Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/10438/32832 |
Resumo: | O presente trabalho examina os impactos isolados do poder de mercado e da internalização do congestionamento aeroportuário no mercado de aviação civil brasileiro, bem como avalia a presença e a magnitude destes efeitos de forma combinada sobre os preços dos voos domésticos. Para isso, foi desenvolvido um modelo econométrico para estimar uma equação de preços utilizando variáveis dummies para comparar as diferenças existentes nos preços cobrados por companhias aéreas dominantes em aeroportos congestionados vis-à-vis aqueles praticados por outras empresas com e sem a presença de congestionamento. Foram encontradas evidências de inexistência de prêmio por dominância, por escassez e, também, de hub premium. Os resultados sugerem que as economias de escala, escopo e densidade obtidas a partir da concentração de slots em aeroportos congestionados mais do que compensam os efeitos do poder de mercado e da internalização do congestionamento. |
id |
FGV_0fd104cc3f63f8eba49dfd7356c6521c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/32832 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tostes, Leonardo Monteiro de SouzaEscolas::EPPGSobrinho, Edson SilveiraOliveira, Alessandro Vinícius Marques deOliveira Junior, Marcio deGoldbaum, Sergio2022-10-31T16:05:11Z2022-10-31T16:05:11Z2022-10-07https://hdl.handle.net/10438/32832O presente trabalho examina os impactos isolados do poder de mercado e da internalização do congestionamento aeroportuário no mercado de aviação civil brasileiro, bem como avalia a presença e a magnitude destes efeitos de forma combinada sobre os preços dos voos domésticos. Para isso, foi desenvolvido um modelo econométrico para estimar uma equação de preços utilizando variáveis dummies para comparar as diferenças existentes nos preços cobrados por companhias aéreas dominantes em aeroportos congestionados vis-à-vis aqueles praticados por outras empresas com e sem a presença de congestionamento. Foram encontradas evidências de inexistência de prêmio por dominância, por escassez e, também, de hub premium. Os resultados sugerem que as economias de escala, escopo e densidade obtidas a partir da concentração de slots em aeroportos congestionados mais do que compensam os efeitos do poder de mercado e da internalização do congestionamento.The present research examines the isolated impacts of market power and the internalization of airport congestion on the Brazilian civil aviation market, as well as evaluates the presence and magnitude of these effects in a combined way on the prices of domestic flights. For this, an econometric model was developed to estimate a price equation using dummy variables to compare the differences in prices charged by incumbent airlines at congested airports vis-à-vis those charged by other companies with and without the presence of congestion. Evidence of inexistence of premium for incumbency, for scarcity and, also, of premium hub was not found. The results suggest that the economies of scale, scope and density obtained from the concentration of slots in congested airports more than offset the effects of market power and the internalization of congestion.porCongestionamentoSlotsPoder de mercadoRegulação de mercado aéreoANACHub premiumMarket powerCongestionCommercial airline regulationEconomiaAeronáutica comercial - regulamentaçãoAgência Nacional de Aviação Civil (Brasil)Linhas aéreas - Tarifas - BrasilConcorrênciaRegulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação Leonardo Tostes_vfinal6FGV.pdfDissertação Leonardo Tostes_vfinal6FGV.pdfPDFapplication/pdf1503067https://repositorio.fgv.br/bitstreams/90f7ab47-0843-49d4-b820-1a7165104319/downloade219313f6bdbe93509b9747e15eaacf3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ee5e57fd-73bf-4ab5-9c10-cb9c207ef005/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertação Leonardo Tostes_vfinal6FGV.pdf.txtDissertação Leonardo Tostes_vfinal6FGV.pdf.txtExtracted texttext/plain103167https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0bff5ec6-01b4-4802-80eb-049f2d11e95a/download0d9f86ee6ca89ac4d2f09b76c134dff9MD57THUMBNAILDissertação Leonardo Tostes_vfinal6FGV.pdf.jpgDissertação Leonardo Tostes_vfinal6FGV.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2674https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c78a8ba9-cab2-49a8-8aa9-c891e419767f/download63cd218019be4ebc1c9c24e2cb29709dMD5810438/328322023-11-04 16:41:59.466open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/32832https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-04T16:41:59Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas |
title |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas |
spellingShingle |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas Tostes, Leonardo Monteiro de Souza Congestionamento Slots Poder de mercado Regulação de mercado aéreo ANAC Hub premium Market power Congestion Commercial airline regulation Economia Aeronáutica comercial - regulamentação Agência Nacional de Aviação Civil (Brasil) Linhas aéreas - Tarifas - Brasil Concorrência |
title_short |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas |
title_full |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas |
title_fullStr |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas |
title_full_unstemmed |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas |
title_sort |
Regulação do mercado aeroportuário: avaliação empírica para distinguir efeitos da escassez e do poder de mercado sobre preços das passagens aéreas |
author |
Tostes, Leonardo Monteiro de Souza |
author_facet |
Tostes, Leonardo Monteiro de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EPPG |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Sobrinho, Edson Silveira Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de Oliveira Junior, Marcio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tostes, Leonardo Monteiro de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goldbaum, Sergio |
contributor_str_mv |
Goldbaum, Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Congestionamento Slots Poder de mercado Regulação de mercado aéreo ANAC Hub premium |
topic |
Congestionamento Slots Poder de mercado Regulação de mercado aéreo ANAC Hub premium Market power Congestion Commercial airline regulation Economia Aeronáutica comercial - regulamentação Agência Nacional de Aviação Civil (Brasil) Linhas aéreas - Tarifas - Brasil Concorrência |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Market power Congestion Commercial airline regulation |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Economia |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Aeronáutica comercial - regulamentação Agência Nacional de Aviação Civil (Brasil) Linhas aéreas - Tarifas - Brasil Concorrência |
description |
O presente trabalho examina os impactos isolados do poder de mercado e da internalização do congestionamento aeroportuário no mercado de aviação civil brasileiro, bem como avalia a presença e a magnitude destes efeitos de forma combinada sobre os preços dos voos domésticos. Para isso, foi desenvolvido um modelo econométrico para estimar uma equação de preços utilizando variáveis dummies para comparar as diferenças existentes nos preços cobrados por companhias aéreas dominantes em aeroportos congestionados vis-à-vis aqueles praticados por outras empresas com e sem a presença de congestionamento. Foram encontradas evidências de inexistência de prêmio por dominância, por escassez e, também, de hub premium. Os resultados sugerem que as economias de escala, escopo e densidade obtidas a partir da concentração de slots em aeroportos congestionados mais do que compensam os efeitos do poder de mercado e da internalização do congestionamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T16:05:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T16:05:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/32832 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/32832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/90f7ab47-0843-49d4-b820-1a7165104319/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ee5e57fd-73bf-4ab5-9c10-cb9c207ef005/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0bff5ec6-01b4-4802-80eb-049f2d11e95a/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/c78a8ba9-cab2-49a8-8aa9-c891e419767f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e219313f6bdbe93509b9747e15eaacf3 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 0d9f86ee6ca89ac4d2f09b76c134dff9 63cd218019be4ebc1c9c24e2cb29709d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799583103218352128 |