Desvelando a presença da matemática nas provas do ENADE do curso de administração.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Corsi, Sonia Maria Martins
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cruzeiro do Sul
Brasil
Campus Liberdade
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Cruzeiro do Sul
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/341
Resumo: As a professor of Financial Mathematics in Higher Education, I was able to notice students’ difficulties regarding mathematical knowledge for manager training. Such experience motivated the present investigation about the presence of Mathematics in 2018 Business courses, official and institutional documents and ENADE tests. The present research was guided by the following question: How does Mathematics show in official and institutional documents and in ENADE questions of 2018 Business Course? The research methodology is qualitative and the methodological procedure was document analysis. The data were researched through ‘Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração’, ‘Projeto Pedagógico’, learning plan of mathematical disciplines of the course and 2018 ENADE official tests. As a result, it was found that 2018 ENADE test highlights the Utility Dimension, but it also considers the Educational Dimension of mathematical knowledge. The questions show an interpretative, contextualized and humanistic character with few questions involving specific mathematical aspects; the statistic contents related to Quantitative Methods for Decision Making are the ones that show the most. The research also shows that competences and abilities, as described in the official and institutional documents, are presented in the tests; and mathematical abilities in general, such as analysis and interpretation of numerical, monetary and financial data, in texts, tables and graphics, were needed for solving the questions broadly regarding aspects of general and current knowledge (Global Economy, Social Responsibility and others), as well as other specific disciplines of Business Course.
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The data were researched through ‘Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração’, ‘Projeto Pedagógico’, learning plan of mathematical disciplines of the course and 2018 ENADE official tests. As a result, it was found that 2018 ENADE test highlights the Utility Dimension, but it also considers the Educational Dimension of mathematical knowledge. The questions show an interpretative, contextualized and humanistic character with few questions involving specific mathematical aspects; the statistic contents related to Quantitative Methods for Decision Making are the ones that show the most. The research also shows that competences and abilities, as described in the official and institutional documents, are presented in the tests; and mathematical abilities in general, such as analysis and interpretation of numerical, monetary and financial data, in texts, tables and graphics, were needed for solving the questions broadly regarding aspects of general and current knowledge (Global Economy, Social Responsibility and others), as well as other specific disciplines of Business Course.Como professora de Matemática Financeira da Educação Superior, foi possível ter uma percepção das dificuldades dos alunos em relação ao conhecimento matemático para a formação do administrador. Tal vivência motivou esta investigação sobre a presença da Matemática nos cursos de Administração, nos documentos oficiais e institucionais e nas provas do ENADE de 2018. A presente pesquisa foi norteada pela seguinte questão: Como a Matemática se mostra nos documentos oficiais, institucionais e nas questões do ENADE do ano 2018 do Curso de Administração? A metodologia de pesquisa empregada foi a qualitativa e o procedimento metodológico utilizado foi a análise de documentos. Os dados foram pesquisados através das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração, do Projeto Pedagógico, de Planos de Ensino de disciplinas matemáticas do curso e das Provas Oficias do ENADE de 2018. Como resultado, constatou-se que a prova do ENADE do ano de 2018 destaca-se na Dimensão Utilitária, mas também contempla a Dimensão Formativa do conhecimento matemático. As questões apresentam um caráter interpretativo, contextualizado e humanístico, havendo poucas questões envolvendo aspectos matemáticos específicos; os conteúdos estatísticos ligados a Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão foram os que apareceram. A pesquisa também demonstra que as competências e habilidades, conforme descritas nos documentos oficiais e institucionais, apresentam-se nas provas; e habilidades matemáticas gerais, tais como análise e interpretação de dados numéricos, monetários e financeiros, em textos, tabelas e gráficos, mostraram-se necessários à resolução das questões, em geral relacionadas a aspectos do conhecimento geral e da atualidade (Economia Global, Responsabilidade Social e outras), bem como a outras disciplinas específicas do curso de Administração.Universidade Cruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeMestrado em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulAllevato, Norma Suely Gomes47973757953http://lattes.cnpq.br/9614794595123496Allevato, Norma Suely Gomes47973757953http://lattes.cnpq.br/9614794595123496Curi, Eddahttp://lattes.cnpq.br/3959420037469126Vieira, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/9084160392335878Corsi, Sonia Maria Martins2020-02-14T01:17:42Z20202020-02-14T01:17:42Z2019-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORSI, S. M. M. Desvelando a presença da matemática nas provas do ENADE do curso de administração. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/341porALLEVATO, N. S. G. O Modelo de Romberg e o Percurso Metodológico de uma Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 29, p. 175-197, 2008. ARRUDA, J. O uso das avaliações escritas de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas do Gama-DF. Brasília, 2015. 85 p. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=81389> Acesso em 08. Mar. 2019. BENTO, A. V. Liderança Contingencial: os estilos de liderança de um grupo de professores do Ensino Básico e Secundário. In: MENDONÇA, A.; BENTO, A. V. (Orgs). Educação em tempo de mudança. Funchal, PT: Universidade da Madeira. 2008. p.129-137. 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