O paradoxo da privacidade no uso de wearables em praticantes de atividades físicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Gonçalves, Renata Benigna lattes
Orientador(a): Figueiredo, Júlio César Bastos de
Banca de defesa: Ponchio, Mateus Canniatti, Pereira, Luís Henrique
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/577
Resumo: The objective of this research is to analyze the degree of privacy paradox, dichotomy between the declared intention in relation to privacy and the real behavior, among practitioners of physical activities, regarding the use and non-use of wearables devices, the type of functionality of these wearables, the type of intensity of physical activities, as well as the frequency of practice of these activities. It will also be analyzed the influence of the privacy paradox in the development of its usage habits and the effect of gender as a moderator of the relationship between the type of functionality of the wearable and the privacy paradox. A quantitative approach was used based on a descriptive research using a cross-sectional data collection via questionnaire. The sampling method is non-probabilistic, and the data analysis based on the combination of descriptive statistics, treated with analysis of variance (ANOVA). Based on the results, it was possible to show that the frequency of physical activity, the type of functionality of the wearable, the monthly income and gender influence the paradoxical behavior. Evidence is also presented that the usage habit is influenced by the privacy paradox, with indications of a reduction of its development in users in a paradoxical situation, an extremely important aspect for customer management.
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Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/577The objective of this research is to analyze the degree of privacy paradox, dichotomy between the declared intention in relation to privacy and the real behavior, among practitioners of physical activities, regarding the use and non-use of wearables devices, the type of functionality of these wearables, the type of intensity of physical activities, as well as the frequency of practice of these activities. It will also be analyzed the influence of the privacy paradox in the development of its usage habits and the effect of gender as a moderator of the relationship between the type of functionality of the wearable and the privacy paradox. A quantitative approach was used based on a descriptive research using a cross-sectional data collection via questionnaire. The sampling method is non-probabilistic, and the data analysis based on the combination of descriptive statistics, treated with analysis of variance (ANOVA). Based on the results, it was possible to show that the frequency of physical activity, the type of functionality of the wearable, the monthly income and gender influence the paradoxical behavior. Evidence is also presented that the usage habit is influenced by the privacy paradox, with indications of a reduction of its development in users in a paradoxical situation, an extremely important aspect for customer management.O objetivo deste trabalho é analisar o grau de paradoxo da privacidade, dicotomia entre a intenção declarada em relação à privacidade e o comportamento real, entre os praticantes de atividades físicas, relativamente ao uso e não uso dos wearables, o tipo de funcionalidade destes wearables, o tipo de intensidade das atividades físicas, assim como a frequência da prática destas atividades. Também será analisada a influência do paradoxo da privacidade no desenvolvimento do hábito de uso e o efeito do sexo como moderador da relação entre o tipo de funcionalidade do wearable e o paradoxo da privacidade. Para isto foi usada uma abordagem quantitativa com base em uma pesquisa descritiva e uso de uma coleta de dados transversal via questionário. O método de amostragem é não probabilístico e a análise dos dados baseada na combinação de estatísticas descritivas, tratados com análise de variância (ANOVA). Com base nos resultados foi possível mostrar que a frequência da prática de atividades físicas, o tipo de funcionalidade do wearable, a renda mensal e o sexo influenciam o comportamento paradoxal. Apresentam-se também evidências de que o hábito de uso é influenciado pelo paradoxo da privacidade, com indicativos de redução nas chances do seu desenvolvimento nos usuários em situação paradoxal, aspecto de suma importância para a gestão de clientes.Submitted by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2021-10-14T18:55:37Z No. of bitstreams: 1 Renata Benigna Gonçalves.pdf: 1207485 bytes, checksum: d9f5fe438a25b5f1da7c90bdae620021 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2021-10-14T18:56:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Renata Benigna Gonçalves.pdf: 1207485 bytes, checksum: d9f5fe438a25b5f1da7c90bdae620021 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2021-10-14T18:57:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Renata Benigna Gonçalves.pdf: 1207485 bytes, checksum: d9f5fe438a25b5f1da7c90bdae620021 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-14T18:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Benigna Gonçalves.pdf: 1207485 bytes, checksum: d9f5fe438a25b5f1da7c90bdae620021 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/1994/Renata%20Benigna%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Comportamento do ConsumidorESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensuestratégia e inteligência de mercado; privacidade de dados; paradoxo da privacidade; métrica do paradoxo da privacidade; paradoxo da privacidade dos wearablesstrategy and market intelligence; data privacy; privacy paradox; metrics of the privacy paradox; data privacy in wearablesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO paradoxo da privacidade no uso de wearables em praticantes de atividades físicasThe paradox of privacy in the use of wearables by practitioners of physical activitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5003969050085565866500500600-44551937530918523288024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILRenata Benigna Gonçalves.pdf.jpgRenata Benigna Gonçalves.pdf.jpgimage/jpeg4329http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/577/4/Renata+Benigna+Gon%C3%A7alves.pdf.jpgcdb9dce2016cebfe8a406f6b9be89aa6MD54TEXTRenata Benigna Gonçalves.pdf.txtRenata Benigna Gonçalves.pdf.txttext/plain180484http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/577/3/Renata+Benigna+Gon%C3%A7alves.pdf.txtab889f73778791c11c6c5917eaeb25efMD53ORIGINALRenata Benigna Gonçalves.pdfRenata Benigna Gonçalves.pdfapplication/pdf1207485http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/577/2/Renata+Benigna+Gon%C3%A7alves.pdfd9f5fe438a25b5f1da7c90bdae620021MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/577/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/5772021-10-15 01:00:32.438oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2021-10-15T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
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