Soldagem a ponto por fricção e mistura mecânica de um aço ABNT 1006:processo e propriedades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Pinho da
Orientador(a): Bortolussi, R.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/570
Resumo: A necessidade de veículos mais leves e seguros induz a indústria automobilística a desenvolver ou aperfeiçoar projetos utilizando novos conceitos que confiram ao produto soluções com desempenho melhor ou equivalente. A Solda ponto por fricção e mistura mecânica (SPFMM), é um processo de união no estado sólido variante da solda por fricção e mistura (SFMM), que tem mostrado ser bastante eficiente na substituição da solda ponto por resistência elétrica (SPRE) principalmente em alumínio e suas ligas, que devido a elevada condução elétrica e térmica, desenvolve grande gradiente térmico e alto consumo energético. As vantagens da SPFMM, não estão ligadas somente à resistência mecânica que é melhor ou equivalente a SPRE, mas também no menor investimento em equipamentos e menor consumo energético. Motivado pelas vantagens técnicas e econômicas e também pela carência em publicações, este trabalho teve como objetivo estudar a influencia das variáveis de processo: rotação e tempo de mistura na resistência em ensaio de tração em juntas sobrepostas de um aço baixo carbono ABNT 1006 laminado a frio através da SPFMM. A ferramenta rotativa utilizada na produção das juntas foi construída em aço rápido e sua geometria foi desenvolvida através de trabalhos já publicados e interações feitas durante essa pesquisa. As juntas foram produzidas com rotações de 800, 1200 e 1600 rpm com tempo de mistura de 1, 3 e 5 s. As juntas realizadas com rotação de 1200 rpm e tempo de mistura de 5 s apresentaram os melhores resultados médios em ensaio de tração e 88% de todos os espécimes produzidos atingiram a resistência mínima recomendada para SPRE.
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