Alternativa à tarifa zero como política pública de subsídios ao transporte coletivo
Ano de defesa: | 2024 |
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Resumo: | O documento explora alternativas à tarifa zero como política pública de subsídios ao transporte coletivo. O trabalho aborda a dinâmica da mobilidade urbana, focando na distribuição entre modos de transporte não motorizados e motorizados, refletindo sobre as infraestruturas, políticas públicas e fatores socioeconômicos que influenciam os padrões de deslocamento nas áreas urbanas. Analisa-se o impacto da COVID-19 na mobilidade urbana, evidenciando a redução de usuários de transporte coletivo e o envelhecimento da frota de ônibus, diante dos quais diversos municípios optaram por subsidiar o transporte coletivo para manter a acessibilidade dos serviços. A pesquisa compara a eficácia de políticas de tarifa zero e subsídios direcionados a usuários de baixa renda em São Caetano do Sul e Caxias do Sul, bem como em uma amostra de 22 dos maiores municípios brasileiros, analisando quatro aspectos principais: equidade, sustentabilidade financeira, impactos econômicos e institucionais. O estudo indica que políticas de tarifa zero podem reduzir a desigualdade de acesso ao transporte público, mas sugere que subsídios direcionados a usuários de baixa renda podem ser mais efetivos nesse aspecto. A análise da sustentabilidade financeira revela que a implementação de tarifa zero demanda um investimento significativo dos municípios, levantando questões sobre a viabilidade a longo prazo. Os impactos econômicos da tarifa zero, comparados aos subsídios para famílias de baixa renda, demonstram benefícios potenciais em termos de acesso a oportunidades de emprego, mas também possíveis desvantagens relacionadas à saúde pública e sustentabilidade ambiental, devido à substituição do transporte ativo por ônibus. O trabalho sugere que a efetividade das políticas públicas de transporte coletivo deve considerar diversos fatores, incluindo saúde, meio ambiente e economia, para garantir que os benefícios sociais superem os custos indiretos. |
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Costa, Matheus GregoriniGolla, Marcelo RenanKassab, PedroEscolas::EAESPOliva, Bruno TeodoroTorres, Ricardo EzequielSampaio, Joelson Oliveira2024-04-18T11:47:47Z2024-04-18T11:47:47Z2024-03-11https://hdl.handle.net/10438/35212O documento explora alternativas à tarifa zero como política pública de subsídios ao transporte coletivo. O trabalho aborda a dinâmica da mobilidade urbana, focando na distribuição entre modos de transporte não motorizados e motorizados, refletindo sobre as infraestruturas, políticas públicas e fatores socioeconômicos que influenciam os padrões de deslocamento nas áreas urbanas. Analisa-se o impacto da COVID-19 na mobilidade urbana, evidenciando a redução de usuários de transporte coletivo e o envelhecimento da frota de ônibus, diante dos quais diversos municípios optaram por subsidiar o transporte coletivo para manter a acessibilidade dos serviços. A pesquisa compara a eficácia de políticas de tarifa zero e subsídios direcionados a usuários de baixa renda em São Caetano do Sul e Caxias do Sul, bem como em uma amostra de 22 dos maiores municípios brasileiros, analisando quatro aspectos principais: equidade, sustentabilidade financeira, impactos econômicos e institucionais. O estudo indica que políticas de tarifa zero podem reduzir a desigualdade de acesso ao transporte público, mas sugere que subsídios direcionados a usuários de baixa renda podem ser mais efetivos nesse aspecto. A análise da sustentabilidade financeira revela que a implementação de tarifa zero demanda um investimento significativo dos municípios, levantando questões sobre a viabilidade a longo prazo. Os impactos econômicos da tarifa zero, comparados aos subsídios para famílias de baixa renda, demonstram benefícios potenciais em termos de acesso a oportunidades de emprego, mas também possíveis desvantagens relacionadas à saúde pública e sustentabilidade ambiental, devido à substituição do transporte ativo por ônibus. O trabalho sugere que a efetividade das políticas públicas de transporte coletivo deve considerar diversos fatores, incluindo saúde, meio ambiente e economia, para garantir que os benefícios sociais superem os custos indiretos.The document explores alternatives