Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Garcia, Luiz Fernando Dabul lattes
Orientador(a): Santos, Luciane Lucas dos lattes
Banca de defesa: Barros Filho, Clóvis de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
Programa de Pós-Graduação: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.espm.br/handle/tede/109
Resumo: This study considers the production conditions in which environmental social responsibility advertising speech is produced, this research aims to analyze how such conditions can interfere on the final product, beyond the discrepancies already identified between the speech and the production models adopted by the organizations. The study of the institutional Petrobrás advertising has been taken as an object of analysis, focusing the environmental social responsibility. An "inspired model" was chosen for this matter, which are the studies on production of journalistic news, known as newsmaking, considering the existence of a possible production model for the advertising, here considered as admaking. Through this, we intend to highlight the roles of the professionals working on advertising agencies and their motivations, aiming to emphasize that this logic of speech construction increases the distance between the effort of brand communication and the organizations routine
id ESPM_fa19451f0e2107cc316a6067a79b9188
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/109
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Santos, Luciane Lucas doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760838U9Barros Filho, Clóvis deCPF:10692977805http://sistemas.usp.br/atena/http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794618Y8CPF:84610026872http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221624P9Garcia, Luiz Fernando Dabul2016-10-13T14:10:37Z2009-07-022008-04-16GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Admaking: conditions of production of the discourse of sustainability advertising and propaganda in their evidence of institutional Petrobrás. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.http://tede2.espm.br/handle/tede/109This study considers the production conditions in which environmental social responsibility advertising speech is produced, this research aims to analyze how such conditions can interfere on the final product, beyond the discrepancies already identified between the speech and the production models adopted by the organizations. The study of the institutional Petrobrás advertising has been taken as an object of analysis, focusing the environmental social responsibility. An "inspired model" was chosen for this matter, which are the studies on production of journalistic news, known as newsmaking, considering the existence of a possible production model for the advertising, here considered as admaking. Through this, we intend to highlight the roles of the professionals working on advertising agencies and their motivations, aiming to emphasize that this logic of speech construction increases the distance between the effort of brand communication and the organizations routineTendo como objeto de estudo as condições de produção do discurso publicitário da responsabilidade sócio-ambiental, esta pesquisa busca analisar em que medida tais condições de produção podem interferir no produto final de emissão, para além das discrepâncias já identificadas entre o discurso e os modos de produção e consumo das organizações. Foi estabelecido como recorte desta pesquisa o estudo da propaganda institucional da Petrobrás, com foco na temática da responsabilidade social, sócio-ambiental e sustentabilidade. Trabalhou-se com um modelo inspirador para esta questão, que são os estudos sobre produção de notícias jornalísticas, conhecidos como newsmaking, considerando a existência de um possível modelo de produção da propaganda, aqui proposto como admaking. Através dele, buscamos evidenciar os papéis e interferências dos profissionais da agência de publicidade e suas motivações, visando enfatizar que esta lógica de construção de discursos acaba por acentuar a distância entre o esforço de comunicação da marca e o cotidiano das organizaçõesMade available in DSpace on 2016-10-13T14:10:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 admaking_condicoes_de_producao.pdf: 1180364 bytes, checksum: b97d7e78d5688ba302584a86fef6bfe9 (MD5) Previous issue date: 2008-04-16application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/378/admaking_condicoes_de_producao.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãopropagandainstitucionalcondições de produçãoconsumo responsabilidade sócio-ambientalPetrobrásadvertisinginstitutionalproduction conditionsconsumptionsocialenvironmental responsabilityPetrobrásCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAdmaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da PetrobrásAdmaking: conditions of production of the discourse of sustainability advertising and propaganda in their evidence of institutional Petrobrásinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALadmaking_condicoes_de_producao.pdfapplication/pdf1180364http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/109/1/admaking_condicoes_de_producao.pdfb97d7e78d5688ba302584a86fef6bfe9MD51TEXTadmaking_condicoes_de_producao.pdf.txtadmaking_condicoes_de_producao.pdf.txttext/plain287801http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/109/2/admaking_condicoes_de_producao.pdf.txt7525eae48c32970e8c8161a460ad3084MD52THUMBNAILadmaking_condicoes_de_producao.pdf.jpgadmaking_condicoes_de_producao.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/109/3/admaking_condicoes_de_producao.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53tede/1092016-10-14 01:05:36.895oai:tede2.espm.br:tede/109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:05:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Admaking: conditions of production of the discourse of sustainability advertising and propaganda in their evidence of institutional Petrobrás
title Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
spellingShingle Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
Garcia, Luiz Fernando Dabul
propaganda
institucional
condições de produção
consumo responsabilidade sócio-ambiental
Petrobrás
advertising
institutional
production conditions
consumption
social
environmental responsability
Petrobrás
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
title_full Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
title_fullStr Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
title_full_unstemmed Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
title_sort Admaking: condições de produção do discurso publicitário da sustentabilidade e suas evidências na propaganda institucional da Petrobrás
author Garcia, Luiz Fernando Dabul
author_facet Garcia, Luiz Fernando Dabul
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luciane Lucas dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760838U9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barros Filho, Clóvis de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:10692977805
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://sistemas.usp.br/atena/http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794618Y8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:84610026872
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221624P9
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Luiz Fernando Dabul
contributor_str_mv Santos, Luciane Lucas dos
Barros Filho, Clóvis de
dc.subject.por.fl_str_mv propaganda
institucional
condições de produção
consumo responsabilidade sócio-ambiental
Petrobrás
topic propaganda
institucional
condições de produção
consumo responsabilidade sócio-ambiental
Petrobrás
advertising
institutional
production conditions
consumption
social
environmental responsability
Petrobrás
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv advertising
institutional
production conditions
consumption
social
environmental responsability
Petrobrás
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This study considers the production conditions in which environmental social responsibility advertising speech is produced, this research aims to analyze how such conditions can interfere on the final product, beyond the discrepancies already identified between the speech and the production models adopted by the organizations. The study of the institutional Petrobrás advertising has been taken as an object of analysis, focusing the environmental social responsibility. An "inspired model" was chosen for this matter, which are the studies on production of journalistic news, known as newsmaking, considering the existence of a possible production model for the advertising, here considered as admaking. Through this, we intend to highlight the roles of the professionals working on advertising agencies and their motivations, aiming to emphasize that this logic of speech construction increases the distance between the effort of brand communication and the organizations routine
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-16
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:10:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Admaking: conditions of production of the discourse of sustainability advertising and propaganda in their evidence of institutional Petrobrás. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/109
identifier_str_mv GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Admaking: conditions of production of the discourse of sustainability advertising and propaganda in their evidence of institutional Petrobrás. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2008.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/109/1/admaking_condicoes_de_producao.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/109/2/admaking_condicoes_de_producao.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/109/3/admaking_condicoes_de_producao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b97d7e78d5688ba302584a86fef6bfe9
7525eae48c32970e8c8161a460ad3084
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1796785132379570176