Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/10438/29065 |
Resumo: | Objetivo – Esse estudo propõe-se a identificar as competências de liderança valorizadas por gerentes em um Banco Público Federal, no contexto da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia – Adota-se uma abordagem qualitativa para atingir o objetivo do estudo. Foram entrevistados 16 gestores da organização, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada, e a análise de conteúdo. Resultados – Competências comportamentais foram identificadas, sendo valorizadas a partir do contexto organizacional, da diferença entre o papel de líder e gerente, e das características do banco enquanto empresa pública. Além disso, os estilos de liderança transformacional e servil se mostraram complementares na busca pela motivação e desempenho individual dos liderados. Limitações – A principal limitação da pesquisa é que se limita a uma região no Estado do Rio de Janeiro, com características específicas. Adicionalmente, não se estuda a percepção de liderados, limitando-se à perspectiva de líderes. Contribuições práticas – A partir dos resultados, é possível identificar competências necessárias para o desempenho da liderança. Sendo assim, a adoção de uma postura proativa no desenvolvimento de líderes pode representar uma importante ferramenta estratégica. Contribuições sociais – Ao identificar competências de liderança, as organizações podem atuar na construção social de ambientes mais propensos à satisfação de equipes de trabalho e suscetíveis ao bem-estar de empregados. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este estudo agrega à área de estudos das competências de liderança, pelo contexto de uma empresa pública na região do Estado do Rio de Janeiro. |
id |
FGV_504460c31f60db1b6de1812c29e8640e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/29065 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Diego dos SantosEscolas::EBAPECosta, Isabel de Sá Affonso daOliveira, Lucia Barbosa deIrigaray, Hélio Arthur2020-05-08T20:17:02Z2020-05-08T20:17:02Z2020-05-08https://hdl.handle.net/10438/29065Objetivo – Esse estudo propõe-se a identificar as competências de liderança valorizadas por gerentes em um Banco Público Federal, no contexto da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia – Adota-se uma abordagem qualitativa para atingir o objetivo do estudo. Foram entrevistados 16 gestores da organização, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada, e a análise de conteúdo. Resultados – Competências comportamentais foram identificadas, sendo valorizadas a partir do contexto organizacional, da diferença entre o papel de líder e gerente, e das características do banco enquanto empresa pública. Além disso, os estilos de liderança transformacional e servil se mostraram complementares na busca pela motivação e desempenho individual dos liderados. Limitações – A principal limitação da pesquisa é que se limita a uma região no Estado do Rio de Janeiro, com características específicas. Adicionalmente, não se estuda a percepção de liderados, limitando-se à perspectiva de líderes. Contribuições práticas – A partir dos resultados, é possível identificar competências necessárias para o desempenho da liderança. Sendo assim, a adoção de uma postura proativa no desenvolvimento de líderes pode representar uma importante ferramenta estratégica. Contribuições sociais – Ao identificar competências de liderança, as organizações podem atuar na construção social de ambientes mais propensos à satisfação de equipes de trabalho e suscetíveis ao bem-estar de empregados. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este estudo agrega à área de estudos das competências de liderança, pelo contexto de uma empresa pública na região do Estado do Rio de Janeiro.Objective - This study intends to identify leadership skills valued by managers at Public Bank, without the context of Baixada Fluminense, in the State of Rio de Janeiro. Methodology - A qualitative approach is adopted to achieve the objective of the study. Sixteen managers of the organization were interviewed, using semi-structured interviews and content analysis as the predominant data collection technique. Results - Behavioral competences were identified, being valued in the organizational context, in the difference between the role of leader and manager and the characteristics of the bank as a public company. In addition, transformational leadership styles and the server are complementary in the search for motivation and individual performance of leaders. Limitations - The main limitation of the research is that it limits a region in the State of Rio de Janeiro, with specific characteristics. Additionally, do not study the perception of leaders, limiting it to the perspective of leaders. Practical Contributions - Based on the results, it is possible to identify the needs necessary for the performance of the leadership. Thus, adopting a proactive stance in the development of leaders can execute an important strategic tool. Social Contributions - When identifying leadership skills, how to participate in social construction activities in environments more prone to the satisfaction of work teams and susceptible to the well-being of employees. Originality - To our knowledge, this study adds to the area of studies on leadership skills, in the context of a public company in the region of the State of Rio de Janeiro.porCompetênciasLiderançaAdministração BancáriaLiderança ServilBanco PúblicoConcorrênciaSkillsLeadershipPublic BankServant LeadershipAdministração de empresasAdministração de empresasLiderançaConcorrênciaAdministração bancáriaCompetências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-02-20reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.jpgDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1487http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.jpg930e5854bbae6f0846277c634dd62dbeMD54TEXTDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.txtDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain159610http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.txt25cd4d9645419f6bf7eec3b7e6a04146MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/2/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdfDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdfArquivo Principalapplication/pdf696213http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf0d407ea805efc0fae211de3aeb776abeMD5110438/290652020-05-08 17:41:07.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ório InstitucionalPRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro |
title |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro Teixeira, Diego dos Santos Competências Liderança Administração Bancária Liderança Servil Banco Público Concorrência Skills Leadership Public Bank Servant Leadership Administração de empresas Administração de empresas Liderança Concorrência Administração bancária |
title_short |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro |
title_full |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro |
title_sort |
Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro |
author |
Teixeira, Diego dos Santos |
author_facet |
Teixeira, Diego dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Costa, Isabel de Sá Affonso da Oliveira, Lucia Barbosa de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Diego dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Irigaray, Hélio Arthur |
contributor_str_mv |
Irigaray, Hélio Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Liderança Administração Bancária Liderança Servil Banco Público Concorrência |
topic |
Competências Liderança Administração Bancária Liderança Servil Banco Público Concorrência Skills Leadership Public Bank Servant Leadership Administração de empresas Administração de empresas Liderança Concorrência Administração bancária |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Skills Leadership Public Bank Servant Leadership |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Liderança Concorrência Administração bancária |
description |
Objetivo – Esse estudo propõe-se a identificar as competências de liderança valorizadas por gerentes em um Banco Público Federal, no contexto da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia – Adota-se uma abordagem qualitativa para atingir o objetivo do estudo. Foram entrevistados 16 gestores da organização, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada, e a análise de conteúdo. Resultados – Competências comportamentais foram identificadas, sendo valorizadas a partir do contexto organizacional, da diferença entre o papel de líder e gerente, e das características do banco enquanto empresa pública. Além disso, os estilos de liderança transformacional e servil se mostraram complementares na busca pela motivação e desempenho individual dos liderados. Limitações – A principal limitação da pesquisa é que se limita a uma região no Estado do Rio de Janeiro, com características específicas. Adicionalmente, não se estuda a percepção de liderados, limitando-se à perspectiva de líderes. Contribuições práticas – A partir dos resultados, é possível identificar competências necessárias para o desempenho da liderança. Sendo assim, a adoção de uma postura proativa no desenvolvimento de líderes pode representar uma importante ferramenta estratégica. Contribuições sociais – Ao identificar competências de liderança, as organizações podem atuar na construção social de ambientes mais propensos à satisfação de equipes de trabalho e suscetíveis ao bem-estar de empregados. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este estudo agrega à área de estudos das competências de liderança, pelo contexto de uma empresa pública na região do Estado do Rio de Janeiro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-08T20:17:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-08T20:17:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/29065 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/29065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.jpg http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.txt http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/2/license.txt http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
930e5854bbae6f0846277c634dd62dbe 25cd4d9645419f6bf7eec3b7e6a04146 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 0d407ea805efc0fae211de3aeb776abe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1742146284822724608 |