Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Teixeira, Diego dos Santos
Orientador(a): Irigaray, Hélio Arthur
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/29065
Resumo: Objetivo – Esse estudo propõe-se a identificar as competências de liderança valorizadas por gerentes em um Banco Público Federal, no contexto da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia – Adota-se uma abordagem qualitativa para atingir o objetivo do estudo. Foram entrevistados 16 gestores da organização, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada, e a análise de conteúdo. Resultados – Competências comportamentais foram identificadas, sendo valorizadas a partir do contexto organizacional, da diferença entre o papel de líder e gerente, e das características do banco enquanto empresa pública. Além disso, os estilos de liderança transformacional e servil se mostraram complementares na busca pela motivação e desempenho individual dos liderados. Limitações – A principal limitação da pesquisa é que se limita a uma região no Estado do Rio de Janeiro, com características específicas. Adicionalmente, não se estuda a percepção de liderados, limitando-se à perspectiva de líderes. Contribuições práticas – A partir dos resultados, é possível identificar competências necessárias para o desempenho da liderança. Sendo assim, a adoção de uma postura proativa no desenvolvimento de líderes pode representar uma importante ferramenta estratégica. Contribuições sociais – Ao identificar competências de liderança, as organizações podem atuar na construção social de ambientes mais propensos à satisfação de equipes de trabalho e suscetíveis ao bem-estar de empregados. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este estudo agrega à área de estudos das competências de liderança, pelo contexto de uma empresa pública na região do Estado do Rio de Janeiro.
id FGV_504460c31f60db1b6de1812c29e8640e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/29065
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Teixeira, Diego dos SantosEscolas::EBAPECosta, Isabel de Sá Affonso daOliveira, Lucia Barbosa deIrigaray, Hélio Arthur2020-05-08T20:17:02Z2020-05-08T20:17:02Z2020-05-08https://hdl.handle.net/10438/29065Objetivo – Esse estudo propõe-se a identificar as competências de liderança valorizadas por gerentes em um Banco Público Federal, no contexto da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia – Adota-se uma abordagem qualitativa para atingir o objetivo do estudo. Foram entrevistados 16 gestores da organização, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada, e a análise de conteúdo. Resultados – Competências comportamentais foram identificadas, sendo valorizadas a partir do contexto organizacional, da diferença entre o papel de líder e gerente, e das características do banco enquanto empresa pública. Além disso, os estilos de liderança transformacional e servil se mostraram complementares na busca pela motivação e desempenho individual dos liderados. Limitações – A principal limitação da pesquisa é que se limita a uma região no Estado do Rio de Janeiro, com características específicas. Adicionalmente, não se estuda a percepção de liderados, limitando-se à perspectiva de líderes. Contribuições práticas – A partir dos resultados, é possível identificar competências necessárias para o desempenho da liderança. Sendo assim, a adoção de uma postura proativa no desenvolvimento de líderes pode representar uma importante ferramenta estratégica. Contribuições sociais – Ao identificar competências de liderança, as organizações podem atuar na construção social de ambientes mais propensos à satisfação de equipes de trabalho e suscetíveis ao bem-estar de empregados. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este estudo agrega à área de estudos das competências de liderança, pelo contexto de uma empresa pública na região do Estado do Rio de Janeiro.Objective - This study intends to identify leadership skills valued by managers at Public Bank, without the context of Baixada Fluminense, in the State of Rio de Janeiro. Methodology - A qualitative approach is adopted to achieve the objective of the study. Sixteen managers of the organization were interviewed, using semi-structured interviews and content analysis as the predominant data collection technique. Results - Behavioral competences were identified, being valued in the organizational context, in the difference between the role of leader and manager and the characteristics of the bank as a public company. In addition, transformational leadership styles and the server are complementary in the search for motivation and individual performance of leaders. Limitations - The main limitation of the research is that it limits a region in the State of Rio de Janeiro, with specific characteristics. Additionally, do not study the perception of leaders, limiting it to the perspective of leaders. Practical Contributions - Based on the results, it is possible to identify the needs necessary for the performance of the leadership. Thus, adopting a proactive stance in the development of leaders can execute an important strategic tool. Social Contributions - When identifying leadership skills, how to participate in social construction activities in environments more prone to the satisfaction of work teams and susceptible to the well-being of employees. Originality - To our