Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Buttner, A.
Orientador(a): Zambaldi, Felipe
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Centro Universitário FEI, São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/354
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar por que algumas firmas têm lucratividade superior à de outras, ou por que algumas têm capacidade de reagir com maior velocidade às mudanças do mercado do que outras, atuando na mesma indústria. Para esta análise foi usado dois constructo, planejamento estratégico e vantagem competitiva. Neste trabalho foi assumido que que para uma firma ter vantagem competitiva ele terá que ter desempenho econômico será superior ao dos seus concorrentes que atuam na mesma indústria. Na fase inicial foram usados para revisão bibliográfica artigos acadêmicos nacionais e internacionais e livros de autores renomados para explicar os tópicos: (a) planejamento estratégico; (b) vantagem competitiva; e (c) desempenho. Na terceira fase do trabalho foi analisado o contexto da pesquisa, incluída uma visão da indústria automobilística e da indústria de autopeças e sua evolução nos últimos dez anos. Para terminar esta fase do trabalho, foi analisado o relacionamento entre a indústria automobilística e a indústria de autopeças, utilizando-se os dados disponíveis em dois sindicatos: Sindipelas e Anfavea. A metodologia foi analisada na quarta fase do projeto, definindo-se os passos da pesquisa e o questionário. Nele, utilizou-se perguntas já usadas e validadas por pesquisadores de renome internacional. O envio dos questionários foi feito por meio eletrônico, e para sua compilação foi usada uma planilha do Excel. A validação dos resultados foi obtida por método estatístico, usando escala Likert de cinco pontas. Na última fase deste trabalho foram analisados os resultados e relatadas as considerações finais.
id FEI_19bbd9a2fd6a5b5a7837b44f1d590c47
oai_identifier_str oai:repositorio.fei.edu.br:FEI/354
network_acronym_str FEI
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
repository_id_str
spelling Buttner, A.Zambaldi, Felipe2019-03-20T13:58:08Z2019-03-20T13:58:08Z2011BUTTNER, A. <b> Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil. </b> 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000034/0000345f.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2018.https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/354O objetivo deste trabalho foi verificar por que algumas firmas têm lucratividade superior à de outras, ou por que algumas têm capacidade de reagir com maior velocidade às mudanças do mercado do que outras, atuando na mesma indústria. Para esta análise foi usado dois constructo, planejamento estratégico e vantagem competitiva. Neste trabalho foi assumido que que para uma firma ter vantagem competitiva ele terá que ter desempenho econômico será superior ao dos seus concorrentes que atuam na mesma indústria. Na fase inicial foram usados para revisão bibliográfica artigos acadêmicos nacionais e internacionais e livros de autores renomados para explicar os tópicos: (a) planejamento estratégico; (b) vantagem competitiva; e (c) desempenho. Na terceira fase do trabalho foi analisado o contexto da pesquisa, incluída uma visão da indústria automobilística e da indústria de autopeças e sua evolução nos últimos dez anos. Para terminar esta fase do trabalho, foi analisado o relacionamento entre a indústria automobilística e a indústria de autopeças, utilizando-se os dados disponíveis em dois sindicatos: Sindipelas e Anfavea. A metodologia foi analisada na quarta fase do projeto, definindo-se os passos da pesquisa e o questionário. Nele, utilizou-se perguntas já usadas e validadas por pesquisadores de renome internacional. O envio dos questionários foi feito por meio eletrônico, e para sua compilação foi usada uma planilha do Excel. A validação dos resultados foi obtida por método estatístico, usando escala Likert de cinco pontas. Na última fase deste trabalho foram analisados os resultados e relatadas as considerações finais.The objective of this work was to verify why some firms have higher profitability than others, or why some firms have capacity of reacting with more speed to the market changes than others firms, acting at same industry. For this analysis were used two constructors, strategic planning and competitive advantage. In this work was assumed that for a firm has a competitive advantage, it will have to have a superior performance than your competitors that act same industry. For initial phase was used to the bibliographic revision, national and international academic articles and author's renowed books, to explain the topics: (a) strategic planning; (b) competitive advantage; and (c) performance. at third phase in this work, it was analyzed the research context, including an overview of automotive industry and automotive parts industry, and its evolution in the last 10 years, to conclude this work phase, its was analyzed the relationship entity the automotive industry and automotive parts industry, using available data in two unions: Sindipeças and Anfavea. The research methodology was analyzed in the fourth project phase, defining the research steps, and the questionnaire, using questions that already had been used and validated by researchers