Um estudo comparativo da estrutura de arrecadação pública municipal
Ano de defesa: | 2003 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
- BR FECAP Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/641 |
Resumo: | Este estudo propõe um modelo para a evidenciação (disclousure) dos principais componentes da estrutura de arrecadação pública municipal. Esta proposição é oportuna, uma vez que o atual perfil do gestor público requer a busca dos melhores subsídios, os quais permitirão o alcance da eficiência e da eficácia na administração pública, a transparência dos seus atos administrativos, bem como a responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Para a elaboração deste estudo, foram analisadas as informações extraídas da execução orçamentária, relativas aos anos de 1996 e 2000, e disponibilizadas na homepage da Secretaria do Tesouro Nacional. As informações que compõem este estudo foram compiladas e apresentadas de forma sintética e objetiva, procurando ressaltar os aspectos relevantes, quanto à estrutura e à evolução da receita municipal e sua respectiva prestação de contas, bem como, atender, de maneira simplificada, às necessidades de subsídios informativos de seus diversos usuários. A análise dos dados permitiu a identificação de três principais fontes de arrecadação, denominadas arrecadação própria, recebimento de transferências (federais e estaduais) e captação por meio de operações de crédito. Regra geral, observou-se a maior participação das transferências em relação à arrecadação própria e às operações de crédito, apesar do processo de descentralização, cujo objetivo é estabelecer a independência e a autonomia em relação às competências tributárias das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Constatou-se que a Lei Complementar nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, representou importante avanço, ao introduzir, para o controle das contas públicas, regras e metas voltadas para a responsabilidade fiscal e normas para disponibilização de informações atendendo ao conceito de prestação de contas (accountability). |
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As informações que compõem este estudo foram compiladas e apresentadas de forma sintética e objetiva, procurando ressaltar os aspectos relevantes, quanto à estrutura e à evolução da receita municipal e sua respectiva prestação de contas, bem como, atender, de maneira simplificada, às necessidades de subsídios informativos de seus diversos usuários. A análise dos dados permitiu a identificação de três principais fontes de arrecadação, denominadas arrecadação própria, recebimento de transferências (federais e estaduais) e captação por meio de operações de crédito. Regra geral, observou-se a maior participação das transferências em relação à arrecadação própria e às operações de crédito, apesar do processo de descentralização, cujo objetivo é estabelecer a independência e a autonomia em relação às competências tributárias das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Constatou-se que a Lei Complementar nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, representou importante avanço, ao introduzir, para o controle das contas públicas, regras e metas voltadas para a responsabilidade fiscal e normas para disponibilização de informações atendendo ao conceito de prestação de contas (accountability).This work aims to propose a model for disclosing the main components of the structure of local public collection. This proposition is opportune, once the public manager's current profile requests the search of the best subsidies, which will allow the reach of the efficiency and effectiveness in the public administration, the transparency of its administrative acts, as well as the responsibility in the administration of the public resources. For the elaboration of this study, the extracted information of the budgetary execution were analyzed, relative to the years of 1996 and 2000, and obtained in the homepage of the Department of the National Treasure. The information contained in this study were compiled and presented in a synthetic and objective way, trying to stand out the important aspects, related to the structure and the evolution of the local revenue and its respective installment of bills, as well as, to meet, in a simplified way, the needs of its several users' informative subsidies. The analysis of the data allowed the identification of three main sources of collection denominated own collection, transfers (federal and state) and credit operations. It rules general, the largest participation of the transfers was observed in relation to the own collection and to the credit operations, in spite of the decentralization process, whose objective is to establish the independence and autonomy in relation to the tributary competences of the three levels of government (federal, state and local).It proved that the Complemental Law nº 101/2000, Law of Fiscal Responsibility, represented important progress by introducing rules and goals for control of the public bills in view to the fiscal responsibility and norms to turn available information face to the concept of accountability.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaPereira, Anisio CandidoCPF:04122291887http://lattes.cnpq.br/5798574967417360Slomski, ValmorCPF:52587401968http://lattes.cnpq.br/9175066076902408Oliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Beserra, Marisa Gomes2015-12-04T11:45:33Z2012-01-272003-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBESERRA, Marisa Gomes. 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