Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10438/5585 |
Resumo: | Este estudo visa contribuir para um maior entendimento de um fenômeno atual que atinge a indústria de aparelhos celulares. Ao que se percebe, as forças que regem a indústria têm se modificado nos últimos anos, favorecendo estruturas desverticalizadas. Tal fenômeno pode vir a mudar toda cadeia de valor num futuro próximo, favorecendo a entrada de novas empresas, ao mesmo tempo que criando desafios aos tradicionais participantes desse mercado. O trabalho procura identificar as relações causais entre verticalização e competitividade para a indústria de aparelhos celulares no Brasil. Para tanto, foram analisados dois casos contrastantes: o de modelo tradicional (Motorola); e outro de modelo inovador em sua concepção da cadeia de valor (Gradiente). Através do estabelecimento de pressupostos teóricos, foi adotada a técnica de adequação ao padrão de variáveis dependentes. A coleta de dados foi extensa, incluindo entrevistas com representantes-chave da indústria, questionários estruturados, análise de documentos e observação participante. Em função da análise das variáveis externas, criaram-se os fundamentos para se perceber como as forças podem favorecer, ou não, a verticalização. Tal análise foi feita utilizando-se as teorias de amadurecimento da indústria, verticalização e cinco forças da indústria. Em seguida, foi feito um mapeamento da cadeia de valor do setor no Brasil, utilizando os conceitos de cadeia de valor, para se definir o modelo de negócio de cada um dos casos analisados. Por fim, foram analisadas as estratégias de cada um dos modelos de negócio para se perceber qual das estratégias seria mais adequada ao momento que a indústria vive, bem como das restrições criadas pela indústria no momento, no mercado brasileiro. Nesse ponto, foram utilizadas como referência as teorias de estratégias genéricas, RBV, cadeia de fornecedores, disruptura e objetivos de desempenho em operações. O setor passa por mudanças significativas que podem alterar completamente as regras anteriormente estabelecidas. Algumas das evidências encontradas foram o amadurecimento do mercado que se aproxima, a difusão de tecnologia proprietária, a modularização das arquiteturas de produto, a baixa especificidade dos ativos, a possibilidade de compra de escala de terceiros, a diminuição dos custos de coordenação - promovida pela massificação dos meios de comunicação modernos -, surgimento de players de nicho, comoditização de uma grande parte dos segmentos de mercado, barreiras de entrada baixas para novos competidores e poderosos compradores que têm interesse no fomento de novos fornecedores. |
id |
FGV_5d89db84968143f4eae29728d58694f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/5585 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Fabio CastanheiraEscolas::EAESPDi Serio, Luiz Carlos2010-04-20T20:20:06Z2010-04-20T20:20:06Z2007-12-18RIBEIRO, Fabio Castanheira. Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007.http://hdl.handle.net/10438/5585Este estudo visa contribuir para um maior entendimento de um fenômeno atual que atinge a indústria de aparelhos celulares. Ao que se percebe, as forças que regem a indústria têm se modificado nos últimos anos, favorecendo estruturas desverticalizadas. Tal fenômeno pode vir a mudar toda cadeia de valor num futuro próximo, favorecendo a entrada de novas empresas, ao mesmo tempo que criando desafios aos tradicionais participantes desse mercado. O trabalho procura identificar as relações causais entre verticalização e competitividade para a indústria de aparelhos celulares no Brasil. Para tanto, foram analisados dois casos contrastantes: o de modelo tradicional (Motorola); e outro de modelo inovador em sua concepção da cadeia de valor (Gradiente). Através do estabelecimento de pressupostos teóricos, foi adotada a técnica de adequação ao padrão de variáveis dependentes. A coleta de dados foi extensa, incluindo entrevistas com representantes-chave da indústria, questionários estruturados, análise de documentos e observação participante. Em função da análise das variáveis externas, criaram-se os fundamentos para se perceber como as forças podem favorecer, ou não, a verticalização. Tal análise foi feita utilizando-se as teorias de amadurecimento da indústria, verticalização e cinco forças da indústria. Em seguida, foi feito um mapeamento da cadeia de valor do setor no Brasil, utilizando os conceitos de cadeia de valor, para se definir o modelo de negócio de cada um dos casos analisados. Por fim, foram analisadas as estratégias de cada um dos modelos de negócio para se perceber qual das estratégias seria mais adequada ao momento que a indústria vive, bem como das restrições criadas pela indústria no momento, no mercado brasileiro. Nesse ponto, foram utilizadas como referência as teorias de estratégias genéricas, RBV, cadeia de fornecedores, disruptura e objetivos de desempenho em operações. O setor passa por mudanças significativas que podem alterar completamente as regras anteriormente estabelecidas. Algumas das evidências encontradas foram o amadurecimento do mercado que se aproxima, a difusão de tecnologia proprietária, a modularização das arquiteturas de produto, a baixa especificidade dos ativos, a possibilidade de compra de escala de terceiros, a diminuição dos custos de coordenação - promovida pela massificação dos meios de comunicação modernos -, surgimento de players de nicho, comoditização de uma grande parte dos segmentos de mercado, barreiras de entrada baixas para novos competidores e poderosos compradores que têm interesse no fomento de novos fornecedores.porGestão da cadeia de suprimentos logística e operaçõesModelos de negócioCelularInovaçãoCompetitividadeCadeia de valorVerticalizaçãoEstratégiaAdministração de empresasTelefonia celular - BrasilIntegração verticalCompetitividade industrialInovações tecnológicasCadeia de valorPlanejamento estratégicoVerticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL176594.pdfapplication/pdf7152473https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3f69655d-f354-4bd1-8bc3-8d87db76ddf7/download9ec94c147af5e2f0cce94345b1852623MD51TEXT176594.pdf.txt176594.pdf.txtExtracted texttext/plain102639https://repositorio.fgv.br/bitstreams/755c936b-fc3d-416a-beaf-7b1d67d52c27/downloade28b330033eb00e56ed7e257baba14beMD56THUMBNAIL176594.pdf.jpg176594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2724https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6172013e-ea1b-41e5-8c0d-e13c2d4f83f2/download1e7458720fc2287d8b99fa6fe25e5e6eMD5710438/55852023-11-09 14:40:25.225open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/5585https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T14:40:25Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado |
title |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado |
spellingShingle |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado Ribeiro, Fabio Castanheira Gestão da cadeia de suprimentos logística e operações Modelos de negócio Celular Inovação Competitividade Cadeia de valor Verticalização Estratégia Administração de empresas Telefonia celular - Brasil Integração vertical Competitividade industrial Inovações tecnológicas Cadeia de valor Planejamento estratégico |
title_short |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado |
title_full |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado |
title_fullStr |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado |
title_full_unstemmed |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado |
title_sort |
Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado |
author |
Ribeiro, Fabio Castanheira |
author_facet |
Ribeiro, Fabio Castanheira |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fabio Castanheira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Di Serio, Luiz Carlos |
contributor_str_mv |
Di Serio, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da cadeia de suprimentos logística e operações Modelos de negócio Celular Inovação Competitividade Cadeia de valor Verticalização Estratégia |
topic |
Gestão da cadeia de suprimentos logística e operações Modelos de negócio Celular Inovação Competitividade Cadeia de valor Verticalização Estratégia Administração de empresas Telefonia celular - Brasil Integração vertical Competitividade industrial Inovações tecnológicas Cadeia de valor Planejamento estratégico |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Telefonia celular - Brasil Integração vertical Competitividade industrial Inovações tecnológicas Cadeia de valor Planejamento estratégico |
description |
Este estudo visa contribuir para um maior entendimento de um fenômeno atual que atinge a indústria de aparelhos celulares. Ao que se percebe, as forças que regem a indústria têm se modificado nos últimos anos, favorecendo estruturas desverticalizadas. Tal fenômeno pode vir a mudar toda cadeia de valor num futuro próximo, favorecendo a entrada de novas empresas, ao mesmo tempo que criando desafios aos tradicionais participantes desse mercado. O trabalho procura identificar as relações causais entre verticalização e competitividade para a indústria de aparelhos celulares no Brasil. Para tanto, foram analisados dois casos contrastantes: o de modelo tradicional (Motorola); e outro de modelo inovador em sua concepção da cadeia de valor (Gradiente). Através do estabelecimento de pressupostos teóricos, foi adotada a técnica de adequação ao padrão de variáveis dependentes. A coleta de dados foi extensa, incluindo entrevistas com representantes-chave da indústria, questionários estruturados, análise de documentos e observação participante. Em função da análise das variáveis externas, criaram-se os fundamentos para se perceber como as forças podem favorecer, ou não, a verticalização. Tal análise foi feita utilizando-se as teorias de amadurecimento da indústria, verticalização e cinco forças da indústria. Em seguida, foi feito um mapeamento da cadeia de valor do setor no Brasil, utilizando os conceitos de cadeia de valor, para se definir o modelo de negócio de cada um dos casos analisados. Por fim, foram analisadas as estratégias de cada um dos modelos de negócio para se perceber qual das estratégias seria mais adequada ao momento que a indústria vive, bem como das restrições criadas pela indústria no momento, no mercado brasileiro. Nesse ponto, foram utilizadas como referência as teorias de estratégias genéricas, RBV, cadeia de fornecedores, disruptura e objetivos de desempenho em operações. O setor passa por mudanças significativas que podem alterar completamente as regras anteriormente estabelecidas. Algumas das evidências encontradas foram o amadurecimento do mercado que se aproxima, a difusão de tecnologia proprietária, a modularização das arquiteturas de produto, a baixa especificidade dos ativos, a possibilidade de compra de escala de terceiros, a diminuição dos custos de coordenação - promovida pela massificação dos meios de comunicação modernos -, surgimento de players de nicho, comoditização de uma grande parte dos segmentos de mercado, barreiras de entrada baixas para novos competidores e poderosos compradores que têm interesse no fomento de novos fornecedores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:20:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, Fabio Castanheira. Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/5585 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Fabio Castanheira. Verticalização e competitividade em modelos de negócio no setor de aparelhos celulares no Brasil: um estudo comparado. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/5585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3f69655d-f354-4bd1-8bc3-8d87db76ddf7/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/755c936b-fc3d-416a-beaf-7b1d67d52c27/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/6172013e-ea1b-41e5-8c0d-e13c2d4f83f2/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ec94c147af5e2f0cce94345b1852623 e28b330033eb00e56ed7e257baba14be 1e7458720fc2287d8b99fa6fe25e5e6e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799582989849460736 |