How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Dias, Ivan Rodrigo Rizzo lattes
Orientador(a): Rossi, George Bedinelli
Banca de defesa: Turolla, Frederico, Pereira, Luis
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional
Departamento: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/255
Resumo: Entidades esportivas tais quais clubes, federações, ONGs (Organizações Não Governamentais) e outras formas de organizações esportivas não lucrativas se tornaram organizações de interesse público mundial e não podem mais ser consideradas como fenômenos meramente locais, sendo reconhecidas tanto em mercados tradicionais (como Europa) ou mercados emergentes como Brasil, China e Índia e novas praças para o futebol como a América do Norte. Entre tanto, a grande disparidade entre clubes que pertencem aos principais mercados do futebol (chamados de “Big Five – Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) representa um potencial de distanciar-se de equipes de outras ligas que pode afetar a capacidade de estes outros times investir além de seus mercados originais. O objetivo esta pesquisa é identificar os principais fatores para a internacionalização de uma equipe de futebol brasileira, por meio da abordagem teórica de redes estratégicas e visão institucional e identificar a dinâmica entre estes fatores, por meio da proposição de um modelo conceitual que descreve o desempenho de Organizações Esportivas Não Lucrativas. A revisão da literatura revela que os laços e conexões que permitem acesso a recursos inimitáveis, corridas de aprendizado e tornarse líder ou estar em posição estratégica em determinada rede estratégica são os principais fatores para a formação de uma rede visando a internacionalização de determinada entidade esportiva. Para atingir este objetivo, esta pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa em estudo de caso único, utilizando a organização Sport Club Corinthians Paulista como objeto, com dados coletados via entrevistas semiestruturadas com 15 (quinze) atores-chave da organização (entre gestores e ex-gestores, jornalistas e parceiros de negócio). Os principais achados da pesquisa e o modelo proposto ao final desta pesquisa consideram a capacidade de aquisição de recursos de terceiros e as capacidades organizacionais internas como vetores do desempenho superior, além do tamanho da organização, sua imagem ou reputação além de fatores institucionais são fatores relevantes para a internacionalização de uma organização esportiva em redes estratégicas. Como contribuição teórica, organizações com marcas ou imagem superiores à média são fatores relevantes para a criação ou entrada em uma rede estratégica. Em relação à contribuição gerencial, destaca-se uma sequência de fatores que viabilizam a internacionalização de uma organização esportiva que visa audiência global.
id ESPM_908cb1b2b0810c8119e0492c143118c5
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/255
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Rossi, George BedinelliTurolla, FredericoPereira, Luis256.141.088-90http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8559636J0Dias, Ivan Rodrigo Rizzo2017-11-22T12:59:35Z2017-03-13Dias, Ivan Rodrigo Rizzo. How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization. 2017. [166 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/255Entidades esportivas tais quais clubes, federações, ONGs (Organizações Não Governamentais) e outras formas de organizações esportivas não lucrativas se tornaram organizações de interesse público mundial e não podem mais ser consideradas como fenômenos meramente locais, sendo reconhecidas tanto em mercados tradicionais (como Europa) ou mercados emergentes como Brasil, China e Índia e novas praças para o futebol como a América do Norte. Entre tanto, a grande disparidade entre clubes que pertencem aos principais mercados do futebol (chamados de “Big Five – Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) representa um potencial de distanciar-se de equipes de outras ligas que pode afetar a capacidade de estes outros times investir além de seus mercados originais. O objetivo esta pesquisa é identificar os principais fatores para a internacionalização de uma equipe de futebol brasileira, por meio da abordagem teórica de redes estratégicas e visão institucional e identificar a dinâmica entre estes fatores, por meio da proposição de um modelo conceitual que descreve o desempenho de Organizações Esportivas Não Lucrativas. A revisão da literatura revela que os laços e conexões que permitem acesso a recursos inimitáveis, corridas de aprendizado e tornarse líder ou estar em posição estratégica em determinada rede estratégica são os principais fatores para a formação de uma rede visando a internacionalização de determinada entidade esportiva. Para atingir este objetivo, esta pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa em estudo de caso único, utilizando a organização Sport Club Corinthians Paulista como objeto, com dados coletados via entrevistas semiestruturadas com 15 (quinze) atores-chave da organização (entre gestores e ex-gestores, jornalistas e parceiros de negócio). Os principais achados da pesquisa e o modelo proposto ao final desta pesquisa consideram a capacidade de aquisição de recursos de terceiros e as capacidades