O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Bianchi, Caio Giusti lattes
Orientador(a): Figueiredo, Júlio César Bastos de lattes
Banca de defesa: Borini, Felipe Mendes lattes, Valiati, Leandro lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Administração da ESPM
Departamento: Gestão Internacional
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/28
Resumo: The research aim is to analyze how fostering instruments, particularly the Built by Brazil project promoted by APEX can improve the effectiveness of architecture companies internationalization within Brazil s creative economy. In order to achieve such objective, Entry Mode, Creative Economy and Institutional Environment theories are approached through a qualitative research with multiple cases study, triangulation of data collection and content analysis of in-depth interviews. It is possible to highlight three main research findings: the incidence of companies contractual entry mode in foreign markets; the insufficiency of APEX actions in order to foster the companies internationalization; and the proposition of nine actions scientifically grounded and convergent with the companies needs to internationalization.
id ESPM_9d6204b44c4a8d1fc40248ab10ae796b
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/28
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Figueiredo, Júlio César Bastos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792977J1Borini, Felipe Mendeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737377Y3Valiati, Leandrohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509344U6CPF:34934888829http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358994Z8Bianchi, Caio Giusti2016-10-13T14:09:58Z2015-04-232015-03-25BIANCHI, Caio Giusti. The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.http://tede2.espm.br/handle/tede/28The research aim is to analyze how fostering instruments, particularly the Built by Brazil project promoted by APEX can improve the effectiveness of architecture companies internationalization within Brazil s creative economy. In order to achieve such objective, Entry Mode, Creative Economy and Institutional Environment theories are approached through a qualitative research with multiple cases study, triangulation of data collection and content analysis of in-depth interviews. It is possible to highlight three main research findings: the incidence of companies contractual entry mode in foreign markets; the insufficiency of APEX actions in order to foster the companies internationalization; and the proposition of nine actions scientifically grounded and convergent with the companies needs to internationalization.O objetivo da pesquisa é analisar de que forma os instrumentos de fomento, em particular o projeto Built by Brazil, provido pela APEX, podem aumentar a eficácia do processo de internacionalização das empresas de arquitetura do setor da economia criativa no Brasil. A fim de alcançar tal objetivo, as teorias de Modos de Entrada, Economia Criativa e Ambiente Institucional são abordadas através de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso múltiplo, triangulação de coleta de dados e análise de conteúdo das entrevistas em profundidade realizadas. É possível destacar três principais conclusões da pesquisa: a incidência do modo contratual no modo de entrada dos escritórios em mercados externos, a insuficiência das ações da APEX para fomentar a internacionalização dos escritórios e a proposição de nove ações embasadas cientificamente e convergentes com a necessidade dos escritórios ao se internacionalizarem.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio Bianchi.pdf: 7660512 bytes, checksum: 8cab725dccdc2f0a3d01681ecda0594a (MD5) Previous issue date: 2015-03-25application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/197/Caio%20Bianchi.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração da ESPMESPMBRGestão Internacionalgestão internacionaleconomia criativainternacionalização de empresasarquiteturainternational businesscreative economyinternationalizationarchitectureCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSO papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquiteturaThe role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALCaio Bianchi.pdfapplication/pdf7660512http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/1/Caio+Bianchi.pdf8cab725dccdc2f0a3d01681ecda0594aMD51TEXTCaio Bianchi.pdf.txtCaio Bianchi.pdf.txttext/plain297716http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/2/Caio+Bianchi.pdf.txt926ce6078025b1a10aa0e054f1ebb0f9MD52THUMBNAILCaio Bianchi.pdf.jpgCaio Bianchi.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/3/Caio+Bianchi.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tede/282016-10-14 01:01:28.051oai:tede2.espm.br:tede/28Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector
title O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
spellingShingle O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
Bianchi, Caio Giusti
gestão internacional
economia criativa
internacionalização de empresas
arquitetura
international business
creative economy
internationalization
architecture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
title_full O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
title_fullStr O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
title_full_unstemmed O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
title_sort O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
author Bianchi, Caio Giusti
author_facet Bianchi, Caio Giusti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Júlio César Bastos de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792977J1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borini, Felipe Mendes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737377Y3
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valiati, Leandro
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509344U6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:34934888829
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358994Z8
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Caio Giusti
contributor_str_mv Figueiredo, Júlio César Bastos de
Borini, Felipe Mendes
Valiati, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv gestão internacional
economia criativa
internacionalização de empresas
arquitetura
topic gestão internacional
economia criativa
internacionalização de empresas
arquitetura
international business
creative economy
internationalization
architecture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
dc.subject.eng.fl_str_mv international business
creative economy
internationalization
architecture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description The research aim is to analyze how fostering instruments, particularly the Built by Brazil project promoted by APEX can improve the effectiveness of architecture companies internationalization within Brazil s creative economy. In order to achieve such objective, Entry Mode, Creative Economy and Institutional Environment theories are approached through a qualitative research with multiple cases study, triangulation of data collection and content analysis of in-depth interviews. It is possible to highlight three main research findings: the incidence of companies contractual entry mode in foreign markets; the insufficiency of APEX actions in order to foster the companies internationalization; and the proposition of nine actions scientifically grounded and convergent with the companies needs to internationalization.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:09:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BIANCHI, Caio Giusti. The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/28
identifier_str_mv BIANCHI, Caio Giusti. The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Administração da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Gestão Internacional
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/1/Caio+Bianchi.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/2/Caio+Bianchi.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/3/Caio+Bianchi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cab725dccdc2f0a3d01681ecda0594a
926ce6078025b1a10aa0e054f1ebb0f9
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785132079677440