to zero-fare as a public policy for subsidies to collective transportation. The work addresses the dynamics of urban mobility, focusing on the distribution between non-motorized and motorized modes of transport, reflecting on infrastructures, public policies, and socioeconomic factors that influence displacement patterns in urban areas. It analyzes the impact of COVID-19 on urban mobility, highlighting the reduction of collective transportation users and the aging of the bus fleet, in response to which several municipalities have chosen to subsidize collective transportation to maintain service accessibility. The research compares the effectiveness of zero-fare policies and subsidies targeted at low-income users in São Caetano do Sul and Caxias do Sul, as well as in a sample of 22 of the largest Brazilian municipalities, analyzing four main aspects: equity, financial sustainability, economic and institutional impacts. The study indicates that zero-fare policies can reduce inequality of access to public transportation, but suggests that subsidies targeted at low-income users may be more effective in this regard. The analysis of financial sustainability reveals that the implementation of a zero-fare demands significant investment from municipalities, raising questions about long-term viability. The economic impacts of zero-fare, compared to subsidies for low-income families, demonstrate potential benefits in terms of access to employment opportunities, but also possible disadvantages related to public health and environmental sustainability, due to the substitution of active transport by buses. The work suggests that the effectiveness of public policies for collective transportation should consider various factors, including health, environment, and economy, to ensure that social benefits outweigh the indirect costs.porTransportes coletivosPolítica de transporte urbanoTransporte urbano - TarifasTransporte e EstadoCollective transportationPublic policy for urban transportationUrban transportation - fareTransportation and stateAdministração públicaTransportes coletivosPolítica de transporte urbanoTransporte urbano - TarifasTransporte e EstadoAlternativa à tarifa zero como política pública de subsídios ao transporte coletivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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O documento explora alternativas à tarifa zero como política pública de subsídios ao transporte coletivo. O trabalho aborda a dinâmica da mobilidade urbana, focando na distribuição entre modos de transporte não motorizados e motorizados, refletindo sobre as infraestruturas, políticas públicas e fatores socioeconômicos que influenciam os padrões de deslocamento nas áreas urbanas. Analisa-se o impacto da COVID-19 na mobilidade urbana, evidenciando a redução de usuários de transporte coletivo e o envelhecimento da frota de ônibus, diante dos quais diversos municípios optaram por subsidiar o transporte coletivo para manter a acessibilidade dos serviços. A pesquisa compara a eficácia de políticas de tarifa zero e subsídios direcionados a usuários de baixa renda em São Caetano do Sul e Caxias do Sul, bem como em uma amostra de 22 dos maiores municípios brasileiros, analisando quatro aspectos principais: equidade, sustentabilidade financeira, impactos econômicos e institucionais. O estudo indica que políticas de tarifa zero podem reduzir a desigualdade de acesso ao transporte público, mas sugere que subsídios direcionados a usuários de baixa renda podem ser mais efetivos nesse aspecto. A análise da sustentabilidade financeira revela que a implementação de tarifa zero demanda um investimento significativo dos municípios, levantando questões sobre a viabilidade a longo prazo. Os impactos econômicos da tarifa zero, comparados aos subsídios para famílias de baixa renda, demonstram benefícios potenciais em termos de acesso a oportunidades de emprego, mas também possíveis desvantagens relacionadas à saúde pública e sustentabilidade ambiental, devido à substituição do transporte ativo por ônibus. O trabalho sugere que a efetividade das políticas públicas de transporte coletivo deve considerar diversos fatores, incluindo saúde, meio ambiente e economia, para garantir que os benefícios sociais superem os custos indiretos. |
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