Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Padilla, Alexandre
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Cruzeiro do Sul
Brasil
Campus Liberdade
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Cruzeiro do Sul
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/267
Resumo: This research addresses the teaching-learning process of rational numbers in its different representations from work activities in the classroom. The theoretical contribution is supported in theory of Semiotic Representation records for Raymond Duval (2009). It is used to analyze a task sequence drawn from official documents and textbooks. The goal of this investigation is to check how the mobilization of different representations of the same object, can contribute to the acquisition of concepts related to rational numbers with greater articulation between the fractional representation and the decimal representation. Our own research practice was done based on a qualitative research. It was observed the development of students in the seventh grade of primary education in a school in the city of São Paulo, considering the difficulties presented by them in relation to the rational numbers. These challenges sometimes stretch for all education and can lead to a Constitution of mechanized concepts and without meaning. With the analysis of the initial protocols, the difficulties presented by the students in the different representations of the same object, difficulties related to the apprenticeship of the rational numbers. It is concluded that the theory of Duval (2009) can contribute to the teaching-learning process of this theme.
id CUB_c78df1b151d99e92ff89e1a71d63f7f4
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/267
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semióticaA study on the learning of rational numbers in the light of the Theory of Registers of semiotic representationEducação matemáticaNúmeros racionaisRepresentação semiótica.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOThis research addresses the teaching-learning process of rational numbers in its different representations from work activities in the classroom. The theoretical contribution is supported in theory of Semiotic Representation records for Raymond Duval (2009). It is used to analyze a task sequence drawn from official documents and textbooks. The goal of this investigation is to check how the mobilization of different representations of the same object, can contribute to the acquisition of concepts related to rational numbers with greater articulation between the fractional representation and the decimal representation. Our own research practice was done based on a qualitative research. It was observed the development of students in the seventh grade of primary education in a school in the city of São Paulo, considering the difficulties presented by them in relation to the rational numbers. These challenges sometimes stretch for all education and can lead to a Constitution of mechanized concepts and without meaning. With the analysis of the initial protocols, the difficulties presented by the students in the different representations of the same object, difficulties related to the apprenticeship of the rational numbers. It is concluded that the theory of Duval (2009) can contribute to the teaching-learning process of this theme.Esta pesquisa aborda o processo de ensino-aprendizagem dos Números Racionais em suas diferentes representações a partir de atividades trabalhadas em sala de aula. O aporte teórico está apoiado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2009). Utiliza-se para análise uma sequência de tarefas elaborada a partir dos documentos oficiais e de livros didáticos. O objetivo desta investigação é verificar como a mobilização das diferentes representações de um mesmo objeto, podem contribuir na aquisição dos conceitos relacionados aos Números Racionais com uma maior articulação entre a representação fracionária e a representação decimal. Nossa pesquisa da própria prática se fez com base em uma pesquisa qualitativa. Observou-se o desenvolvimento de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de São Paulo, considerando as dificuldades apresentadas por eles em relação aos Números Racionais. Estes desafios, por vezes, estendem-se por toda a formação escolar e podem conduzir a uma constituição de conceitos mecanizados e sem significados. Com a análise dos protocolos iniciais, nota-se as dificuldades apresentadas pelos alunos nas diferentes representações de um mesmo objeto, dificuldades que se relacionam com a aprendizagem dos Números Racionais. Conclui-se que a Teoria de Duval (2009) pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dessa temática.Universidade Cruzeiro do SulBrasilCampus LiberdadeMestrado em Ensino de Ciências e MatemáticaCruzeiro do SulSantos, Cintia A. Bento doshttp://lattes.cnpq.br/5220332431331130Santos, Cintia A. Bento doshttp://lattes.cnpq.br/5220332431331130Curi, Edda Curihttp://lattes.cnpq.br/3959420037469126Silva, Marcelo Navarro dahttp://lattes.cnpq.br/8965657272360475Padilla, Alexandre2020-01-17T18:29:47Z20202020-01-17T18:29:47Z2019-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPADILLA, Alexandre. Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/267porALARCÃO, I. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In Campos B. P. (org.). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 21-31. v. 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. BEHR, M.; POST, T. Ensino de números racionais e conceitos decimais. In: POST, T. (ed.). Ensinar matemática nos graus K-8: métodos baseados em pesquisa. 2. ed. Boston: Allyn e Bacon, 1992. p. 201-248. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 6º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 7º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 8º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 9º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997 BROUSSEAU, G.. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. BROUSSEAU, G.. Le contrat didactique: le milineu. Recherches em Didactiques des Mathématiques. V.9, n.3, pp 309-336. Grenoble, 1988. CATTO, G. Registros de representação e o número racional: Uma abordagem em livros didáticos. Dissertação de mestrado em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano. São Paulo: Editora da Física ,2012. ______. Ver e ensinar a matemática de outra forma: Introduzir a álgebra no ensino: Qual é o objetivo e como fazer isso? São Paulo: Editora Proem ,2014. ______. Ver e ensinar a matemática de outra forma: Entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: Editora Proem,2014. ______. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 8 ed. Campinas: Papirus, 2013. D’AMORE, Bruno. Primeiros elementos de semiótica: sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física,2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 6º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 7º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 8º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 9º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. FREITAS, J. L. M. Situações didáticas. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação matemática: uma introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2002. p. 65-87. KIEREN, T. On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In: LESH, R. (Ed.). Numberand measurement: Paper from a research workshop. Columbus, Ohio: ERIC/MEAC, p.101-144, 1976. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012. MACHADO, S. D. Aprendizagem em Matemática: Registros de representação semiótica. 8 ed. Campinas: Papirus, 2013. MARANHÃO, M.C.S.A.; IGLIORI, S.B.C. Registros de representação e números racionais semiótica In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 8 ed. Campinas: Papirus, 2013. ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. As diferentes “Personalidades” do número racional trabalhada através da Resolução de Problemas. Bolema, Rio Claro, v. 21, n. 31, p. 79-102, 2008.. PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. PIRES, C. M. C. Caderno de Recuperação: Módulo II. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, 2012. PONTE, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Org), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: APM. PONTE, J. P. da; QUARESMA, M. Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória. Bolema, Rio Claro – SP, v. 28, n. 50, p. 1464-1484, 2014. PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In: GTI (org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 5-28. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Ponte%20 (GTI).pdf. Acesso: dez. 2018. POST, T. et al. Curriculum implications of research on the learning, teaching, and assessing of rational number concepts. Recuperado de http://www.cehd.umn.edu/rationalnumberproject/93_6.html, 1993. POST, T.; BEHR, M.; LESH, R. Research-Based Observations About Children's Learning of Rational Number Concepts. Focus on Learning Problems in Mathematics, 1986. QUARESMA, M. A. F.; PONTE, J. P. Compreensão dos Números Racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor. Interacções, Lisboa, n. 20, p. 37-69, 2012. SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Matemática. São Paulo: Coordenadoria Pedagógica/Secretaria Municipal de Educação, 2017. ______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Direitos de aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral: Matemática. São Paulo: SME/COPED, 2016. ______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Matemática. São Paulo: SME/COPED, 2017. ______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Matemática – volume 1. – São Paulo: SME / COPED, 2018. SILVA, Cintia Rosa da. Signos Peirceanos e registros de representação semiótica: qual a semiótica para a matemática e seu ensino?. 2013. 202 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. VALERA A.R.. Uso social e escolar dos números racionais: representação fracionária e decimal. Dissertação de mestrado em Educação. Marilia: UNESP,info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-03-27T19:22:04Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/267Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-03-27T19:22:04Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
A study on the learning of rational numbers in the light of the Theory of Registers of semiotic representation
title Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
spellingShingle Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
Padilla, Alexandre
Educação matemática
Números racionais
Representação semiótica.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
title_full Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
title_fullStr Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
title_full_unstemmed Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
title_sort Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica
author Padilla, Alexandre
author_facet Padilla, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Cintia A. Bento dos
http://lattes.cnpq.br/5220332431331130
Santos, Cintia A. Bento dos
http://lattes.cnpq.br/5220332431331130
Curi, Edda Curi
http://lattes.cnpq.br/3959420037469126
Silva, Marcelo Navarro da
http://lattes.cnpq.br/8965657272360475
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilla, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Números racionais
Representação semiótica.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Educação matemática
Números racionais
Representação semiótica.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This research addresses the teaching-learning process of rational numbers in its different representations from work activities in the classroom. The theoretical contribution is supported in theory of Semiotic Representation records for Raymond Duval (2009). It is used to analyze a task sequence drawn from official documents and textbooks. The goal of this investigation is to check how the mobilization of different representations of the same object, can contribute to the acquisition of concepts related to rational numbers with greater articulation between the fractional representation and the decimal representation. Our own research practice was done based on a qualitative research. It was observed the development of students in the seventh grade of primary education in a school in the city of São Paulo, considering the difficulties presented by them in relation to the rational numbers. These challenges sometimes stretch for all education and can lead to a Constitution of mechanized concepts and without meaning. With the analysis of the initial protocols, the difficulties presented by the students in the different representations of the same object, difficulties related to the apprenticeship of the rational numbers. It is concluded that the theory of Duval (2009) can contribute to the teaching-learning process of this theme.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-03
