Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Obbadi, Monireh
Orientador(a): Hortale, Virginia Alonso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2579
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as características do ensino de pós-graduação lato sensu em Saúde Pública e a dinâmica das mudanças curriculares para a formação de especialistas. A pesquisa realizou um estudo de caso do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) que é considerado um curso histórico e tradicional da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). O resultado do estudo é demonstrado com a seguinte estrutura e conteúdo. Na primeira parte, a trajetória do CESP da ENSP é apresentada até 1990. Esta parte do estudo é feita a partir de cada década do curso com base em análise documental realizada nos arquivos da Secretaria Acadêmica da ENSP. Na segunda parte, foi estudado o curso entre 1990-2006. Além da análise documental também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os gestores da ENSP e os coordenadores do CESP desse período. O objetivo foi o de estabelecer, na descrição do caso, um elo entre a bibliografia consultada, as entrevistas realizadas e as fontes documentais. Para elaboração do banco de dados dos alunos do curso, foram consultadas as fichas de matrícula existentes na Secretaria Acadêmica. Os resultados e a análise são apresentados nas seguintes categorias: coordenação do curso; alunos do curso; gestão e planejamento curricular do curso; teoria e prática: compatibilidade dos conteúdos do curso com o Sistema Único de Saúde (SUS); perfil de formação de sanitarista – especialista ou generalista; relação entre o curso e a pósgraduação stricto sensu e a formação pedagógica dos professores. Nas considerações finais são apresentados alguns aspectos referentes à tese que está sendo defendida: a importância do curso para a formação dos profissionais de saúde pública; as alterações que ocorreram nas características dos alunos; a influência da política de saúde a partir da constituição do SUS no conteúdo do curso e as lições que poderão ser tiradas.
id CRUZ_5a941aa32863373e1d64e2d85161f0bd
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2579
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str
spelling Obbadi, MonirehAguiar, Adriana Cavalcanti deMennin, Regina Helena PetroniRibeiro, Eliana Claudia de OteroCosta, Rafael Arouca HöfkeMoreira, Carlos Otávio FiúzaHortale, Virginia AlonsoHortale, Virginia Alonso2011-05-04T12:42:05Z2011-05-04T12:42:05Z2010OBBADI, Monireh. Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso. 2010. 190 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2579Este trabalho teve como objetivo analisar as características do ensino de pós-graduação lato sensu em Saúde Pública e a dinâmica das mudanças curriculares para a formação de especialistas. A pesquisa realizou um estudo de caso do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) que é considerado um curso histórico e tradicional da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). O resultado do estudo é demonstrado com a seguinte estrutura e conteúdo. Na primeira parte, a trajetória do CESP da ENSP é apresentada até 1990. Esta parte do estudo é feita a partir de cada década do curso com base em análise documental realizada nos arquivos da Secretaria Acadêmica da ENSP. Na segunda parte, foi estudado o curso entre 1990-2006. Além da análise documental também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os gestores da ENSP e os coordenadores do CESP desse período. O objetivo foi o de estabelecer, na descrição do caso, um elo entre a bibliografia consultada, as entrevistas realizadas e as fontes documentais. Para elaboração do banco de dados dos alunos do curso, foram consultadas as fichas de matrícula existentes na Secretaria Acadêmica. Os resultados e a análise são apresentados nas seguintes categorias: coordenação do curso; alunos do curso; gestão e planejamento curricular do curso; teoria e prática: compatibilidade dos conteúdos do curso com o Sistema Único de Saúde (SUS); perfil de formação de sanitarista – especialista ou generalista; relação entre o curso e a pósgraduação stricto sensu e a formação pedagógica dos professores. Nas considerações finais são apresentados alguns aspectos referentes à tese que está sendo defendida: a importância do curso para a formação dos profissionais de saúde pública; as alterações que ocorreram nas características dos alunos; a influência da política de saúde a partir da constituição do SUS no conteúdo do curso e as lições que poderão ser tiradas.This study aimed to analyze the key features in the teaching of post-graduate lato sensu courses in Public Health as well as the dynamics of curricular changes in the training of specialists in this area. The research took as a case study, the Course of Specialization in Public Health (Curso de Especialização em Saúde Pública-Cesp) which is considered a historical and traditional course of the National School of Public Health (Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP). The results of the study are illustrated by the following structure and content. In the first part the trajectory of the Cesp is presented until 1990. In this part of the study the results from each decade of the course are presented on the basis of documental analysis carried out in the archives of the Academic Secretariat of ENSP. In the second part, the period of the course between 1990-2006 was studied. Besides the documental analysis, semi-structured interviews with all ENSP directors and coordinators of the course during this period were also conducted with the aim of establishing, in the case study, a link among the literature consulted, the interviews and documentary sources. Files on student enrollment existing in the Academic Secretariat were consulted in order to develop a database about the students of the course. The results and analysis are presented in the following categories: coordination of the course, students of the course, management and planning of the curriculum of the course; theory and practice: compatibility of the contents of the course with the National Health System (Sistema Único de Saúde-SUS), characteristics of the training of public health professionals – specialist or generalist; the relation between Cesp and post-graduate stricto sensu courses and finally the educational training of the faculty. In the concluding remarks some aspects of the thesis that is being defended are presented such as the importance of the course for the training of public health professionals, the changes that occurred in the characteristics of the students, the influence of health policy on the content of the course since the implementation of the SUS and the lessons that can be learnt.