Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Brito, Lelis Maia de
Orientador(a): Botelho, Delane, Baêta, Odemir Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/27365
Resumo: A apego ao lugar é entendido como um vínculo afetivo e de caráter positivo entre o turista e o lugar, podendo ser definido a partir da identidade e a da dependência de lugar. A identidade compreende o valor simbólico, cultural e a auto-identidade do turista com o lugar enquanto que a dependência são os recursos e as características físicas do lugar. Essas dimensões permitem dizer que os elementos sociais e funcionais de um lugar e os aspectos psicológicos dos turistas compõem a construção do apego ao lugar de destino. Para tanto, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender os elementos que influenciam os turistas a criarem apego a lugares de destino. Como contexto de estudo essa pesquisa levou em consideração Minas Gerais devido sua relevância turística no cenário nacional em virtude da sua gastronomia, arquitetura, paisagem natural e o modo de vida local. Os resultados obtidos mostram que os aspectos sociais como a sensação de estar no próprio lar e a autenticidade percebida são os principais elementos que influenciam os turistas a criarem apego nos lugares de destino. A contribuição teórica dessa pesquisa está na identificação e análise dos elementos sociais dos turistas no processo de apego aos lugares de destino. A implicação prática dessa pesquisa está em permitir aos gestores do turismo desenvolver ações estratégicas com o objetivo de promover a atratividade do lugar acompanhando o comportamento de viagem e os elementos sociais dos turistas.
id FGV_29f072714ba31baffe68942255208a1e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/27365
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Brito, Lelis Maia deEscolas::EAESPRemoaldo, Paula CristinaTavares, Frederico de Mello B.Pereira, Susana Carla FariasVeludo-de-Oliveira, TaniaBotelho, DelaneBaêta, Odemir Vieira2019-04-22T13:23:09Z2019-04-22T13:23:09Z2019-03-26http://hdl.handle.net/10438/27365A apego ao lugar é entendido como um vínculo afetivo e de caráter positivo entre o turista e o lugar, podendo ser definido a partir da identidade e a da dependência de lugar. A identidade compreende o valor simbólico, cultural e a auto-identidade do turista com o lugar enquanto que a dependência são os recursos e as características físicas do lugar. Essas dimensões permitem dizer que os elementos sociais e funcionais de um lugar e os aspectos psicológicos dos turistas compõem a construção do apego ao lugar de destino. Para tanto, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender os elementos que influenciam os turistas a criarem apego a lugares de destino. Como contexto de estudo essa pesquisa levou em consideração Minas Gerais devido sua relevância turística no cenário nacional em virtude da sua gastronomia, arquitetura, paisagem natural e o modo de vida local. Os resultados obtidos mostram que os aspectos sociais como a sensação de estar no próprio lar e a autenticidade percebida são os principais elementos que influenciam os turistas a criarem apego nos lugares de destino. A contribuição teórica dessa pesquisa está na identificação e análise dos elementos sociais dos turistas no processo de apego aos lugares de destino. A implicação prática dessa pesquisa está em permitir aos gestores do turismo desenvolver ações estratégicas com o objetivo de promover a atratividade do lugar acompanhando o comportamento de viagem e os elementos sociais dos turistas.The place attachment is understood as an affective and positive link between the tourist and the place and can be defined from the identity and dependence of the place The identity comprises the symbolic, cultural value and the self of the tourist with the place, while dependence are the resources and physical characteristics of the place. These dimensions allow to say that the social and functional elements of a place and the psychological aspects of tourists compose the construction of place attachment. Despite the researches developed in the area, this theme has a research field to be explored. Therefore, the general objective of this research is to understand the elements that influence tourists to create place attachment. This research considered Minas Gerais as a context of study due to its touristic relevance in the national scenario by virtue of gastronomy, architecture, natural landscape and local way of life. The results show that social aspects, such as the feeling of being in the home and the authenticity perceived are the main elements that influence tourists to create place attachment. The theoretical contribution of this research is in the identification and analysis of the social elements of tourists in the process of place attachment. The practical implication of this research allows tourism managers to develop strategic actions with the aim of promoting the attractiveness of the place following the travel behavior and the social elements of tourists.porTourismTourist behaviorPlace attachmentTurismoComportamento do turistaApego ao lugarAdministração de empresasTurismo - Minas GeraisTurismo - Aspectos sociaisComportamento