Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Amaral, Wilson Rodrigues do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/420
Resumo: O propósito deste estudo é analisar a utilização do Balanço Social como Demonstração Contábil ou ferramenta de Marketing Corporativo, pelas empresas que receberam o Selo de Responsabilidade Social. A responsabilidade social é um assunto bastante discutido e difundido pelas empresas que publicam e divulgam o Balanço Social. Nesse sentido, o estudo visa levantar dados quanto ao emprego da filosofia de Visão e Missão Empresarial, de práticas de Responsabilidade Social, bem como, dos princípios de Governança Corporativa, nas empresas que divulgam seus Balanços Sociais, a fim de identificar se os referidos balanços objetivam a demonstração efetiva das práticas sociais ou constituem-se apenas em instrumentos de marketing social. A pesquisa foi motivada pela hipótese de que as referidas empresas divulgam o Balanço Social como um mero instrumento de Marketing Social. Sua relevância fundamenta-se na evidenciação dos reais objetivos da divulgação do Balanço Social, bem como, da existência de metodologia oficial para tal aplicação. Sua fundamentação teórica foi elaborada com base em pesquisas bibliográficas e indicadores oficiais. Para contextualização e explicitação dos aspectos relacionados ao tema "Balanço Social" foram discutidos os conceitos de práticas de Governança Corporativa, Responsabilidade Social, Marketing Social, Visão e Missão empresarial. Na operacionalização da pesquisa, foi utilizado o método hipotético-dedutivo obtido através de pesquisa de campo, com aplicação de questionários enviados aos gestores das áreas de contabilidade, controladoria, recursos humanos, marketing e outras correlatas, elaborados de forma a induzir os respondentes aos resultados esperados quanto à objetividade da divulgação do Balanço Social.
id FECAP-0_83d6d9c24e3d8501ca522e8067253f20
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:tede/420
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São PauloSocial accountingFinancial statementsSocial marketingCorporate governanceContabilidade socialBalanço (Contabilidade)Responsabilidade social da empresaMarketing socialGovernança corporativaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO propósito deste estudo é analisar a utilização do Balanço Social como Demonstração Contábil ou ferramenta de Marketing Corporativo, pelas empresas que receberam o Selo de Responsabilidade Social. A responsabilidade social é um assunto bastante discutido e difundido pelas empresas que publicam e divulgam o Balanço Social. Nesse sentido, o estudo visa levantar dados quanto ao emprego da filosofia de Visão e Missão Empresarial, de práticas de Responsabilidade Social, bem como, dos princípios de Governança Corporativa, nas empresas que divulgam seus Balanços Sociais, a fim de identificar se os referidos balanços objetivam a demonstração efetiva das práticas sociais ou constituem-se apenas em instrumentos de marketing social. A pesquisa foi motivada pela hipótese de que as referidas empresas divulgam o Balanço Social como um mero instrumento de Marketing Social. Sua relevância fundamenta-se na evidenciação dos reais objetivos da divulgação do Balanço Social, bem como, da existência de metodologia oficial para tal aplicação. Sua fundamentação teórica foi elaborada com base em pesquisas bibliográficas e indicadores oficiais. Para contextualização e explicitação dos aspectos relacionados ao tema "Balanço Social" foram discutidos os conceitos de práticas de Governança Corporativa, Responsabilidade Social, Marketing Social, Visão e Missão empresarial. Na operacionalização da pesquisa, foi utilizado o método hipotético-dedutivo obtido através de pesquisa de campo, com aplicação de questionários enviados aos gestores das áreas de contabilidade, controladoria, recursos humanos, marketing e outras correlatas, elaborados de forma a induzir os respondentes aos resultados esperados quanto à objetividade da divulgação do Balanço Social.The purpose of this study is to analyze the use of the Social Balance Sheet as accountantship demonstration or Corporation Marketing tool for companies which have obtained the Social Accountability Seal. The social accountability is a thoroughly discussed and spread subject by companies who publish and publicize the Social Balance Sheet. By such means, this study aims at data retrieving about the employment of the organizational Vision and Mission application of social accountability practices, as well as Corporative Governance in companies who diffuses their Social Balances to identify if these sheets succeed as effective social practices or limit to social marketing instruments only. The research was motivated by the hypothesis that companies release their Social Balance Sheet as mere Social Marketing instrument. Its relevance bases on the evidence of the Social Balance Sheet advertising true objectives, as well as the existence of official methodology for this application. The theoretical basis was elaborated to be supported by bibliographic researches and official figures. For context and elucidation of the Social Balance aspects, there were discussed the concepts of Corporative Governance practices, Social Accountability, Social Marketing and Corporative Vision and Mission. To produce this research it was utilized the deductive-hypothetic