O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Becker, Ruth Maria de Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855
Resumo: Founded on French Semiotics, this study undertakes a reading of Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography by Sérgio Sant’Anna. It is a literary work that represents the post modernism and, in this aspect, it keeps away from traditional romanesque models because of its fragmentary structure. Furthermore, it presents a prologue, an epilogue and a final note by the author. It consists of nine little books divided into thirty-two relatively independent units. Considering the complexity of the work, we selected seven out of the thirty-two stories to analyze. The reflection of the enunciator about the act of writing a work and about the construction of the protagonist actor is a characteristic that is revealed throughout the work. To verify how the metadiscourse occurs and the construction of the actor constituted the conducting wire of our analysis always founded on Greimasian semiotics theory. The narrator, the imaginary of the subject of enunciation, assuming dissatisfaction with his personal history, decides to become a character to create his autobiography through the experience of living an imaginary fate. Like this, Ralfo emerges, born from the “death” of the subject of enunciation. Ralfo is constituted as an unstable, multifaceted, “knight errant” in search of adventures, assuming, in each story, different actancial and thematic roles. Key words: Semiotics; metadiscourse; actor; enunciation; enunciate.
id CUB_7291c0cfd28f290425366422cf6923ff
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/855
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imagináriaMetadiscourse and the construction of the actor in Confissões de Ralfo. An imaginary autobiographySemióticaMetadiscursoAtorEnunciaçãoEnunciadoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAFounded on French Semiotics, this study undertakes a reading of Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography by Sérgio Sant’Anna. It is a literary work that represents the post modernism and, in this aspect, it keeps away from traditional romanesque models because of its fragmentary structure. Furthermore, it presents a prologue, an epilogue and a final note by the author. It consists of nine little books divided into thirty-two relatively independent units. Considering the complexity of the work, we selected seven out of the thirty-two stories to analyze. The reflection of the enunciator about the act of writing a work and about the construction of the protagonist actor is a characteristic that is revealed throughout the work. To verify how the metadiscourse occurs and the construction of the actor constituted the conducting wire of our analysis always founded on Greimasian semiotics theory. The narrator, the imaginary of the subject of enunciation, assuming dissatisfaction with his personal history, decides to become a character to create his autobiography through the experience of living an imaginary fate. Like this, Ralfo emerges, born from the “death” of the subject of enunciation. Ralfo is constituted as an unstable, multifaceted, “knight errant” in search of adventures, assuming, in each story, different actancial and thematic roles. Key words: Semiotics; metadiscourse; actor; enunciation; enunciate.Este trabalho empreende uma leitura do livro Confissões de Ralfo, uma autobiografia imaginária do escritor Sérgio Sant’Anna, sob o ponto de vista da semiótica francesa. Trata-se de uma obra representante do pós-modernismo e, nesse aspecto, distancia-se dos moldes romanescos tradicionais por sua estrutura fragmentária. Constitui-se de nove pequenos livros que se subdividem em trinta e duas unidades, relativamente independentes. Além disso, apresenta um prólogo, um epílogo e uma nota final do autor. Dada a complexidade da obra, optamos pela análise de sete, das trintas e duas histórias que a compõem. A reflexão do enunciador sobre ato de escritura da obra e sobre a construção do ator protagonista é característica que se manifesta ao longo de toda a obra. Em vista disso, a verificação de como se dá o metadiscurso e a construção do ator constituíram fios condutores de nossa análise, sempre sustentada pelos pressupostos teóricos da semiótica greimasiana. O narrador, simulacro do sujeito da enunciação, simulando insatisfação com sua história pessoal, resolve transformar-se em “personagem” para poder, por meio da vivência de um destino imaginário, criar sua autobiografia. Assim surge Ralfo, nascido da “morte” do sujeito da enunciação. Ralfo é construído como um ator inconstante, multifacetado, “cavaleiro andante” em busca de aventuras, assumindo, em cada história papéis actanciais e temáticos diferentes. Palavras-chave: semiótica; metadiscurso; ator; enunciação; enunciado.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Câmara, Naiá Sadi8473437310101321http://lattes.cnpq.br/8473437310101321Pernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Becker, Ruth Maria de Freitas2020-07-29T17:13:08Z2020-07-29T17:13:08Z2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBECKER, Ruth Maria de Freitas. O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. uma autobiografia imaginária. Franca, 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-07-29T17:14:08Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-07-29T17:14:08Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
Metadiscourse and the construction of the actor in Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography
title O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
spellingShingle O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
Becker, Ruth Maria de Freitas
Semiótica
Metadiscurso
Ator
Enunciação
Enunciado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
title_full O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
title_fullStr O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
title_full_unstemmed O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
title_sort O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
author Becker, Ruth Maria de Freitas
author_facet Becker, Ruth Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abriata, Vera Lucia Rodella
0008939878371016
http://lattes.cnpq.br/0008939878371016
Câmara, Naiá Sadi
8473437310101321
http://lattes.cnpq.br/8473437310101321
Pernambuco, Juscelino
1656882776659459
http://lattes.cnpq.br/1656882776659459
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker, Ruth Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Metadiscurso
Ator
Enunciação
Enunciado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Semiótica
Metadiscurso
Ator
Enunciação
Enunciado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Founded on French Semiotics, this study undertakes a reading of Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography by Sérgio Sant’Anna. It is a literary work that represents the post modernism and, in this aspect, it keeps away from traditional romanesque models because of its fragmentary structure. Furthermore, it presents a prologue, an epilogue and a final note by the author. It consists of nine little books divided into thirty-two relatively independent units. Considering the complexity of the work, we selected seven out of the thirty-two stories to analyze. The reflection of the enunciator about the act of writing a work and about the construction of the protagonist actor is a characteristic that is revealed throughout the work. To verify how the metadiscourse occurs and the construction of the actor constituted the conducting wire of our analysis always founded on Greimasian semiotics theory. The narrator, the imaginary of the subject of enunciation, assuming dissatisfaction with his personal history, decides to become a character to create his autobiography through the experience of living an imaginary fate. Like this, Ralfo emerges, born from the “death” of the subject of enunciation. Ralfo is constituted as an unstable, multifaceted, “knight errant” in search of adventures, assuming, in each story, different actancial and thematic roles. Key words: Semiotics; metadiscourse; actor; enunciation; enunciate.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-07
2020-07-29T17:13:08Z
2020-07-29T17:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BECKER, Ruth Maria de Freitas. O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. uma autobiografia imaginária. Franca, 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855
identifier_str_mv BECKER, Ruth Maria de Freitas. O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. uma autobiografia imaginária. Franca, 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Linguística
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311406105264128