de apegoTuristas - PsicologiaElementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTTese_DINTER_EAESP_Lelis Maia Brito.pdf.txtTese_DINTER_EAESP_Lelis Maia Brito.pdf.txtExtracted texttext/plain102668https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b75ee4f4-b261-4c1e-96bf-101839fc513b/download542c248e4016540d2207c53d330f0768MD55ORIGINALTese_DINTER_EAESP_Lelis Maia Brito.pdfTese_DINTER_EAESP_Lelis Maia Brito.pdfPDFapplication/pdf965911https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5a5ab214-dd14-4145-8da3-908ae8a34bc3/download0708a084b3d58709e47cd3ec163bbe90MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7b25d5cf-4e6e-461e-9737-c1aa77e76050/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILTese_DINTER_EAESP_Lelis Maia Brito.pdf.jpgTese_DINTER_EAESP_Lelis Maia Brito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2610https://repositorio.fgv.br/bitstreams/210316bf-9e63-4c0b-88b8-7e65c134a4f6/download2d192e54e92e908315b88d0b0d87fe9dMD5610438/273652023-11-27 21:42:53.065open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/27365https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T21:42:53Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
title Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
spellingShingle Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
Brito, Lelis Maia de
Tourism
Tourist behavior
Place attachment
Turismo
Comportamento do turista
Apego ao lugar
Administração de empresas
Turismo - Minas Gerais
Turismo - Aspectos sociais
Comportamento de apego
Turistas - Psicologia
title_short Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
title_full Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
title_fullStr Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
title_full_unstemmed Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
title_sort Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais
author Brito, Lelis Maia de
author_facet Brito, Lelis Maia de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Remoaldo, Paula Cristina
Tavares, Frederico de Mello B.
Pereira, Susana Carla Farias
Veludo-de-Oliveira, Tania
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lelis Maia de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, Delane
Baêta, Odemir Vieira
contributor_str_mv Botelho, Delane
Baêta, Odemir Vieira
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourism
Tourist behavior
Place attachment
topic Tourism
Tourist behavior
Place attachment
Turismo
Comportamento do turista
Apego ao lugar
Administração de empresas
Turismo - Minas Gerais
Turismo - Aspectos sociais
Comportamento de apego
Turistas - Psicologia
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Comportamento do turista
Apego ao lugar
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Turismo - Minas Gerais
Turismo - Aspectos sociais
Comportamento de apego
Turistas - Psicologia
description A apego ao lugar é entendido como um vínculo afetivo e de caráter positivo entre o turista e o lugar, podendo ser definido a partir da identidade e a da dependência de lugar. A identidade compreende o valor simbólico, cultural e a auto-identidade do turista com o lugar enquanto que a dependência são os recursos e as características físicas do lugar. Essas dimensões permitem dizer que os elementos sociais e funcionais de um lugar e os aspectos psicológicos dos turistas compõem a construção do apego ao lugar de destino. Para tanto, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender os elementos que influenciam os turistas a criarem apego a lugares de destino. Como contexto de estudo essa pesquisa levou em consideração Minas Gerais devido sua relevância turística no cenário nacional em virtude da sua gastronomia, arquitetura, paisagem natural e o modo de vida local. Os resultados obtidos mostram que os aspectos sociais como a sensação de estar no próprio lar e a autenticidade percebida são os principais elementos que influenciam os turistas a criarem apego nos lugares de destino. A contribuição teórica dessa pesquisa está na identificação e análise dos elementos sociais dos turistas no processo de apego aos lugares de destino. A implicação prática dessa pesquisa está em permitir aos gestores do turismo desenvolver ações estratégicas com o objetivo de promover a atratividade do lugar acompanhando o comportamento de viagem e os elementos sociais dos turistas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-22T13:23:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-22T13:23:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/27365
url http://hdl.handle.net/10438/27365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b75ee4f4-b261-4c1e-96bf-101839fc513b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/5a5ab214-dd14-4145-8da3-908ae8a34bc3/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7b25d5cf-4e6e-461e-9737-c1aa77e76050/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/210316bf-9e63-4c0b-88b8-7e65c134a4f6/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 542c248e4016540d2207c53d330f0768
0708a084b3d58709e47cd3ec163bbe90
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
2d192e54e92e908315b88d0b0d87fe9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799583072737296384