of international reputation. The questionnaire was sent by electronic way and for its compilation was used the spreadsheet Excel, the results validation was done by statistic method, using a Likert scale with 5 pints. The last phase of this work was analyzed the results and explain the considerations.porpt_BRCentro Universitário FEI, São PauloPlanejamento estratégicoConcorrênciaContribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEIinstname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)instacron:FEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALfulltext.pdfapplication/pdf2093961https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/354/1/fulltext.pdf4b9837d5b6a29037843c5a4cb564e4e2MD51TEXTfulltext.pdf.txtfulltext.pdf.txtExtracted texttext/plain226937https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/354/2/fulltext.pdf.txtef0ae21503e0034c18dc6f10aac617e6MD52THUMBNAILfulltext.pdf.jpgfulltext.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/354/3/fulltext.pdf.jpgd08783232477e95e4841a54b84860b2aMD53FEI/3542019-05-10 17:34:21.911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://sofia.fei.edu.br/pergamum/biblioteca/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
title Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
spellingShingle Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
Buttner, A.
Planejamento estratégico
Concorrência
title_short Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
title_full Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
title_fullStr Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
title_full_unstemmed Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
title_sort Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil
author Buttner, A.
author_facet Buttner, A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buttner, A.
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zambaldi, Felipe
contributor_str_mv Zambaldi, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Concorrência
topic Planejamento estratégico
Concorrência
description O objetivo deste trabalho foi verificar por que algumas firmas têm lucratividade superior à de outras, ou por que algumas têm capacidade de reagir com maior velocidade às mudanças do mercado do que outras, atuando na mesma indústria. Para esta análise foi usado dois constructo, planejamento estratégico e vantagem competitiva. Neste trabalho foi assumido que que para uma firma ter vantagem competitiva ele terá que ter desempenho econômico será superior ao dos seus concorrentes que atuam na mesma indústria. Na fase inicial foram usados para revisão bibliográfica artigos acadêmicos nacionais e internacionais e livros de autores renomados para explicar os tópicos: (a) planejamento estratégico; (b) vantagem competitiva; e (c) desempenho. Na terceira fase do trabalho foi analisado o contexto da pesquisa, incluída uma visão da indústria automobilística e da indústria de autopeças e sua evolução nos últimos dez anos. Para terminar esta fase do trabalho, foi analisado o relacionamento entre a indústria automobilística e a indústria de autopeças, utilizando-se os dados disponíveis em dois sindicatos: Sindipelas e Anfavea. A metodologia foi analisada na quarta fase do projeto, definindo-se os passos da pesquisa e o questionário. Nele, utilizou-se perguntas já usadas e validadas por pesquisadores de renome internacional. O envio dos questionários foi feito por meio eletrônico, e para sua compilação foi usada uma planilha do Excel. A validação dos resultados foi obtida por método estatístico, usando escala Likert de cinco pontas. Na última fase deste trabalho foram analisados os resultados e relatadas as considerações finais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-20T13:58:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-20T13:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUTTNER, A. <b> Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil. </b> 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000034/0000345f.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/354
identifier_str_mv BUTTNER, A. <b> Contribuição do planejamento para obter vantagem competitiva nas firmas de autopeças no Brasil. </b> 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Centro Universitário Fei, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://sofia.fei.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000034/0000345f.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2018.
url https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
pt_BR
language por
language_invalid_str_mv pt_BR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FEI, São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
instname:Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron:FEI
instname_str Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI)
instacron_str FEI
institution FEI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/354/1/fulltext.pdf
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/354/2/fulltext.pdf.txt
https://repositorio.fei.edu.br/bitstream/FEI/354/3/fulltext.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b9837d5b6a29037843c5a4cb564e4e2
ef0ae21503e0034c18dc6f10aac617e6
d08783232477e95e4841a54b84860b2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734750972026028032