Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: ANDRADE, Ana Carolina Sardi
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896
Resumo: As situações conflitivas da prática educativa, vivenciadas pelos professores, retratam dilemas e/ou experiências interessantes, os eventos ocorridos em um determinado contexto são descritos de forma detalhada. Como ferramenta reflexiva, as situações da prática permitem ao professor repensar suas ações e rememorizar os conhecimentos mobilizados diante da situação, para, posteriormente, serem analisados, discutidos, repensados e modificados por outros professores. O presente estudo objetivou analisar os tipos de saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino vivenciadas por professores que atuam em curso de graduação na área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com três professores colaboradores, os quais foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que os problemas identificados nas três narrativas versam sobre os seguintes temas: a) Gatekeeper como estratégia para a gestão da aprendizagem na Educação Superior; b) Resiliência e profissionalidade na apresentação de novo formato da aula universitária; e c) O cotidiano do estudante como oportunidade para a significação prática dos conteúdos. Em vista dos problemas detectados e das estratégias adotadas, foram identificados três tipos de situações: a) Precedente (P01R); b) Precedente e Parábola (P02C); c) Precedente (P03L). Constatou-se também que, diante de questões difícieis, os professores mobilizaram um conjunto de saberes e competências, que se mostraram plurais, heterogêneos e provenientes de fontes diversas, a saber: conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento-na-ação-e-sobre-a-ação; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento dos fins e valores da educação. No enfrentamento das situações conflitivas, os docentes mobilizaram e colocaram em ação conhecimentos, habilidades, crenças e valores, explicitando-os, reconhecendo-os e tentando modificá-los para atender às exigências e às complexidades do ensino. Concluiu-se que as situações conflitivas apresentam-se como uma ferramenta com potencial para o desenvolvimento profissional docente e para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da profissão.
id FECAP-0_5f7364a61ea602e9e1a47ae22df41800
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:123456789/896
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábilContabilidade – Estudo e ensinoProfessores universitários – FormaçãoPrática de ensinoConflitosAccounting - Study and teachingCollege teachers - Training ofCIÊNCIAS CONTÁBEISAs situações conflitivas da prática educativa, vivenciadas pelos professores, retratam dilemas e/ou experiências interessantes, os eventos ocorridos em um determinado contexto são descritos de forma detalhada. Como ferramenta reflexiva, as situações da prática permitem ao professor repensar suas ações e rememorizar os conhecimentos mobilizados diante da situação, para, posteriormente, serem analisados, discutidos, repensados e modificados por outros professores. O presente estudo objetivou analisar os tipos de saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino vivenciadas por professores que atuam em curso de graduação na área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com três professores colaboradores, os quais foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que os problemas identificados nas três narrativas versam sobre os seguintes temas: a) Gatekeeper como estratégia para a gestão da aprendizagem na Educação Superior; b) Resiliência e profissionalidade na apresentação de novo formato da aula universitária; e c) O cotidiano do estudante como oportunidade para a significação prática dos conteúdos. Em vista dos problemas detectados e das estratégias adotadas, foram identificados três tipos de situações: a) Precedente (P01R); b) Precedente e Parábola (P02C); c) Precedente (P03L). Constatou-se também que, diante de questões difícieis, os professores mobilizaram um conjunto de saberes e competências, que se mostraram plurais, heterogêneos e provenientes de fontes diversas, a saber: conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento-na-ação-e-sobre-a-ação; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento dos fins e valores da educação. No enfrentamento das situações conflitivas, os docentes mobilizaram e colocaram em ação conhecimentos, habilidades, crenças e valores, explicitando-os, reconhecendo-os e tentando modificá-los para atender às exigências e às complexidades do ensino. Concluiu-se que as situações conflitivas apresentam-se como uma ferramenta com potencial para o desenvolvimento profissional docente e para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da profissão.Conflicting situations of educational practice, experienced by teachers, point out dilemmas and / or interesting experiences, the events that occurred in a given context are described in detail. As a reflexive tool, practical situations allow the teacher to rethink his actions and recall the knowledge mobilized in the face of the situation, to later be analyzed, discussed, rethought and modified by other teachers. The present study aimed to analyze the types of knowledge present in conflicting situations of teaching practice experienced by teachers who work in an undergraduate course in the Accounting area. For this, a descriptive research with a qualitative approach was carried out, whose data were collected through an in-depth interview with three teachers who proposed them to collaborate; the data were analyzed using the content analysis method. It was possible to verify that the problems identified in the three narratives deal with the following themes: a) Gatekeeper as a strategy for the management of learning in Higher Education; b) Resilience and professionalism in the presentation of a new university class format; and c) The student's