2020-01-17T18:29:47Z
2020
2020-01-17T18:29:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PADILLA, Alexandre. Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/267
identifier_str_mv PADILLA, Alexandre. Um estudo sobre a aprendizagem dos números racionais à luz da Teoria dos Registros de representação semiótica. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) -Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALARCÃO, I. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In Campos B. P. (org.). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 2001. p. 21-31. v. 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. BEHR, M.; POST, T. Ensino de números racionais e conceitos decimais. In: POST, T. (ed.). Ensinar matemática nos graus K-8: métodos baseados em pesquisa. 2. ed. Boston: Allyn e Bacon, 1992. p. 201-248. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 6º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 7º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 8º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini 9º ano do ensino fundamental. 8ª edição Moderna, São Paulo.2015. BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997 BROUSSEAU, G.. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. BROUSSEAU, G.. Le contrat didactique: le milineu. Recherches em Didactiques des Mathématiques. V.9, n.3, pp 309-336. Grenoble, 1988. CATTO, G. Registros de representação e o número racional: Uma abordagem em livros didáticos. Dissertação de mestrado em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000. DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano. São Paulo: Editora da Física ,2012. ______. Ver e ensinar a matemática de outra forma: Introduzir a álgebra no ensino: Qual é o objetivo e como fazer isso? São Paulo: Editora Proem ,2014. ______. Ver e ensinar a matemática de outra forma: Entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: Editora Proem,2014. ______. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 8 ed. Campinas: Papirus, 2013. D’AMORE, Bruno. Primeiros elementos de semiótica: sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física,2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 6º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 7º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 8º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. SILVEIRA, E. Matemática: compreensão e prática 9º ano do ensino fundamental. 3ª edição Moderna, São Paulo.2015. FREITAS, J. L. M. Situações didáticas. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação matemática: uma introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2002. p. 65-87. KIEREN, T. On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In: LESH, R. (Ed.). Numberand measurement: Paper from a research workshop. Columbus, Ohio: ERIC/MEAC, p.101-144, 1976. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012. MACHADO, S. D. Aprendizagem em Matemática: Registros de representação semiótica. 8 ed. Campinas: Papirus, 2013. MARANHÃO, M.C.S.A.; IGLIORI, S.B.C. Registros de representação e números racionais semiótica In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 8 ed. Campinas: Papirus, 2013. ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. As diferentes “Personalidades” do número racional trabalhada através da Resolução de Problemas. Bolema, Rio Claro, v. 21, n. 31, p. 79-102, 2008.. PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. PIRES, C. M. C. Caderno de Recuperação: Módulo II. São Paulo: Secretaria Municipal de Educação, 2012. PONTE, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In GTI (Org), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: APM. PONTE, J. P. da; QUARESMA, M. Representações e Processos de Raciocínio na Comparação e Ordenação de Números Racionais numa Abordagem Exploratória. Bolema, Rio Claro – SP, v. 28, n. 50, p. 1464-1484, 2014. PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In: GTI (org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 5-28. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Ponte%20 (GTI).pdf. Acesso: dez. 2018. POST, T. et al. Curriculum implications of research on the learning, teaching, and assessing of rational number concepts. Recuperado de http://www.cehd.umn.edu/rationalnumberproject/93_6.html, 1993. POST, T.; BEHR, M.; LESH, R. Research-Based Observations About Children's Learning of Rational Number Concepts. Focus on Learning Problems in Mathematics, 1986. QUARESMA, M. A. F.; PONTE, J. P. Compreensão dos Números Racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor. Interacções, Lisboa, n. 20, p. 37-69, 2012. SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Matemática. São Paulo: Coordenadoria Pedagógica/Secretaria Municipal de Educação, 2017. ______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Direitos de aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral: Matemática. São Paulo: SME/COPED, 2016. ______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Matemática. São Paulo: SME/COPED, 2017. ______. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Matemática – volume 1. – São Paulo: SME / COPED, 2018. SILVA, Cintia Rosa da. Signos Peirceanos e registros de representação semiótica: qual a semiótica para a matemática e seu ensino?. 2013. 202 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. VALERA A.R.. Uso social e escolar dos números racionais: representação fracionária e decimal. Dissertação de mestrado em Educação. Marilia: UNESP,
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
Brasil
Campus Liberdade
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
Brasil
Campus Liberdade
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311400039251968