knowledge, this study adds to the area of studies on leadership skills, in the context of a public company in the region of the State of Rio de Janeiro.porCompetênciasLiderançaAdministração BancáriaLiderança ServilBanco PúblicoConcorrênciaSkillsLeadershipPublic BankServant LeadershipAdministração de empresasAdministração de empresasLiderançaConcorrênciaAdministração bancáriaCompetências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-02-20reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.jpgDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1487http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.jpg930e5854bbae6f0846277c634dd62dbeMD54TEXTDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.txtDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain159610http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.txt25cd4d9645419f6bf7eec3b7e6a04146MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/2/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdfDISSERTAÇÃO_Versão Final_DIEGO TEIXEIRA.pdfArquivo Principalapplication/pdf696213http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf0d407ea805efc0fae211de3aeb776abeMD5110438/290652020-05-08 17:41:07.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ório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
title Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
spellingShingle Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
Teixeira, Diego dos Santos
Competências
Liderança
Administração Bancária
Liderança Servil
Banco Público
Concorrência
Skills
Leadership
Public Bank
Servant Leadership
Administração de empresas
Administração de empresas
Liderança
Concorrência
Administração bancária
title_short Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
title_full Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
title_fullStr Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
title_sort Competências de liderança sob a ótica da alta gestão: uma abordagem qualitativa dos comportamentos e capacidades de líderes em um banco público no Rio de Janeiro
author Teixeira, Diego dos Santos
author_facet Teixeira, Diego dos Santos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Costa, Isabel de Sá Affonso da
Oliveira, Lucia Barbosa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Diego dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irigaray, Hélio Arthur
contributor_str_mv Irigaray, Hélio Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Liderança
Administração Bancária
Liderança Servil
Banco Público
Concorrência
topic Competências
Liderança
Administração Bancária
Liderança Servil
Banco Público
Concorrência
Skills
Leadership
Public Bank
Servant Leadership
Administração de empresas
Administração de empresas
Liderança
Concorrência
Administração bancária
dc.subject.eng.fl_str_mv Skills
Leadership
Public Bank
Servant Leadership
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Administração de empresas
Liderança
Concorrência
Administração bancária
description Objetivo – Esse estudo propõe-se a identificar as competências de liderança valorizadas por gerentes em um Banco Público Federal, no contexto da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia – Adota-se uma abordagem qualitativa para atingir o objetivo do estudo. Foram entrevistados 16 gestores da organização, tendo como técnica de coleta de dados predominante a entrevista semiestruturada, e a análise de conteúdo. Resultados – Competências comportamentais foram identificadas, sendo valorizadas a partir do contexto organizacional, da diferença entre o papel de líder e gerente, e das características do banco enquanto empresa pública. Além disso, os estilos de liderança transformacional e servil se mostraram complementares na busca pela motivação e desempenho individual dos liderados. Limitações – A principal limitação da pesquisa é que se limita a uma região no Estado do Rio de Janeiro, com características específicas. Adicionalmente, não se estuda a percepção de liderados, limitando-se à perspectiva de líderes. Contribuições práticas – A partir dos resultados, é possível identificar competências necessárias para o desempenho da liderança. Sendo assim, a adoção de uma postura proativa no desenvolvimento de líderes pode representar uma importante ferramenta estratégica. Contribuições sociais – Ao identificar competências de liderança, as organizações podem atuar na construção social de ambientes mais propensos à satisfação de equipes de trabalho e suscetíveis ao bem-estar de empregados. Originalidade – Pelo nosso conhecimento, este estudo agrega à área de estudos das competências de liderança, pelo contexto de uma empresa pública na região do Estado do Rio de Janeiro.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-08T20:17:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-08T20:17:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29065
url https://hdl.handle.net/10438/29065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/2/license.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29065/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Vers%c3%a3o%20Final_DIEGO%20TEIXEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 930e5854bbae6f0846277c634dd62dbe
25cd4d9645419f6bf7eec3b7e6a04146
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
0d407ea805efc0fae211de3aeb776abe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146284822724608