Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Nascimento Neto, Mário Alves
Orientador(a): Barki, Edgard Elie Roger
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/30402
Resumo: No Brasil, o mercado consumidor de baixa renda representa, aproximadamente, cerca de US$ 190 bilhões. A competitividade cada vez mais acirrada entre os varejistas favorecem os consumidores com oferta de produtos e serviços cada vez melhores. Nesse contexto, os varejistas nacionais consolidam seu processo de interiorização e passam a competir em todo o território nacional com redes de varejo regionais e locais. Assim, torna-se relevante entender com mais profundidade qual a percepção dos consumidores em relação a essas lojas e como as estratégias de marketing influenciam a intenção de escolha de uma loja em detrimento de outra. A presente pesquisa tem como objetivo geral, analisar as diferenças de percepções dos consumidores entre varejistas de móveis e eletrodomésticos nacionais, regionais e locais em relação a características do mix de marketing, imagem de loja, ambiente de loja e crowding que têm efeito sobre store patronage intention. O estudo é de caráter quantitativo e exploratório, no qual foi utilizado o método survey para a coleta dos dados, com 196 respondentes no município de Bragança, no Estado do Pará, no Brasil. Através da ANOVA de um fator e do teste de Kruskal-Wallis, os resultados de comparação entre as lojas evidenciaram que a loja nacional se destaca em todos os preditores analisados (percepções de qualidade de serviço, variedade de produtos, preço, imagem de loja, ambiente de loja e crowding), apesar de atuar há apenas um ano na região. A loja regional apresenta store patronage intention equivalente à loja nacional e se encontra em posição intermediária na percepção dos consumidores de baixa renda, seguida pela loja local, que ficou em último lugar. Por meio da regressão múltipla foram identificados, em ordem de importância para o modelo, os fatores de ambiente de loja, imagem de loja e preço que afetam o store patronage intention na percepção dos consumidores na base da pirâmide econômica. Os resultados obtidos contribuem para o entendimento da competição entre os tipos de loja e a elaboração de estratégias visando aumentar a competitividade dos varejistas.
id FGV_6a0a7f8e0ff13f8bf3f4a5a7af181a2c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30402
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Nascimento Neto, Mário AlvesEscolas::EAESPCosta, Everaldo Marcelo Souza daParente, Juracy GomesMorgado, Maurício GerbaudoBarki, Edgard Elie Roger2021-04-23T19:21:17Z2021-04-23T19:21:17Z2021-03https://hdl.handle.net/10438/30402No Brasil, o mercado consumidor de baixa renda representa, aproximadamente, cerca de US$ 190 bilhões. A competitividade cada vez mais acirrada entre os varejistas favorecem os consumidores com oferta de produtos e serviços cada vez melhores. Nesse contexto, os varejistas nacionais consolidam seu processo de interiorização e passam a competir em todo o território nacional com redes de varejo regionais e locais. Assim, torna-se relevante entender com mais profundidade qual a percepção dos consumidores em relação a essas lojas e como as estratégias de marketing influenciam a intenção de escolha de uma loja em detrimento de outra. A presente pesquisa tem como objetivo geral, analisar as diferenças de percepções dos consumidores entre varejistas de móveis e eletrodomésticos nacionais, regionais e locais em relação a características do mix de marketing, imagem de loja, ambiente de loja e crowding que têm efeito sobre store patronage intention. O estudo é de caráter quantitativo e exploratório, no qual foi utilizado o método survey para a coleta dos dados, com 196 respondentes no município de Bragança, no Estado do Pará, no Brasil. Através da ANOVA de um fator e do teste de Kruskal-Wallis, os resultados de comparação entre as lojas evidenciaram que a loja nacional se destaca em todos os preditores analisados (percepções de qualidade de serviço, variedade de produtos, preço, imagem de loja, ambiente de loja e crowding), apesar de atuar há apenas um ano na região. A loja regional apresenta store patronage intention equivalente à loja nacional e se encontra em posição intermediária na percepção dos consumidores de baixa renda, seguida pela loja local, que ficou em último lugar. Por meio da regressão múltipla foram identificados, em ordem de importância para o modelo, os fatores de ambiente de loja, imagem de loja e preço que afetam o store patronage intention na percepção dos consumidores na base da pirâmide econômica. Os resultados obtidos contribuem para o entendimento da competição entre os tipos de loja e a elaboração de estratégias visando aumentar a competitividade dos varejistas.In Brazil, the low-income consumer market represents approximately US$ 190 billion. The increasingly fierce among retailers favor consumers with the offer of increasingly better products and services. In this context, national retailers consolidate their internalization process and start competing across the national territory with regional and local retail chains. Thus, it becomes relevant to understand in more depth the perception of consumers in relation to these stores and how marketing strategies influence the intention to choose one store over another. The present research has as general objective analysis as differences of consumers' perceptions between national, regional and local furniture and appliance retailers in relation to the characteristics of the marketing mix, store image, store environment and crowding that have an effect on store patronage intention. The study is quantitative and exploratory, in which the survey method was used to collect data with 196 respondents in the city of Bragança, in the state of Pará, in Brazil. Through one-way ANOVA and the Kruskal-Wallis test, the comparison results between stores showed that the national store stands out in all advertising predictors (perceptions of service quality, product variety, price, store image, store environment and crowding) despite having only been in the region for a year. The regional store has store patronage intention equivalent to the national store and is in an intermediate position in the perception of low-income consumers followed by the local store, which ranked last. Through the multiple regression, the store environment, store image and price factors that affect store patronage