daily life as an opportunity for the practical meaning of the contents. Depending on the problems detected and the strategies adopted, three types of situations were identified: a) Precedent (P01R); b) Precedent and Parable (P02C); c) Precedent (P03L). It was also found that, in some difficult issues, teachers mobilized a set of knowledge and skills, which proved to be plural, heterogeneous and from different sources, as follows: pedagogical knowledge of the content; knowledge of the curriculum; general pedagogical knowledge; knowledge-in-action-and-about-action; knowledge of students and their characteristics; knowledge of the purposes and values of education. When facing conflicting situations, teachers mobilized and put into action knowledge, skills, beliefs and values, explaining them, recognizing them and trying to modify them to meet the demands and complexities of teaching. It was concluded that conflicting situations are presented as a powerful tool for the professional development of teachers and for a better understanding of the learning process of the profession.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1SLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159LOPES, Ana Lúcia de SouzaJésus de Lisboa, GOMESANDRADE, Ana Carolina Sardi2021-09-15T17:59:33Z2021-09-152021-09-15T17:59:33Z2020-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896porANDRADE, Ana Carolina Sardi. Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-09-15T17:59:33Zoai:tede.fecap.br:123456789/896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-09-15T17:59:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
title Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
spellingShingle Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
ANDRADE, Ana Carolina Sardi
Contabilidade – Estudo e ensino
Professores universitários – Formação
Prática de ensino
Conflitos
Accounting - Study and teaching
College teachers - Training of
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
title_full Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
title_fullStr Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
title_full_unstemmed Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
title_sort Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil
author ANDRADE, Ana Carolina Sardi
author_facet ANDRADE, Ana Carolina Sardi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SLOMSKI, Vilma Geni
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
LOPES, Ana Lúcia de Souza
Jésus de Lisboa, GOMES
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Ana Carolina Sardi
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade – Estudo e ensino
Professores universitários – Formação
Prática de ensino
Conflitos
Accounting - Study and teaching
College teachers - Training of
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Contabilidade – Estudo e ensino
Professores universitários – Formação
Prática de ensino
Conflitos
Accounting - Study and teaching
College teachers - Training of
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description As situações conflitivas da prática educativa, vivenciadas pelos professores, retratam dilemas e/ou experiências interessantes, os eventos ocorridos em um determinado contexto são descritos de forma detalhada. Como ferramenta reflexiva, as situações da prática permitem ao professor repensar suas ações e rememorizar os conhecimentos mobilizados diante da situação, para, posteriormente, serem analisados, discutidos, repensados e modificados por outros professores. O presente estudo objetivou analisar os tipos de saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino vivenciadas por professores que atuam em curso de graduação na área Contábil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade com três professores colaboradores, os quais foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. Foi possível constatar que os problemas identificados nas três narrativas versam sobre os seguintes temas: a) Gatekeeper como estratégia para a gestão da aprendizagem na Educação Superior; b) Resiliência e profissionalidade na apresentação de novo formato da aula universitária; e c) O cotidiano do estudante como oportunidade para a significação prática dos conteúdos. Em vista dos problemas detectados e das estratégias adotadas, foram identificados três tipos de situações: a) Precedente (P01R); b) Precedente e Parábola (P02C); c) Precedente (P03L). Constatou-se também que, diante de questões difícieis, os professores mobilizaram um conjunto de saberes e competências, que se mostraram plurais, heterogêneos e provenientes de fontes diversas, a saber: conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento-na-ação-e-sobre-a-ação; conhecimento dos alunos e de suas características; conhecimento dos fins e valores da educação. No enfrentamento das situações conflitivas, os docentes mobilizaram e colocaram em ação conhecimentos, habilidades, crenças e valores, explicitando-os, reconhecendo-os e tentando modificá-los para atender às exigências e às complexidades do ensino. Concluiu-se que as situações conflitivas apresentam-se como uma ferramenta com potencial para o desenvolvimento profissional docente e para uma melhor compreensão do processo de aprendizagem da profissão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
2021-09-15T17:59:33Z
2021-09-15
2021-09-15T17:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896
url http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ANDRADE, Ana Carolina Sardi. Saberes presentes em situações conflitivas da prática de ensino de professores que atuam em curso de graduação na área contábil. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro Universitário Álvares Penteado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
publisher.none.fl_str_mv Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado
Brasil
FECAP
PPG1
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1797421843904200704