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porCurrículoCurrículoEspecializaçãoSaúde públicaPós-GraduaçãoCurriculumPublic HealthSpecializationHealth Postgraduate ProgramsCurrículoProgramas de Pós-Graduação em SaúdeSaúde PúblicaEspecializaçãoTrajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de casoTrajectory of the Specialization Course in Public Health, National School of Public Health - FIOCRUZ: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.Rio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdfENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdfapplication/pdf1551289https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2579/1/ENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf779a4fd66097fd9b4f66ef4b0154a4e5MD51TEXTENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.txtENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.txtExtracted texttext/plain394257https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2579/4/ENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.txt10d64307db5ec27425d238c7ca05daf4MD54THUMBNAILENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.jpgENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1330https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2579/3/ENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.jpg4b5fa89306794661320fe5fd9d19ba23MD53icict/25792023-01-19 15:11:14.179oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2579Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-19T18:11:14Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Trajectory of the Specialization Course in Public Health, National School of Public Health - FIOCRUZ: a case study
title Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
spellingShingle Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
Obbadi, Monireh
Currículo
Currículo
Especialização
Saúde pública
Pós-Graduação
Curriculum
Public Health
Specialization
Health Postgraduate Programs
Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Saúde Pública
Especialização
title_short Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
title_full Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
title_fullStr Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
title_full_unstemmed Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
title_sort Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso
author Obbadi, Monireh
author_facet Obbadi, Monireh
author_role author
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv Aguiar, Adriana Cavalcanti de
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Mennin, Regina Helena Petroni
Ribeiro, Eliana Claudia de Otero
Costa, Rafael Arouca Höfke
Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Hortale, Virginia Alonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Obbadi, Monireh
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hortale, Virginia Alonso
contributor_str_mv Hortale, Virginia Alonso
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículo
Currículo
Especialização
Saúde pública
Pós-Graduação
topic Currículo
Currículo
Especialização
Saúde pública
Pós-Graduação
Curriculum
Public Health
Specialization
Health Postgraduate Programs
Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Saúde Pública
Especialização
dc.subject.en.none.fl_str_mv Curriculum
Public Health
Specialization
Health Postgraduate Programs
dc.subject.decs.none.fl_str_mv Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Saúde Pública
Especialização
description Este trabalho teve como objetivo analisar as características do ensino de pós-graduação lato sensu em Saúde Pública e a dinâmica das mudanças curriculares para a formação de especialistas. A pesquisa realizou um estudo de caso do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) que é considerado um curso histórico e tradicional da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). O resultado do estudo é demonstrado com a seguinte estrutura e conteúdo. Na primeira parte, a trajetória do CESP da ENSP é apresentada até 1990. Esta parte do estudo é feita a partir de cada década do curso com base em análise documental realizada nos arquivos da Secretaria Acadêmica da ENSP. Na segunda parte, foi estudado o curso entre 1990-2006. Além da análise documental também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com todos os gestores da ENSP e os coordenadores do CESP desse período. O objetivo foi o de estabelecer, na descrição do caso, um elo entre a bibliografia consultada, as entrevistas realizadas e as fontes documentais. Para elaboração do banco de dados dos alunos do curso, foram consultadas as fichas de matrícula existentes na Secretaria Acadêmica. Os resultados e a análise são apresentados nas seguintes categorias: coordenação do curso; alunos do curso; gestão e planejamento curricular do curso; teoria e prática: compatibilidade dos conteúdos do curso com o Sistema Único de Saúde (SUS); perfil de formação de sanitarista – especialista ou generalista; relação entre o curso e a pósgraduação stricto sensu e a formação pedagógica dos professores. Nas considerações finais são apresentados alguns aspectos referentes à tese que está sendo defendida: a importância do curso para a formação dos profissionais de saúde pública; as alterações que ocorreram nas características dos alunos; a influência da política de saúde a partir da constituição do SUS no conteúdo do curso e as lições que poderão ser tiradas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T12:42:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-04T12:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OBBADI, Monireh. Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso. 2010. 190 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2579
identifier_str_mv OBBADI, Monireh. Trajetória do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz: um estudo de caso. 2010. 190 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2579/1/ENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2579/4/ENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2579/3/ENSP_Tese_Obbadi_Monireh.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 779a4fd66097fd9b4f66ef4b0154a4e5
10d64307db5ec27425d238c7ca05daf4
4b5fa89306794661320fe5fd9d19ba23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798325864778170368