Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola Superior de Propaganda e Marketing
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
|
Departamento: |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.espm.br/handle/tede/205 |
Resumo: | It aims to understand how the reception of social responsibility discourse is realized in social projects sponsored by private companies. We know this discourse can be interpreted from 2 point of views, the functionalist, which institutionalizes the official discourse, and the strategic, which understands the company’s social activism as market strategy and intention to empower its social control. So, instead of analyze only what companies say about their social projects, we tried to identify what the benefited of these project have to say about them. After the discourse analysis of them, two main reflections are possible. The first one, characterizes and presents the implications of understanding these projects as gifts by the benefiters. The second one, presents the reflection before, inside a citizenship concept, which understands the public arena as a place which creates social actors with capability of exercising rights. This capability, in the communication’s point of view, defines such as private companies’ representations in public arena, as indicates paths to circulation of different models of value institutionalization in societies |
id |
ESPM_3770504ced0d53a674e7b1117ddae1f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/205 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Barros Filho, Clóvis deHoff, Tania Marcia Cezarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y930064930874Belizário, Fernanda Branco2016-11-25T17:26:45Z2008-03-31Belizário, Fernanda Branco. Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas. 2008. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.http://tede2.espm.br/handle/tede/205It aims to understand how the reception of social responsibility discourse is realized in social projects sponsored by private companies. We know this discourse can be interpreted from 2 point of views, the functionalist, which institutionalizes the official discourse, and the strategic, which understands the company’s social activism as market strategy and intention to empower its social control. So, instead of analyze only what companies say about their social projects, we tried to identify what the benefited of these project have to say about them. After the discourse analysis of them, two main reflections are possible. The first one, characterizes and presents the implications of understanding these projects as gifts by the benefiters. The second one, presents the reflection before, inside a citizenship concept, which understands the public arena as a place which creates social actors with capability of exercising rights. This capability, in the communication’s point of view, defines such as private companies’ representations in public arena, as indicates paths to circulation of different models of value institutionalization in societiesO objetivo deste trabalho é compreender como a recepção do discurso da responsabilidade social se dá no dia-a-dia dos projetos sociais realizados ou patrocinados por empresas privadas. Sabemos que este discurso pode ser interpretado a partir de dois pontos de vista diferentes, o funcionalista, que institucionaliza o discurso oficial ,e o estratégico, que enxerga o ativismo social empresarial como uma estratégia de mercado e aumento do controle social das empresas. Dessa forma, em vez de analisar somente o que as empresas falam sobre seus projetos, o trabalho buscou identificar o que os beneficiários desses projetos têm a dizer sobre eles. Após a análise da recepção desses discursos, duas reflexões são possíveis, a primeira caracteriza e discute as implicações do entendimento desses projetos como dádiva por parte dos beneficiários. A segunda, insere essa reflexão dentro de um conceito de cidadania que compreende o espaço público como espaço de constituição de atores sociais com capacidade de exercer direitos. Essa capacidade, do ponto de vista da comunicação, define tanto as representações das empresas privadas no espaço público, como indica caminhos para a circulação de novos modelos de institucionalização de valoresSubmitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-25T17:23:39Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-25T17:24:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-25T17:26:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-25T17:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Belizário.pdf: 428507 bytes, checksum: 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 (MD5) Previous issue date: 2008-03-31application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/484/Fernanda%20Beliz%c3%a1rio.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensuresponsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicaçãosocial responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communicationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOApropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresasOwnership of cynicism and alienation in the discourse of social responsibility: a study of the reception of the beneficiaries of social projects of companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALFernanda Belizário.pdfFernanda Belizário.pdfapplication/pdf428507http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/2/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311MD52TEXTFernanda Belizário.pdf.txtFernanda Belizário.pdf.txttext/plain276346http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/3/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.txt5dbc8f31d0f175cbb06e3e2e85722788MD53THUMBNAILFernanda Belizário.pdf.jpgFernanda Belizário.pdf.jpgimage/jpeg2114http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/4/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.jpg282ea542c77e625702b6f5344c1044efMD54tede/2052016-11-26 01:00:09.376oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-26T03:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Ownership of cynicism and alienation in the discourse of social responsibility: a study of the reception of the beneficiaries of social projects of companies |
title |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas |
spellingShingle |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas Belizário, Fernanda Branco responsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicação social responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas |
title_full |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas |
title_fullStr |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas |
title_full_unstemmed |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas |
title_sort |
Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas |
author |
Belizário, Fernanda Branco |
author_facet |
Belizário, Fernanda Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros Filho, Clóvis de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hoff, Tania Marcia Cezar |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768131Y9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
30064930874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belizário, Fernanda Branco |
contributor_str_mv |
Barros Filho, Clóvis de Hoff, Tania Marcia Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
responsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicação |
topic |
responsabilidade social; análise de discurso; dádiva; espaço público; cidadania; comunicação social responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communication CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
social responsibility; discourse analysis; gift; public arena; citizenship; communication |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
It aims to understand how the reception of social responsibility discourse is realized in social projects sponsored by private companies. We know this discourse can be interpreted from 2 point of views, the functionalist, which institutionalizes the official discourse, and the strategic, which understands the company’s social activism as market strategy and intention to empower its social control. So, instead of analyze only what companies say about their social projects, we tried to identify what the benefited of these project have to say about them. After the discourse analysis of them, two main reflections are possible. The first one, characterizes and presents the implications of understanding these projects as gifts by the benefiters. The second one, presents the reflection before, inside a citizenship concept, which understands the public arena as a place which creates social actors with capability of exercising rights. This capability, in the communication’s point of view, defines such as private companies’ representations in public arena, as indicates paths to circulation of different models of value institutionalization in societies |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-25T17:26:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Belizário, Fernanda Branco. Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas. 2008. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/205 |
identifier_str_mv |
Belizário, Fernanda Branco. Apropriação do cinismo e alienação no discurso da responsabilidade social: um estudo da recepção dos beneficiários de projetos sociais de empresas. 2008. 131 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1478719854366591830 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/1/license.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/2/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/3/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/205/4/Fernanda+Beliz%C3%A1rio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce 43b48680503d6e6fe74a3da3c7776311 5dbc8f31d0f175cbb06e3e2e85722788 282ea542c77e625702b6f5344c1044ef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809113195472748544 |