organizacionais internas como vetores do desempenho superior, além do tamanho da organização, sua imagem ou reputação além de fatores institucionais são fatores relevantes para a internacionalização de uma organização esportiva em redes estratégicas. Como contribuição teórica, organizações com marcas ou imagem superiores à média são fatores relevantes para a criação ou entrada em uma rede estratégica. Em relação à contribuição gerencial, destaca-se uma sequência de fatores que viabilizam a internacionalização de uma organização esportiva que visa audiência global.Sports entities such as clubs, federations, NGOs (Non-Governmental Organizations), and other forms of nonprofit sports organizations (NPSOs) can no longer be considered as local phenomenon to become organizations known broadly all over the world and public interest and awareness can be perceived not only in Brazilian market, as in traditional markets (such as European audience) and on emerging markets as China and India, new markets to football such as North America. However, the great disparity among clubs that belong to the called “Big Five” (English, French, German, Italian and Spanish Leagues) has potential to develop such a great distance to teams from other leagues that can have an effect on these teams capacity to invest beyond their original markets. The objective of this research is to identify the main factors for Brazilian football team internationalization by strategic networks and institutional view approaches by proposing a conceptual model which describes NPSO’s performance. Literature review reveals that ties and connections to inimitable resources, learning races and being a leader or to be in an important position in network are main factors for network formation in order to achieve internationalization. For that purpose it was adopted a qualitative exploratory research in single case study, with a Brazilian NPSO, Sport Club Corinthians Paulista – in this research called Corinthians, data was collected by in depth-interviews with fifteen key respondents. These depth-interviews were conducted with Corinthians’ management, business partners, as well as sports management journalists from major Brazilian media companies. At the end of this research it is proposed a performance model for nonprofit sports organizations, which considers the resource acquisition capacity, internal capabilities as antecedents to its performance. Main findings revealed that resource acquisition capabilities, organization`s size, brand and image reputation, in addition of institutional environmental are relevant factors for internationalization by networks. As a theoretical contribution, firms having strong brand and image reputation with resources that will strength network are an important factor for a firm entering a network or to form one. Regarding managerial perspective, a main contribution is to propose a sequence of factors for sports organizations aiming to achieve global audience.Submitted by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2017-11-21T14:30:14Z No. of bitstreams: 1 Ivan_Rizzo.pdf: 2595347 bytes, checksum: 1586a46a8ae1843dc9e9692ee54c0dec (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2017-11-21T14:30:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ivan_Rizzo.pdf: 2595347 bytes, checksum: 1586a46a8ae1843dc9e9692ee54c0dec (MD5)Approved for entry into archive by Ana Cristina Ropero (ana@espm.br) on 2017-11-22T12:59:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ivan_Rizzo.pdf: 2595347 bytes, checksum: 1586a46a8ae1843dc9e9692ee54c0dec (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-22T12:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivan_Rizzo.pdf: 2595347 bytes, checksum: 1586a46a8ae1843dc9e9692ee54c0dec (MD5) Previous issue date: 2017-03-13application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/715/Ivan_Rizzo.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração em Gestão InternacionalESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensunetworks; Non Profit Sports Organizations; marca; reputaçãonetworks; Non Profit Sports Organizations; brand; reputationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOHow far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO InternationalizationAté onde o Campeão do Mundo é de classe mundial? : efeitos das redes institucionais e estratégicas em uma internacionalização do NPSOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-6845443146620134701500500600-44551937530918523288024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALIvan_Rizzo.pdfIvan_Rizzo.pdfapplication/pdf2595347http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/2/Ivan_Rizzo.pdf1586a46a8ae1843dc9e9692ee54c0decMD52TEXTIvan_Rizzo.pdf.txtIvan_Rizzo.pdf.txttext/plain313342http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/3/Ivan_Rizzo.pdf.txt1dc3e15b393cd9231b84a2a5e9f4e3daMD53THUMBNAILIvan_Rizzo.pdf.jpgIvan_Rizzo.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/4/Ivan_Rizzo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD54tede/2552017-11-23 01:01:09.542oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2017-11-23T03:01:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Até onde o Campeão do Mundo é de classe mundial? : efeitos das redes institucionais e estratégicas em uma internacionalização do NPSO
