O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Mestrado em Administração da ESPM
|
Departamento: |
Gestão Internacional
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.espm.br/handle/tede/28 |
Resumo: | The research aim is to analyze how fostering instruments, particularly the Built by Brazil project promoted by APEX can improve the effectiveness of architecture companies internationalization within Brazil s creative economy. In order to achieve such objective, Entry Mode, Creative Economy and Institutional Environment theories are approached through a qualitative research with multiple cases study, triangulation of data collection and content analysis of in-depth interviews. It is possible to highlight three main research findings: the incidence of companies contractual entry mode in foreign markets; the insufficiency of APEX actions in order to foster the companies internationalization; and the proposition of nine actions scientifically grounded and convergent with the companies needs to internationalization. |
id |
ESPM_9d6204b44c4a8d1fc40248ab10ae796b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/28 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Figueiredo, Júlio César Bastos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792977J1Borini, Felipe Mendeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737377Y3Valiati, Leandrohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509344U6CPF:34934888829http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358994Z8Bianchi, Caio Giusti2016-10-13T14:09:58Z2015-04-232015-03-25BIANCHI, Caio Giusti. The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.http://tede2.espm.br/handle/tede/28The research aim is to analyze how fostering instruments, particularly the Built by Brazil project promoted by APEX can improve the effectiveness of architecture companies internationalization within Brazil s creative economy. In order to achieve such objective, Entry Mode, Creative Economy and Institutional Environment theories are approached through a qualitative research with multiple cases study, triangulation of data collection and content analysis of in-depth interviews. It is possible to highlight three main research findings: the incidence of companies contractual entry mode in foreign markets; the insufficiency of APEX actions in order to foster the companies internationalization; and the proposition of nine actions scientifically grounded and convergent with the companies needs to internationalization.O objetivo da pesquisa é analisar de que forma os instrumentos de fomento, em particular o projeto Built by Brazil, provido pela APEX, podem aumentar a eficácia do processo de internacionalização das empresas de arquitetura do setor da economia criativa no Brasil. A fim de alcançar tal objetivo, as teorias de Modos de Entrada, Economia Criativa e Ambiente Institucional são abordadas através de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso múltiplo, triangulação de coleta de dados e análise de conteúdo das entrevistas em profundidade realizadas. É possível destacar três principais conclusões da pesquisa: a incidência do modo contratual no modo de entrada dos escritórios em mercados externos, a insuficiência das ações da APEX para fomentar a internacionalização dos escritórios e a proposição de nove ações embasadas cientificamente e convergentes com a necessidade dos escritórios ao se internacionalizarem.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio Bianchi.pdf: 7660512 bytes, checksum: 8cab725dccdc2f0a3d01681ecda0594a (MD5) Previous issue date: 2015-03-25application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/197/Caio%20Bianchi.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração da ESPMESPMBRGestão Internacionalgestão internacionaleconomia criativainternacionalização de empresasarquiteturainternational businesscreative economyinternationalizationarchitectureCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSO papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquiteturaThe role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALCaio Bianchi.pdfapplication/pdf7660512http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/1/Caio+Bianchi.pdf8cab725dccdc2f0a3d01681ecda0594aMD51TEXTCaio Bianchi.pdf.txtCaio Bianchi.pdf.txttext/plain297716http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/2/Caio+Bianchi.pdf.txt926ce6078025b1a10aa0e054f1ebb0f9MD52THUMBNAILCaio Bianchi.pdf.jpgCaio Bianchi.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/3/Caio+Bianchi.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tede/282016-10-14 01:01:28.051oai:tede2.espm.br:tede/28Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:01:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector |
title |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura |
spellingShingle |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura Bianchi, Caio Giusti gestão internacional economia criativa internacionalização de empresas arquitetura international business creative economy internationalization architecture CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
title_short |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura |
title_full |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura |
title_fullStr |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura |
title_full_unstemmed |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura |
title_sort |
O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura |
author |
Bianchi, Caio Giusti |
author_facet |
Bianchi, Caio Giusti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Figueiredo, Júlio César Bastos de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792977J1 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borini, Felipe Mendes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737377Y3 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Valiati, Leandro |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509344U6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:34934888829 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358994Z8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi, Caio Giusti |
contributor_str_mv |
Figueiredo, Júlio César Bastos de Borini, Felipe Mendes Valiati, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão internacional economia criativa internacionalização de empresas arquitetura |
topic |
gestão internacional economia criativa internacionalização de empresas arquitetura international business creative economy internationalization architecture CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
international business creative economy internationalization architecture |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
description |
The research aim is to analyze how fostering instruments, particularly the Built by Brazil project promoted by APEX can improve the effectiveness of architecture companies internationalization within Brazil s creative economy. In order to achieve such objective, Entry Mode, Creative Economy and Institutional Environment theories are approached through a qualitative research with multiple cases study, triangulation of data collection and content analysis of in-depth interviews. It is possible to highlight three main research findings: the incidence of companies contractual entry mode in foreign markets; the insufficiency of APEX actions in order to foster the companies internationalization; and the proposition of nine actions scientifically grounded and convergent with the companies needs to internationalization. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-04-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-13T14:09:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BIANCHI, Caio Giusti. The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/28 |
identifier_str_mv |
BIANCHI, Caio Giusti. The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Administração da ESPM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Gestão Internacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/1/Caio+Bianchi.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/2/Caio+Bianchi.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/28/3/Caio+Bianchi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8cab725dccdc2f0a3d01681ecda0594a 926ce6078025b1a10aa0e054f1ebb0f9 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1796785132079677440 |