Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Costa, Jonas Freire da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637
Resumo: Esta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil.
id FECAP-0_830aca6130a8e92872429a1a82c50c2f
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/637
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmicaCognitionAccountingAccountingTeaching methodsContabilidade - Estudo e ensino (Superior)CogniçãoContabilidade - Métodos de ensinoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEsta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil.This thesis, addressed the wrapped up professionals and participants of the process of higher education of the Accounting, proposes an reflection with relationship to curriculum proposal for the higher education of Accounting, based in systemic approach. Methodologically, this work was accomplished starting from an exploratory study and of documented research in primary sources, being used of bibliographical research the national and foreign authors in Education and Accounting; glimpses accomplished, with the specialist in higher education of Accounting, Prof. Dr. Martinho Mauricio Gomes of Ornelas; it consults to the Academic-pedagogic projects and the curriculum-full ones and Lines of Research in Accounting of FEAlPUC-SP. As result, this work presents the practical application of the pioneering proposal of the systemic teaching of the Accounting, implemented by the Pontiflcia Universidade Catolica de Sao Paulo, by means of FEAlPUC-SP, thankfully, an important institution researcher in the teaching of the Accounting in Brazil.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado-BRFECAPMestrado em Controladoria e Contabilidade EstratégicaPeleias, Ivam RicardoCPF:01402220812http://lattes.cnpq.br/1583907056732686Pereira, Anisio CandidoCPF:04122291887http://lattes.cnpq.br/5798574967417360Godoy, Arilda SchmidtCPF:57549737800http://lattes.cnpq.br/8335648990336274Costa, Jonas Freire da2015-12-04T11:45:32Z2010-02-112003-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:36:09Zoai:tede.fecap.br:tede/637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:36:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
title Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
spellingShingle Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
Costa, Jonas Freire da
Cognition
Accounting
Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Cognição
Contabilidade - Métodos de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
title_full Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
title_fullStr Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
title_sort Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica
author Costa, Jonas Freire da
author_facet Costa, Jonas Freire da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peleias, Ivam Ricardo
CPF:01402220812
http://lattes.cnpq.br/1583907056732686
Pereira, Anisio Candido
CPF:04122291887
http://lattes.cnpq.br/5798574967417360
Godoy, Arilda Schmidt
CPF:57549737800
http://lattes.cnpq.br/8335648990336274
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jonas Freire da
dc.subject.por.fl_str_mv Cognition
Accounting
Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Cognição
Contabilidade - Métodos de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Cognition
Accounting
Accounting
Teaching methods
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Cognição
Contabilidade - Métodos de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Esta dissertação, direcionada aos profissionais envoltos e participantes do processo de ensino superior da Contabilidade, propõe uma reflexão quanto à proposta curricular para o ensino superior de Contabilidade, fundamentada na Abordagem Sistêmica. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de um estudo exploratório e de pesquisa documental em fontes primárias, utilizando-se de pesquisa bibliográfica a autores nacionais e estrangeiros em Educação e Contabilidade, entrevista realizada, com o especialista em ensino superior de Contabilidade, Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas; consulta aos projetos Acadêmico-Pedagógicos e aos currículos-plenos e Linhas de Pesquisa em Contabilidade da FEA/PUC-SP. Como resultado, este trabalho apresenta a aplicação prática da proposta do ensino sistêmico da Contabilidade, implementada com pioneirismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio da FEA/PUC-SP, reconhecidamente, uma importante instituição pesquisadora no ensino da Contabilidade no Brasil.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-26
2010-02-11
2015-12-04T11:45:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637
identifier_str_mv COSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. 172 f. Dissertação (Mestrado em -) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2003.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
-
BR
FECAP
Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850378039132160