Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Adachi, Tomi
Orientador(a): Diniz, Eduardo Henrique
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/2339
Resumo: Este trabalho tem como objetivo criar um material de referência sobre a gestão de segurança em Internet Banking, oferecendo ao administrador uma visão gerencial, mesmo que não tenha conhecimento prévio de tecnologia. A partir do estudo de três casos de bancos, com atuação no Brasil (dois privados, um nacional e um estrangeiro, e uma terceira instituição financeira pública), levantou-se que a Internet foi um evento que motivou a reestruturação da gestão de segurança eletrônica, levando em consideração os novos riscos e oportunidades de atuar em rede pública. Os três bancos possuem medidas de gestão de segurança que atendem às três camadas: física, lógica e humana, e aos 10 domínios da gestão de segurança eletrônica, com foco especial no canal Internet Banking.
id FGV_3da2e98eb8e9084a0da8b6d0fd8eeb86
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/2339
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Adachi, TomiEscolas::EAESPDiniz, Eduardo Henrique2010-04-20T20:51:57Z2010-04-20T20:51:57Z2004-12-15ADACHI, Tomi. Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.http://hdl.handle.net/10438/2339Este trabalho tem como objetivo criar um material de referência sobre a gestão de segurança em Internet Banking, oferecendo ao administrador uma visão gerencial, mesmo que não tenha conhecimento prévio de tecnologia. A partir do estudo de três casos de bancos, com atuação no Brasil (dois privados, um nacional e um estrangeiro, e uma terceira instituição financeira pública), levantou-se que a Internet foi um evento que motivou a reestruturação da gestão de segurança eletrônica, levando em consideração os novos riscos e oportunidades de atuar em rede pública. Os três bancos possuem medidas de gestão de segurança que atendem às três camadas: física, lógica e humana, e aos 10 domínios da gestão de segurança eletrônica, com foco especial no canal Internet Banking.porInternetInternet bankingComputadores - Medidas de segurançaSistemas de segurançaComputadores - Medidas de segurançaAdministração de empresasBancos virtuais - Medidas de segurançaInternet - Medidas de segurançaComputadores - Medidas de segurançaSistemas de transmissão de dados - Medidas de segurançaSistemas eletrônicos - Medidas de segurançaGestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL67929.pdf67929.pdfPDFapplication/pdf863262https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8f6ac735-a74f-4345-b8ef-fb4f7da846e2/downloadaf6369064f92cf837f8a8e4cf9aa7ac4MD53TEXT67929.pdf.txt67929.pdf.txtExtracted texttext/plain103395https://repositorio.fgv.br/bitstreams/93af223f-341f-437f-a6ef-18e2992d0385/downloadb85cc8233ef1902dfa1b8f330a8c7e23MD58THUMBNAIL67929.pdf.jpg67929.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5467https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cddd1ae5-6276-49c4-8818-a08eb074c833/download2313851aee8ea7225191fbade7411901MD5910438/23392023-11-08 00:53:49.796open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/2339https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T00:53:49Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
title Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
spellingShingle Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
Adachi, Tomi
Internet
Internet banking
Computadores - Medidas de segurança
Sistemas de segurança
Computadores - Medidas de segurança
Administração de empresas
Bancos virtuais - Medidas de segurança
Internet - Medidas de segurança
Computadores - Medidas de segurança
Sistemas de transmissão de dados - Medidas de segurança
Sistemas eletrônicos - Medidas de segurança
title_short Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
title_full Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
title_fullStr Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
title_full_unstemmed Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
title_sort Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros
author Adachi, Tomi
author_facet Adachi, Tomi
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Adachi, Tomi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz, Eduardo Henrique
contributor_str_mv Diniz, Eduardo Henrique
dc.subject.eng.fl_str_mv Internet
Internet banking
topic Internet
Internet banking
Computadores - Medidas de segurança
Sistemas de segurança
Computadores - Medidas de segurança
Administração de empresas
Bancos virtuais - Medidas de segurança
Internet - Medidas de segurança
Computadores - Medidas de segurança
Sistemas de transmissão de dados - Medidas de segurança
Sistemas eletrônicos - Medidas de segurança
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores - Medidas de segurança
Sistemas de segurança
Computadores - Medidas de segurança
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Bancos virtuais - Medidas de segurança
Internet - Medidas de segurança
Computadores - Medidas de segurança
Sistemas de transmissão de dados - Medidas de segurança
Sistemas eletrônicos - Medidas de segurança
description Este trabalho tem como objetivo criar um material de referência sobre a gestão de segurança em Internet Banking, oferecendo ao administrador uma visão gerencial, mesmo que não tenha conhecimento prévio de tecnologia. A partir do estudo de três casos de bancos, com atuação no Brasil (dois privados, um nacional e um estrangeiro, e uma terceira instituição financeira pública), levantou-se que a Internet foi um evento que motivou a reestruturação da gestão de segurança eletrônica, levando em consideração os novos riscos e oportunidades de atuar em rede pública. Os três bancos possuem medidas de gestão de segurança que atendem às três camadas: física, lógica e humana, e aos 10 domínios da gestão de segurança eletrônica, com foco especial no canal Internet Banking.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ADACHI, Tomi. Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2339
identifier_str_mv ADACHI, Tomi. Gestão de segurança em internet banking: estudo de casos brasileiros. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
url http://hdl.handle.net/10438/2339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8f6ac735-a74f-4345-b8ef-fb4f7da846e2/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/93af223f-341f-437f-a6ef-18e2992d0385/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/cddd1ae5-6276-49c4-8818-a08eb074c833/download
bitstream.checksum.fl_str_mv af6369064f92cf837f8a8e4cf9aa7ac4
b85cc8233ef1902dfa1b8f330a8c7e23
2313851aee8ea7225191fbade7411901
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1827842446386528256