method provided through field research, with questionnaires sent to managers of accounting sectors, controller department, personnel department, marketing sectors and other correlative areas, elaborated in a way to induce the respondents to the waited results as for objectivity of the Social Balance spreading.FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares PenteadoControladoria e ContabilidadeBRFECAPMestrado em Ciências ContábeisPereira, Anisio CandidoCPF:04122291887http://lattes.cnpq.br/5798574967417360Oliveira, Antonio Benedito SilvaCPF:00378962884http://lattes.cnpq.br/6607115615912231Souza, Benedito Felipe deCPF:07395671872http://lattes.cnpq.br/4034442603744571Amaral, Wilson Rodrigues do2015-12-03T18:35:02Z2010-02-112006-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfAMARAL, Wilson Rodrigues do. Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo. 2006. 225 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-03T13:35:28Zoai:tede.fecap.br:tede/420Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-03T13:35:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
title Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
spellingShingle Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
Amaral, Wilson Rodrigues do
Social accounting
Financial statements
Social marketing
Corporate governance
Contabilidade social
Balanço (Contabilidade)
Responsabilidade social da empresa
Marketing social
Governança corporativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
title_full Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
title_fullStr Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
title_sort Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo
author Amaral, Wilson Rodrigues do
author_facet Amaral, Wilson Rodrigues do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Anisio Candido
CPF:04122291887
http://lattes.cnpq.br/5798574967417360
Oliveira, Antonio Benedito Silva
CPF:00378962884
http://lattes.cnpq.br/6607115615912231
Souza, Benedito Felipe de
CPF:07395671872
http://lattes.cnpq.br/4034442603744571
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Wilson Rodrigues do
dc.subject.por.fl_str_mv Social accounting
Financial statements
Social marketing
Corporate governance
Contabilidade social
Balanço (Contabilidade)
Responsabilidade social da empresa
Marketing social
Governança corporativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Social accounting
Financial statements
Social marketing
Corporate governance
Contabilidade social
Balanço (Contabilidade)
Responsabilidade social da empresa
Marketing social
Governança corporativa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description O propósito deste estudo é analisar a utilização do Balanço Social como Demonstração Contábil ou ferramenta de Marketing Corporativo, pelas empresas que receberam o Selo de Responsabilidade Social. A responsabilidade social é um assunto bastante discutido e difundido pelas empresas que publicam e divulgam o Balanço Social. Nesse sentido, o estudo visa levantar dados quanto ao emprego da filosofia de Visão e Missão Empresarial, de práticas de Responsabilidade Social, bem como, dos princípios de Governança Corporativa, nas empresas que divulgam seus Balanços Sociais, a fim de identificar se os referidos balanços objetivam a demonstração efetiva das práticas sociais ou constituem-se apenas em instrumentos de marketing social. A pesquisa foi motivada pela hipótese de que as referidas empresas divulgam o Balanço Social como um mero instrumento de Marketing Social. Sua relevância fundamenta-se na evidenciação dos reais objetivos da divulgação do Balanço Social, bem como, da existência de metodologia oficial para tal aplicação. Sua fundamentação teórica foi elaborada com base em pesquisas bibliográficas e indicadores oficiais. Para contextualização e explicitação dos aspectos relacionados ao tema "Balanço Social" foram discutidos os conceitos de práticas de Governança Corporativa, Responsabilidade Social, Marketing Social, Visão e Missão empresarial. Na operacionalização da pesquisa, foi utilizado o método hipotético-dedutivo obtido através de pesquisa de campo, com aplicação de questionários enviados aos gestores das áreas de contabilidade, controladoria, recursos humanos, marketing e outras correlatas, elaborados de forma a induzir os respondentes aos resultados esperados quanto à objetividade da divulgação do Balanço Social.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-24
2010-02-11
2015-12-03T18:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Wilson Rodrigues do. Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo. 2006. 225 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.
http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/420
identifier_str_mv AMARAL, Wilson Rodrigues do. Balanco social : demonstração contábil ou marketing corporativo? um estudo exploratório sobre a percepção das empresas do Estado de São Paulo. 2006. 225 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) - FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2006.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/tede/420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP - Faculdade Escola de Comércio Álvares Penteado
Controladoria e Contabilidade
BR
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Aramando Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1797421844503986176