intention in the perception of consumers at the bottom of the economic pyramid were identified, in order of importance for the model. The results obtained contribute to the understanding of the competition between types of stores and the development of strategies aimed at increasing the competitiveness of retailers.porStore patronageLow incomeRetailFurniture and appliancesCompetitivenessBaixa rendaVarejoMóveis e eletrodomésticosCompetitividadeAdministração de empresasComércio varejistaComportamento do consumidorConsumidores de baixa rendaConcorrênciaStore patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/311f74ee-a322-4ff2-a52d-35ce59b02c0e/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALTA Mário Alves do Nascimento Neto.pdfTA Mário Alves do Nascimento Neto.pdfPDFapplication/pdf7342753https://repositorio.fgv.br/bitstreams/edda512c-f9b2-4d77-bc01-0aab8fcc9021/downloadc9dcba13bf305ffdf3a36f99cc3be6fdMD51TEXTTA Mário Alves do Nascimento Neto.pdf.txtTA Mário Alves do Nascimento Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain102209https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7b043251-f130-4876-86db-fdabb04afaad/download20f18c0fa7a4495e308ffdc666a7572fMD55THUMBNAILTA Mário Alves do Nascimento Neto.pdf.jpgTA Mário Alves do Nascimento Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2780https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7724fcea-901e-481e-98bc-7e7460296618/download5097bd9aea21eb318b966ab5b06b590fMD5610438/304022023-11-25 17:39:01.013open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30402https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T17:39:01Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
title Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
spellingShingle Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
Nascimento Neto, Mário Alves
Store patronage
Low income
Retail
Furniture and appliances
Competitiveness
Baixa renda
Varejo
Móveis e eletrodomésticos
Competitividade
Administração de empresas
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
Consumidores de baixa renda
Concorrência
title_short Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
title_full Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
title_fullStr Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
title_full_unstemmed Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
title_sort Store patronage no varejo de móveis e eletrodomésticos: análise das percepções dos consumidores de baixa renda de lojas nacionais, regionais e locais
author Nascimento Neto, Mário Alves
author_facet Nascimento Neto, Mário Alves
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Costa, Everaldo Marcelo Souza da
Parente, Juracy Gomes
Morgado, Maurício Gerbaudo
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Neto, Mário Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barki, Edgard Elie Roger
contributor_str_mv Barki, Edgard Elie Roger
dc.subject.eng.fl_str_mv Store patronage
Low income
Retail
Furniture and appliances
Competitiveness
topic Store patronage
Low income
Retail
Furniture and appliances
Competitiveness
Baixa renda
Varejo
Móveis e eletrodomésticos
Competitividade
Administração de empresas
Comércio varejista
Comportamento do consumidor
Consumidores de baixa renda
Concorrência
dc.subject.por.fl_str_mv Baixa renda
Varejo
Móveis e eletrodomésticos
Competitividade
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comércio varejista
Comportamento do consumidor
Consumidores de baixa renda
Concorrência
description No Brasil, o mercado consumidor de baixa renda representa, aproximadamente, cerca de US$ 190 bilhões. A competitividade cada vez mais acirrada entre os varejistas favorecem os consumidores com oferta de produtos e serviços cada vez melhores. Nesse contexto, os varejistas nacionais consolidam seu processo de interiorização e passam a competir em todo o território nacional com redes de varejo regionais e locais. Assim, torna-se relevante entender com mais profundidade qual a percepção dos consumidores em relação a essas lojas e como as estratégias de marketing influenciam a intenção de escolha de uma loja em detrimento de outra. A presente pesquisa tem como objetivo geral, analisar as diferenças de percepções dos consumidores entre varejistas de móveis e eletrodomésticos nacionais, regionais e locais em relação a características do mix de marketing, imagem de loja, ambiente de loja e crowding que têm efeito sobre store patronage intention. O estudo é de caráter quantitativo e exploratório, no qual foi utilizado o método survey para a coleta dos dados, com 196 respondentes no município de Bragança, no Estado do Pará, no Brasil. Através da ANOVA de um fator e do teste de Kruskal-Wallis, os resultados de comparação entre as lojas evidenciaram que a loja nacional se destaca em todos os preditores analisados (percepções de qualidade de serviço, variedade de produtos, preço, imagem de loja, ambiente de loja e crowding), apesar de atuar há apenas um ano na região. A loja regional apresenta store patronage intention equivalente à loja nacional e se encontra em posição intermediária na percepção dos consumidores de baixa renda, seguida pela loja local, que ficou em último lugar. Por meio da regressão múltipla foram identificados, em ordem de importância para o modelo, os fatores de ambiente de loja, imagem de loja e preço que afetam o store patronage intention na percepção dos consumidores na base da pirâmide econômica. Os resultados obtidos contribuem para o entendimento da competição entre os tipos de loja e a elaboração de estratégias visando aumentar a competitividade dos varejistas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-23T19:21:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-23T19:21:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30402
url https://hdl.handle.net/10438/30402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/311f74ee-a322-4ff2-a52d-35ce59b02c0e/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/edda512c-f9b2-4d77-bc01-0aab8fcc9021/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7b043251-f130-4876-86db-fdabb04afaad/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/7724fcea-901e-481e-98bc-7e7460296618/download
bitstream.checksum.fl_str_mv dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
c9dcba13bf305ffdf3a36f99cc3be6fd
20f18c0fa7a4495e308ffdc666a7572f
5097bd9aea21eb318b966ab5b06b590f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813824468371374080