Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silva, Victória Araújo Lago
Orientador(a): Hoff, Tania Marcia Cezar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/752
Resumo: This study analyzes media consumption and digital communication in the face of the contemporary political scenario, more specifically, the far-right elections. We analyzed, using the strategy mapping methodology, how, based on a work that addresses the growth of the contemporary far-right (Os Engenheiros do Caos - Da Empoli, 2019), it is possible to identify several communication strategies that are used simultaneously in different poles, including in the Brazilian presidential elections in 2022. Thus, we seek to understand the existence of a common communication plan among the agents and main personalities of the global far-right, using the digital account of former candidate Jair Bolsonaro on the former Twitter (now X) as a starting point for an analysis of identification of the strategies recognized in the base work. In an attempt to explain this process that is based on the consumption of digital media, we use as theoretical bases the contributions of Isleide Fontenelle, Roger Silverstone, Byung chul Han, among other authors who contributed to the understanding of the digital nvironment and the contemporary neoliberal model, which situates the present research.
id ESPM_834841b4d5410a3f6446bbefcbb9ce92
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/752
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Hoff, Tania Marcia CezarSilva, Victória Araújo Lago2024-10-28T15:44:17Z2024-10-21Silva, Victória Araújo Lago. Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022. 2024. [199 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/752This study analyzes media consumption and digital communication in the face of the contemporary political scenario, more specifically, the far-right elections. We analyzed, using the strategy mapping methodology, how, based on a work that addresses the growth of the contemporary far-right (Os Engenheiros do Caos - Da Empoli, 2019), it is possible to identify several communication strategies that are used simultaneously in different poles, including in the Brazilian presidential elections in 2022. Thus, we seek to understand the existence of a common communication plan among the agents and main personalities of the global far-right, using the digital account of former candidate Jair Bolsonaro on the former Twitter (now X) as a starting point for an analysis of identification of the strategies recognized in the base work. In an attempt to explain this process that is based on the consumption of digital media, we use as theoretical bases the contributions of Isleide Fontenelle, Roger Silverstone, Byung chul Han, among other authors who contributed to the understanding of the digital nvironment and the contemporary neoliberal model, which situates the present research.Este estudo analisa o consumo midiático e a comunicação digital frente ao cenário político contemporâneo, mais especificamente, as eleições da extrema direita. Analisamos, com o uso da metodologia de mapeamento de estratégias, como a partir de uma obra que aborda o crescimento da extrema direita contemporânea (Os Engenheiros do Caos - Da Empoli, 2019) é possível identificar diversas estratégias comunicacionais que são utilizadas simultaneamente em diversos polos, inclusive nas eleições presidenciais brasileiras em 2022. Assim, buscamos compreender a existência de um plano comunicacional em comum entre os agentes e principais personalidades da extrema direita mundial, tendo a conta digital do Ex Candidato Jair Bolsonaro no antigo Twitter (agora X) como ponto de partida para uma análise de identificação das estratégias reconhecidas na obra base. Para tentar explicar esse processo que se baseia em um consumo de mídias digitais, utilizamos como bases teóricas as contribuições de Isleide Fontenelle, Roger Silverstone, Byung chul Han, entre outros autores que agregaram para a compreensão do meio digital e do modelo neoliberal contemporâneo, que situa a presente pesquisa.Submitted by Ana Cristina Ropero (ana@espm.br) on 2024-10-28T15:42:12Z No. of bitstreams: 1 14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf: 19209159 bytes, checksum: 526c9bc8756ab28e876f1728275fdb13 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Cristina Ropero (ana@espm.br) on 2024-10-28T15:42:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf: 19209159 bytes, checksum: 526c9bc8756ab28e876f1728275fdb13 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Cristina Ropero (ana@espm.br) on 2024-10-28T15:43:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf: 19209159 bytes, checksum: 526c9bc8756ab28e876f1728275fdb13 (MD5)Made available in DSpace on 2024-10-28T15:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf: 19209159 bytes, checksum: 526c9bc8756ab28e876f1728275fdb13 (MD5) Previous issue date: 2024-10-21application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2677/14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto SensuComunicação Digital; Consumo midiático; Neoliberalismo, Política, Extrema direita; DemocraciaCommunication; Digital; Media Consumerism; Neoliberalism; Politics; DemocracyCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAIL14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.jpg14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.jpgimage/jpeg6542http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/4/14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.jpg0bc6a448138b25045ed5b968118a15a4MD54TEXT14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.txt14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.txttext/plain276339http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/3/14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.txt66ff52a9036ba13f40ca6d7b3f830ed7MD53ORIGINAL14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdfapplication/pdf19209159http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/2/14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf526c9bc8756ab28e876f1728275fdb13MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/7522024-10-29 02:00:13.136oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2024-10-29T04:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
title Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
spellingShingle Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
Silva, Victória Araújo Lago
Comunicação Digital; Consumo midiático; Neoliberalismo, Política, Extrema direita; Democracia
Communication; Digital; Media Consumerism; Neoliberalism; Politics; Democracy
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
title_full Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
title_fullStr Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
title_full_unstemmed Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
title_sort Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022
author Silva, Victória Araújo Lago
author_facet Silva, Victória Araújo Lago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Victória Araújo Lago
contributor_str_mv Hoff, Tania Marcia Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Digital; Consumo midiático; Neoliberalismo, Política, Extrema direita; Democracia
topic Comunicação Digital; Consumo midiático; Neoliberalismo, Política, Extrema direita; Democracia
Communication; Digital; Media Consumerism; Neoliberalism; Politics; Democracy
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication; Digital; Media Consumerism; Neoliberalism; Politics; Democracy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This study analyzes media consumption and digital communication in the face of the contemporary political scenario, more specifically, the far-right elections. We analyzed, using the strategy mapping methodology, how, based on a work that addresses the growth of the contemporary far-right (Os Engenheiros do Caos - Da Empoli, 2019), it is possible to identify several communication strategies that are used simultaneously in different poles, including in the Brazilian presidential elections in 2022. Thus, we seek to understand the existence of a common communication plan among the agents and main personalities of the global far-right, using the digital account of former candidate Jair Bolsonaro on the former Twitter (now X) as a starting point for an analysis of identification of the strategies recognized in the base work. In an attempt to explain this process that is based on the consumption of digital media, we use as theoretical bases the contributions of Isleide Fontenelle, Roger Silverstone, Byung chul Han, among other authors who contributed to the understanding of the digital nvironment and the contemporary neoliberal model, which situates the present research.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-28T15:44:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Victória Araújo Lago. Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022. 2024. [199 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/752
identifier_str_mv Silva, Victória Araújo Lago. Comunicação e consumo midiático: estratégias da extrema direita nas eleições de 2022. 2024. [199 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
url http://tede2.espm.br/handle/tede/752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1478719854366591830
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/4/14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.jpg
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/3/14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/2/14102024062947868_Dissertacao_Mestrado__Victria_Lagodocx.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/752/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0bc6a448138b25045ed5b968118a15a4
66ff52a9036ba13f40ca6d7b3f830ed7
526c9bc8756ab28e876f1728275fdb13
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1832137150899945472