission test and graduation, and to socioeconomic questionnaire completed by students at the time of enrollment in university entrance examination were retrieved by the University Registrar‟s Office. Cluster analysis, bivariate (Chi-square test, Paired-samples t test and One-way ANOVA) and multiple regression analysis were used for data analysis. In the first study, cluster analysis (K-means cluster) categorized students into groups of higher (n=456; 38.6%), moderate (n=531; 44.9%), or lower (n=195; 16.5%) academic performance. Lower performance groups had smallest number of students in overall performance and discipline groups clusters, ranging from 11.8% (clinical disciplines) to 19.2% (basic disciplines). Students‟ performance was higher in dental and clinical disciplines, compared with basic and non-clinical disciplines (p<0.001). Higher academic performance was predicted by lower time elapsed between completion of high school and dental school admission, female gender, better rank in admission test, frequency in course and student workload hours (R2=0,491). In the second study, cluster analysis (TwoStep) categorized students (n=158) into three groups according socioeconomic variables, enclosing 26.6, 39.2 and 34.2% of the sample. Clusters showed satisfactory academic performance, with differences in overall performance (p<0.05) and by discipline groups (0.01<p<0.05), except for clinical disciplines. Patterns of academic performance according socio-economic characteristics revealed need for development of specific educational strategies for each cluster and importance of university‟ financial support to maximize successful educational experience of socio-economically disadvantaged students. It was concluded that analysis of predictive variables that influence academic performance plays a strategic role in planning of educational institutes, professional organizations and public policies.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porCondições socioeconômicasCurrículoDesempenho de estudantesEstudantes de odontologiaCurriculumCluster analysisDental educationDental studentsSocioeconomic statusEstudantesOdontologiaDesempenho AcadêmicoAnálise de segmentação de estudantes de graduação em odontologia: influência do desempenho acadêmico e perfil socioeconômicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2009-03-02Faculdade de OdontologiaUniversidade Federal de GoiásMestrado AcadêmicoGoiânia/GOPrograma de Pós-Graduação em Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42530/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALDISSERTACAO_ERICA TATIANE SILVA.pdfDISSERTACAO_ERICA TATIANE 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