Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1977
Autor(a) principal: CAVALCANTI, A. C.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/331153
Resumo: Na zona nucleo do Planalto Central do Brasil, abrangendo o Distrito Federal e adjacencias, destacam-se duas nitidas superficies de aplainamento, onde predominam latossolos de textura argilosa e muito argilosa, os quais constituiram objeto do presente estudo. Os Latossolos da superficie mais elevada, considerada como primeira superficie de aplainamento, possuem frequentemente uma vegetacao tipica de cerrado (solos da situacao I-C). Enquanto os Latossolos da considerada segunda superficie de aplainamento - colocada abaixo da primeira - foram estudados em duas fases de vegetacao natural: fase cerrado (solos da situacao II-c) e fase transicao floresta/cerrado (solos da situacao II-f/c). Foram utilizados oito perfis especialmente coletados para esse estudo; e mais treze outros perfis constantes de trabalhos existentes, alem de outros dados de interesse. Os resultados obtidos revelam grande semelhanca de propriedades para os Latossolos fase cerrado, tanto da primeira como da segunda superficies de aplainamento (solos das situacoes I-c e II-c). Por outro lado, foi verificada significativa distincao desses, com relacao a propriedades dos Latossolos fase transicao floresta/cerrado da segunda superficie de aplainamento. Essas distincoes de propriedades - primordialmente sob o aspecto quimico e mineralogico - estao de acordo com um estagio de meteorizacao comparativamente, mais avancado para os solos da situacoes I-c e II-c. Propriedades morfologicas - as propriedades morfologicas de todos esses Latossolos demonstram.........
id EMBR_2b85a3d927fcdb290be7e69114e4e7e4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/331153
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str
spelling Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.SolosGeneseCerradoFertilidadeMineralogiaProdutividadeVegetaçãoNa zona nucleo do Planalto Central do Brasil, abrangendo o Distrito Federal e adjacencias, destacam-se duas nitidas superficies de aplainamento, onde predominam latossolos de textura argilosa e muito argilosa, os quais constituiram objeto do presente estudo. Os Latossolos da superficie mais elevada, considerada como primeira superficie de aplainamento, possuem frequentemente uma vegetacao tipica de cerrado (solos da situacao I-C). Enquanto os Latossolos da considerada segunda superficie de aplainamento - colocada abaixo da primeira - foram estudados em duas fases de vegetacao natural: fase cerrado (solos da situacao II-c) e fase transicao floresta/cerrado (solos da situacao II-f/c). Foram utilizados oito perfis especialmente coletados para esse estudo; e mais treze outros perfis constantes de trabalhos existentes, alem de outros dados de interesse. Os resultados obtidos revelam grande semelhanca de propriedades para os Latossolos fase cerrado, tanto da primeira como da segunda superficies de aplainamento (solos das situacoes I-c e II-c). Por outro lado, foi verificada significativa distincao desses, com relacao a propriedades dos Latossolos fase transicao floresta/cerrado da segunda superficie de aplainamento. Essas distincoes de propriedades - primordialmente sob o aspecto quimico e mineralogico - estao de acordo com um estagio de meteorizacao comparativamente, mais avancado para os solos da situacoes I-c e II-c. Propriedades morfologicas - as propriedades morfologicas de todos esses Latossolos demonstram.........Dissertação (Mestrado) - Decanato de Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Itaguaí. Orientador: Marcelo Nunes Camargo.ANTONIO CABRAL CAVALCANTI, CNPS.CAVALCANTI, A. C.2024-11-13T12:00:58Z2024-11-13T12:00:58Z2002-11-221977info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis186 f.1977.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/331153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2025-03-16T06:41:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/331153Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542025-03-16T06:41:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
title Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
spellingShingle Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
CAVALCANTI, A. C.
Solos
Genese
Cerrado
Fertilidade
Mineralogia
Produtividade
Vegetação
title_short Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
title_full Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
title_fullStr Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
title_full_unstemmed Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
title_sort Estudo de latossolos argilosos do Planalto Central do Brasil: caracterização, distinções de acordo com duas superfícies de aplainamento, gênese e classificação.
author CAVALCANTI, A. C.
author_facet CAVALCANTI, A. C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANTONIO CABRAL CAVALCANTI, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Solos
Genese
Cerrado
Fertilidade
Mineralogia
Produtividade
Vegetação
topic Solos
Genese
Cerrado
Fertilidade
Mineralogia
Produtividade
Vegetação
description Na zona nucleo do Planalto Central do Brasil, abrangendo o Distrito Federal e adjacencias, destacam-se duas nitidas superficies de aplainamento, onde predominam latossolos de textura argilosa e muito argilosa, os quais constituiram objeto do presente estudo. Os Latossolos da superficie mais elevada, considerada como primeira superficie de aplainamento, possuem frequentemente uma vegetacao tipica de cerrado (solos da situacao I-C). Enquanto os Latossolos da considerada segunda superficie de aplainamento - colocada abaixo da primeira - foram estudados em duas fases de vegetacao natural: fase cerrado (solos da situacao II-c) e fase transicao floresta/cerrado (solos da situacao II-f/c). Foram utilizados oito perfis especialmente coletados para esse estudo; e mais treze outros perfis constantes de trabalhos existentes, alem de outros dados de interesse. Os resultados obtidos revelam grande semelhanca de propriedades para os Latossolos fase cerrado, tanto da primeira como da segunda superficies de aplainamento (solos das situacoes I-c e II-c). Por outro lado, foi verificada significativa distincao desses, com relacao a propriedades dos Latossolos fase transicao floresta/cerrado da segunda superficie de aplainamento. Essas distincoes de propriedades - primordialmente sob o aspecto quimico e mineralogico - estao de acordo com um estagio de meteorizacao comparativamente, mais avancado para os solos da situacoes I-c e II-c. Propriedades morfologicas - as propriedades morfologicas de todos esses Latossolos demonstram.........
publishDate 1977
dc.date.none.fl_str_mv 1977
2002-11-22
2024-11-13T12:00:58Z
2024-11-13T12:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1977.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/331153
identifier_str_mv 1977.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/331153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1852324402611355648