title How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
spellingShingle How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
Dias, Ivan Rodrigo Rizzo
networks; Non Profit Sports Organizations; marca; reputação
networks; Non Profit Sports Organizations; brand; reputation
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
title_full How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
title_fullStr How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
title_full_unstemmed How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
title_sort How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization
author Dias, Ivan Rodrigo Rizzo
author_facet Dias, Ivan Rodrigo Rizzo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, George Bedinelli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Turolla, Frederico
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pereira, Luis
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 256.141.088-90
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8559636J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ivan Rodrigo Rizzo
contributor_str_mv Rossi, George Bedinelli
Turolla, Frederico
Pereira, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv networks; Non Profit Sports Organizations; marca; reputação
topic networks; Non Profit Sports Organizations; marca; reputação
networks; Non Profit Sports Organizations; brand; reputation
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv networks; Non Profit Sports Organizations; brand; reputation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Entidades esportivas tais quais clubes, federações, ONGs (Organizações Não Governamentais) e outras formas de organizações esportivas não lucrativas se tornaram organizações de interesse público mundial e não podem mais ser consideradas como fenômenos meramente locais, sendo reconhecidas tanto em mercados tradicionais (como Europa) ou mercados emergentes como Brasil, China e Índia e novas praças para o futebol como a América do Norte. Entre tanto, a grande disparidade entre clubes que pertencem aos principais mercados do futebol (chamados de “Big Five – Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) representa um potencial de distanciar-se de equipes de outras ligas que pode afetar a capacidade de estes outros times investir além de seus mercados originais. O objetivo esta pesquisa é identificar os principais fatores para a internacionalização de uma equipe de futebol brasileira, por meio da abordagem teórica de redes estratégicas e visão institucional e identificar a dinâmica entre estes fatores, por meio da proposição de um modelo conceitual que descreve o desempenho de Organizações Esportivas Não Lucrativas. A revisão da literatura revela que os laços e conexões que permitem acesso a recursos inimitáveis, corridas de aprendizado e tornarse líder ou estar em posição estratégica em determinada rede estratégica são os principais fatores para a formação de uma rede visando a internacionalização de determinada entidade esportiva. Para atingir este objetivo, esta pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa em estudo de caso único, utilizando a organização Sport Club Corinthians Paulista como objeto, com dados coletados via entrevistas semiestruturadas com 15 (quinze) atores-chave da organização (entre gestores e ex-gestores, jornalistas e parceiros de negócio). Os principais achados da pesquisa e o modelo proposto ao final desta pesquisa consideram a capacidade de aquisição de recursos de terceiros e as capacidades organizacionais internas como vetores do desempenho superior, além do tamanho da organização, sua imagem ou reputação além de fatores institucionais são fatores relevantes para a internacionalização de uma organização esportiva em redes estratégicas. Como contribuição teórica, organizações com marcas ou imagem superiores à média são fatores relevantes para a criação ou entrada em uma rede estratégica. Em relação à contribuição gerencial, destaca-se uma sequência de fatores que viabilizam a internacionalização de uma organização esportiva que visa audiência global.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-22T12:59:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Dias, Ivan Rodrigo Rizzo. How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization. 2017. [166 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/255
identifier_str_mv Dias, Ivan Rodrigo Rizzo. How far is World Champion from world class? : effects of Institutional and Strategic Networks in a NPSO Internationalization. 2017. [166 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
url http://tede2.espm.br/handle/tede/255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -6845443146620134701
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 8024035432632778221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/1/license.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/2/Ivan_Rizzo.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/3/Ivan_Rizzo.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/255/4/Ivan_Rizzo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
1586a46a8ae1843dc9e9692ee54c0dec
1dc3e15b393cd9231b84a2a5e9f4e3da
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785133459603456