O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Franca
Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Linguística UNIFRAN |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855 |
Resumo: | Founded on French Semiotics, this study undertakes a reading of Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography by Sérgio Sant’Anna. It is a literary work that represents the post modernism and, in this aspect, it keeps away from traditional romanesque models because of its fragmentary structure. Furthermore, it presents a prologue, an epilogue and a final note by the author. It consists of nine little books divided into thirty-two relatively independent units. Considering the complexity of the work, we selected seven out of the thirty-two stories to analyze. The reflection of the enunciator about the act of writing a work and about the construction of the protagonist actor is a characteristic that is revealed throughout the work. To verify how the metadiscourse occurs and the construction of the actor constituted the conducting wire of our analysis always founded on Greimasian semiotics theory. The narrator, the imaginary of the subject of enunciation, assuming dissatisfaction with his personal history, decides to become a character to create his autobiography through the experience of living an imaginary fate. Like this, Ralfo emerges, born from the “death” of the subject of enunciation. Ralfo is constituted as an unstable, multifaceted, “knight errant” in search of adventures, assuming, in each story, different actancial and thematic roles. Key words: Semiotics; metadiscourse; actor; enunciation; enunciate. |
id |
CUB_7291c0cfd28f290425366422cf6923ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/855 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imagináriaMetadiscourse and the construction of the actor in Confissões de Ralfo. An imaginary autobiographySemióticaMetadiscursoAtorEnunciaçãoEnunciadoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAFounded on French Semiotics, this study undertakes a reading of Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography by Sérgio Sant’Anna. It is a literary work that represents the post modernism and, in this aspect, it keeps away from traditional romanesque models because of its fragmentary structure. Furthermore, it presents a prologue, an epilogue and a final note by the author. It consists of nine little books divided into thirty-two relatively independent units. Considering the complexity of the work, we selected seven out of the thirty-two stories to analyze. The reflection of the enunciator about the act of writing a work and about the construction of the protagonist actor is a characteristic that is revealed throughout the work. To verify how the metadiscourse occurs and the construction of the actor constituted the conducting wire of our analysis always founded on Greimasian semiotics theory. The narrator, the imaginary of the subject of enunciation, assuming dissatisfaction with his personal history, decides to become a character to create his autobiography through the experience of living an imaginary fate. Like this, Ralfo emerges, born from the “death” of the subject of enunciation. Ralfo is constituted as an unstable, multifaceted, “knight errant” in search of adventures, assuming, in each story, different actancial and thematic roles. Key words: Semiotics; metadiscourse; actor; enunciation; enunciate.Este trabalho empreende uma leitura do livro Confissões de Ralfo, uma autobiografia imaginária do escritor Sérgio Sant’Anna, sob o ponto de vista da semiótica francesa. Trata-se de uma obra representante do pós-modernismo e, nesse aspecto, distancia-se dos moldes romanescos tradicionais por sua estrutura fragmentária. Constitui-se de nove pequenos livros que se subdividem em trinta e duas unidades, relativamente independentes. Além disso, apresenta um prólogo, um epílogo e uma nota final do autor. Dada a complexidade da obra, optamos pela análise de sete, das trintas e duas histórias que a compõem. A reflexão do enunciador sobre ato de escritura da obra e sobre a construção do ator protagonista é característica que se manifesta ao longo de toda a obra. Em vista disso, a verificação de como se dá o metadiscurso e a construção do ator constituíram fios condutores de nossa análise, sempre sustentada pelos pressupostos teóricos da semiótica greimasiana. O narrador, simulacro do sujeito da enunciação, simulando insatisfação com sua história pessoal, resolve transformar-se em “personagem” para poder, por meio da vivência de um destino imaginário, criar sua autobiografia. Assim surge Ralfo, nascido da “morte” do sujeito da enunciação. Ralfo é construído como um ator inconstante, multifacetado, “cavaleiro andante” em busca de aventuras, assumindo, em cada história papéis actanciais e temáticos diferentes. Palavras-chave: semiótica; metadiscurso; ator; enunciação; enunciado.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em LinguísticaUNIFRANAbriata, Vera Lucia Rodella0008939878371016http://lattes.cnpq.br/0008939878371016Câmara, Naiá Sadi8473437310101321http://lattes.cnpq.br/8473437310101321Pernambuco, Juscelino1656882776659459http://lattes.cnpq.br/1656882776659459Becker, Ruth Maria de Freitas2020-07-29T17:13:08Z2020-07-29T17:13:08Z2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBECKER, Ruth Maria de Freitas. O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. uma autobiografia imaginária. Franca, 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-07-29T17:14:08Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/855Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-07-29T17:14:08Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária Metadiscourse and the construction of the actor in Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography |
title |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária |
spellingShingle |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária Becker, Ruth Maria de Freitas Semiótica Metadiscurso Ator Enunciação Enunciado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária |
title_full |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária |
title_fullStr |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária |
title_full_unstemmed |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária |
title_sort |
O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. Uma autobiografia imaginária |
author |
Becker, Ruth Maria de Freitas |
author_facet |
Becker, Ruth Maria de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abriata, Vera Lucia Rodella 0008939878371016 http://lattes.cnpq.br/0008939878371016 Câmara, Naiá Sadi 8473437310101321 http://lattes.cnpq.br/8473437310101321 Pernambuco, Juscelino 1656882776659459 http://lattes.cnpq.br/1656882776659459 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becker, Ruth Maria de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Metadiscurso Ator Enunciação Enunciado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Semiótica Metadiscurso Ator Enunciação Enunciado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Founded on French Semiotics, this study undertakes a reading of Confissões de Ralfo. An imaginary autobiography by Sérgio Sant’Anna. It is a literary work that represents the post modernism and, in this aspect, it keeps away from traditional romanesque models because of its fragmentary structure. Furthermore, it presents a prologue, an epilogue and a final note by the author. It consists of nine little books divided into thirty-two relatively independent units. Considering the complexity of the work, we selected seven out of the thirty-two stories to analyze. The reflection of the enunciator about the act of writing a work and about the construction of the protagonist actor is a characteristic that is revealed throughout the work. To verify how the metadiscourse occurs and the construction of the actor constituted the conducting wire of our analysis always founded on Greimasian semiotics theory. The narrator, the imaginary of the subject of enunciation, assuming dissatisfaction with his personal history, decides to become a character to create his autobiography through the experience of living an imaginary fate. Like this, Ralfo emerges, born from the “death” of the subject of enunciation. Ralfo is constituted as an unstable, multifaceted, “knight errant” in search of adventures, assuming, in each story, different actancial and thematic roles. Key words: Semiotics; metadiscourse; actor; enunciation; enunciate. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-07 2020-07-29T17:13:08Z 2020-07-29T17:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BECKER, Ruth Maria de Freitas. O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. uma autobiografia imaginária. Franca, 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855 |
identifier_str_mv |
BECKER, Ruth Maria de Freitas. O metadiscurso e a construção do ator em Confissões de Ralfo. uma autobiografia imaginária. Franca, 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Franca. 2008. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Linguística UNIFRAN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Linguística UNIFRAN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311406105264128 |