Fatores determinantes da adoção de resina reciclada de polietileno pelas empresas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Notaro, Thiago Gibson
Orientador(a): Lima, Marcelo Oliveira Coutinho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/32219
Resumo: Após o grande crescimento populacional e econômico do último século, o ecossistema necessita de um novo modelo para utilização dos recursos naturais. O alto consumo do plástico, uma má gestão dos resíduos sólidos, além de outros fatores adicionais, acarretam um dano constante ao meio ambiente. A essência deste estudo é avaliar os fatores determinantes para a adoção de resina reciclada de polietileno de alta densidade pelas empresas brasileiras. Com esse trabalho percebe-se a necessidade de políticas públicas que colaborem para um melhor aproveitamento dos resíduos sólidos, e, principalmente, fomentem a reciclagem, com ações governamentais, tais como incentivos fiscais, o auxílio para investimentos e uma melhoria na coleta seletiva. O estudo aborda ainda o papel do brand owner e do cidadão. Uma contribuição referente ao meio acadêmico também é relacionada, visto que não existem estudos nos quais sejam abordados os fatores determinantes para adoção de resina reciclada. Os estudos disponíveis no meio acadêmico estão voltados para a reciclagem de papel, vidro e, principalmente, lata de alumínio. Hoje o plástico, é o material mais presente no mercado de embalagens, e, como um grande causador do impacto ambiental, deverá desempenhar um papel de destaque na reciclagem. O aumento do consumo da reciclagem do resíduo sólido gerado por plásticos deverá ser um dos motores para uma nova revolução industrial, onde a economia estará cada vez mais alinhada ao meio ambiente. Convém reforçar também que neste estudo mostra que a reciclagem não é a salvação do problema do plástico, e sim um auxílio na resolução final. A prioridade das grandes marcas está na redução do impacto nos quais os produtos destas causam no meio ambiente, com relação ao plástico, o foco não está só na eliminação e substituição deste, mas principalmente pela redução da sua utilização, como também o incremento da resina reciclada nas embalagens. O estudo aborda temas como economia circular, sustentabilidade, aspectos técnicos da reciclagem e de resina, além de como esse procedimento e material agregam valor a um produto. Para a esta pesquisa foi utilizado o método qualitativo, onde o foco é concentrado em entrevistas semiestruturadas com executivos do setor e ativistas. Como resultados, os fatores determinantes para a adoção de resina reciclada identificados são incentivos fiscais, qualidade da resiuna reciclada, disponibilidade de sucatas, flexibilização de especificações dos produtos dos clientes finais e educação da sociedade.
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spelling Notaro, Thiago GibsonEscolas::EAESPDelgado, Jorge Juan SotoFerreira, Aline CostaTeixeira, Paulo Henrique RangelLima, Marcelo Oliveira Coutinho de2022-07-12T16:23:35Z2022-07-12T16:23:35Z2022-06-21https://hdl.handle.net/10438/32219Após o grande crescimento populacional e econômico do último século, o ecossistema necessita de um novo modelo para utilização dos recursos naturais. O alto consumo do plástico, uma má gestão dos resíduos sólidos, além de outros fatores adicionais, acarretam um dano constante ao meio ambiente. A essência deste estudo é avaliar os fatores determinantes para a adoção de resina reciclada de polietileno de alta densidade pelas empresas brasileiras. Com esse trabalho percebe-se a necessidade de políticas públicas que colaborem para um melhor aproveitamento dos resíduos sólidos, e, principalmente, fomentem a reciclagem, com ações governamentais, tais como incentivos fiscais, o auxílio para investimentos e uma melhoria na coleta seletiva. O estudo aborda ainda o papel do brand owner e do cidadão. Uma contribuição referente ao meio acadêmico também é relacionada, visto que não existem estudos nos quais sejam abordados os fatores determinantes para adoção de resina reciclada. Os estudos disponíveis no meio acadêmico estão voltados para a reciclagem de papel, vidro e, principalmente, lata de alumínio. Hoje o plástico, é o material mais presente no mercado de embalagens, e, como um grande causador do impacto ambiental, deverá desempenhar um papel de destaque na reciclagem. O aumento do consumo da reciclagem do resíduo sólido gerado por plásticos deverá ser um dos motores para uma nova revolução industrial, onde a economia estará cada vez mais alinhada ao meio ambiente. Convém reforçar também que neste estudo mostra que a reciclagem não é a salvação do problema do plástico, e sim um auxílio na resolução final. A prioridade das grandes marcas está na redução do impacto nos quais os produtos destas causam no meio ambiente, com relação ao plástico, o foco não está só na eliminação e substituição deste, mas principalmente pela redução da sua utilização, como também o incremento da resina reciclada nas embalagens. O estudo aborda temas como economia circular, sustentabilidade, aspectos técnicos da reciclagem e de resina, além de como esse procedimento e material agregam valor a um produto. Para a esta pesquisa foi utilizado o método qualitativo, onde o foco é concentrado em entrevistas semiestruturadas com executivos do setor e ativistas. Como resultados, os fatores determinantes para a adoção de resina reciclada identificados são incentivos fiscais, qualidade da resiuna reciclada, disponibilidade de sucatas, flexibilização de especificações dos produtos dos clientes finais e educação da sociedade.After the last century's significant population and economic growth, the ecosystem needs a new model for using natural resources. The high consumption of plastic and poor management of solid waste, in addition to other factors, cause constant environmental damage. This study assesses the determining factors for adopting recycled high-density polyethylene resin by Brazilian companies. With this work, we can see the need for public policies that collaborate for better use of solid waste and, mainly, promote recycling with governmental actions, such as tax incentives, aid for investments, and an improvement in the selective collection. The study also addresses the role of the brand owner and the citizen. A contribution to the academic environment is also related since no studies address the determining factors for adopting recycled resin. The studies available in the academic climate focused on recycling paper, glass, and, mainly, aluminum cans. Today, plastic is the most present material in the packaging market, and, as a significant cause of environmental impact, it should play a prominent role in recycling. The increase in the consumption of recycling solid waste generated by plastics should be one of the engines for a new industrial revolution, where the economy will be increasingly aligned with the environment. It is also worth emphasizing that this study shows that recycling is not the salvation of the plastic problem but aids in the final resolution. The priority of major brands is to reduce the impact that their products have on the environment. In relation to plastic, the focus is not only on eliminating and replacing it but mainly on reducing its use and increasing resin recycled in packaging. The study addresses topics such as circular economy, sustainability, technical aspects of recycling and resin, and how this procedure and material add value to a product. For this research, the qualitative method was used, focusing on semi-structured interviews with industry executives and activists. As a result, the determining factors for adopting recycled resin are tax incentives, quality of recycled resin, availability of scrap, the flexibility of product specifications for end customers, and education of society.porSustainabilityThermoplastic resinsPlastic packagesPost-consumer plasticRecyclingValue creationSustentabilidadeResinas termoplásticasEmbalagens plásticasPlástico pós-consumoReciclagemCriação de valorAdministração de empresasSustentabilidadeGomas e resinas sintéticasPlásticos nas embalagensReciclagem - IndústriaFatores determinantes da adoção de resina reciclada de polietileno pelas empresas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas 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