Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Peria, Pedro Vianna Godinho
Orientador(a): Farah, Marta Ferreira Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/31616
Resumo: Esta dissertação nasce da intersecção entre os campos de estudo de Política Pública, de Patrimônio Cultural e Memória e de Discursos e Narrativas a fim de interpretar ações de valorização de patrimônios culturais mobilizadas pelo coletivo político-cultural Comunidade Cultural Quilombaque. Atuante no bairro de Perus, zona noroeste do Município de São Paulo, desde 2005, a Quilombaque se mostra um polo aglutinador de diversas manifestações artísticas e políticas e de outros grupos do território. No campo do Patrimônio Cultural, a partir da consolidação do Museu Territorial Tekoa Jopo’i e da Agência Queixadas, elaboraram um percurso de trilhas que perpassam os patrimônios das gentes do bairro. São memórias difíceis: a luta indígena pela terra, o abandono de bens ferroviários, a maior greve operária que tomou lugar durante a ditadura civil-militar, o desaparecimento de vítimas da violência do Estado, a crise ambiental e a negligência do poder público na garantia de direitos básicos à população. Argumenta-se que o coletivo, em sua ação cultural, consegue articular a denúncia de situações precárias com o anúncio das potencialidades presentes no território de Perus. Em relação especificamente à sua atuação no campo da Memória, coloca-se que o Museu e o território se confundem, pois transformam em museu o próprio território, enquanto que o turismo da Agência é feito sob o signo da resistência. A mediação simbólica promovida pelos educadores do Museu faz emergir narrativas de luta eclipsadas pelas políticas oficiais de patrimônio cultural. Entendendo essa manifestação como uma das múltiplas linguagens do público agir publicamente e a partir do estudo da contra-narrativa mobilizada pela Quilombaque, a pesquisa procura tecer considerações sobre os limites das ações estatais de patrimonialização, bem como caracterizar quais são as diferenças e inovações que o Museu e a Agência trazem para os campos de estudo de Política Pública e de Patrimônio Cultural.
id FGV_6d53d5919873795705aac24780aec714
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/31616
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Peria, Pedro Vianna GodinhoEscolas::EAESPAlves, Mário AquinoBittencourt, LúcioFarah, Marta Ferreira Santos2022-02-18T21:10:22Z2022-02-18T21:10:22Z2022-02-11https://hdl.handle.net/10438/31616Esta dissertação nasce da intersecção entre os campos de estudo de Política Pública, de Patrimônio Cultural e Memória e de Discursos e Narrativas a fim de interpretar ações de valorização de patrimônios culturais mobilizadas pelo coletivo político-cultural Comunidade Cultural Quilombaque. Atuante no bairro de Perus, zona noroeste do Município de São Paulo, desde 2005, a Quilombaque se mostra um polo aglutinador de diversas manifestações artísticas e políticas e de outros grupos do território. No campo do Patrimônio Cultural, a partir da consolidação do Museu Territorial Tekoa Jopo’i e da Agência Queixadas, elaboraram um percurso de trilhas que perpassam os patrimônios das gentes do bairro. São memórias difíceis: a luta indígena pela terra, o abandono de bens ferroviários, a maior greve operária que tomou lugar durante a ditadura civil-militar, o desaparecimento de vítimas da violência do Estado, a crise ambiental e a negligência do poder público na garantia de direitos básicos à população. Argumenta-se que o coletivo, em sua ação cultural, consegue articular a denúncia de situações precárias com o anúncio das potencialidades presentes no território de Perus. Em relação especificamente à sua atuação no campo da Memória, coloca-se que o Museu e o território se confundem, pois transformam em museu o próprio território, enquanto que o turismo da Agência é feito sob o signo da resistência. A mediação simbólica promovida pelos educadores do Museu faz emergir narrativas de luta eclipsadas pelas políticas oficiais de patrimônio cultural. Entendendo essa manifestação como uma das múltiplas linguagens do público agir publicamente e a partir do estudo da contra-narrativa mobilizada pela Quilombaque, a pesquisa procura tecer considerações sobre os limites das ações estatais de patrimonialização, bem como caracterizar quais são as diferenças e inovações que o Museu e a Agência trazem para os campos de estudo de Política Pública e de Patrimônio Cultural.This dissertation arises from the intersection between the fields of study of Public Policy, Cultural Heritage and Memory and Discourses and Narratives in order to interpret actions of valorization of cultural heritage mobilized by the political-cultural collective Comunidade Cultural Quilombaque. Active in the neighbourhood of Perus, in the northwestern part of the municipality of São Paulo, since 2005, Quilombaque is a hub that brings together various artistic and political manifestations and other groups in the territory. In the field of Cultural Heritage, through the consolidation of the Museu Territorial Tekoa Jopo’i and the Agência Queixadas, they have developed trails that go through the heritage of the people of the neighborhood. They are difficult memories: the indigenous struggle for land, the abandonment of railway assets, the largest workers' strike that took place during the civil-military dictatorship, the disappearance of victims of State violence, the environmental crisis and the negligence of the public power in guaranteeing basic rights for the population. It is argued that the collective, in its cultural action, manages to articulate the denouncement of precarious situations with the announcement of the potentialities present in the territory of Perus. In relation specifically to its performance in the field of Memory, it is posited that the Museu and the territory are confused, since they transform the territory itself into a museum, while the Agência's tourism is made under the sign of resistance. The symbolic mediation promoted by the Museu educators brings out narratives of struggle eclipsed by the official policies of cultural heritage. Understanding this manifestation as one of the multiple languages of the public acting publicly and based on the study of the counter-narrative mobilized by Quilombaque, the research seeks to weave considerations about the limits of state actions of patrimonialization, as well as to characterize the differences and innovations that the Museum and the Agency bring to the fields of study of Public Policy and Cultural Heritage.porCultural heritagePublic actionNarrativesInterpretativismPatrimônio culturalAção públicaComunidade Cultural QuilombaqueNarrativasInterpretativismoAdministração públicaPatrimônio culturalPolíticas públicasNarrativa (Retórica)QuilombosMemória coletivaMuseu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdfDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdfPDFapplication/pdf17208324https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0a4e48c4-58cd-4f5a-a01d-cfda7ee968c2/downloadb141852cddeda752014e3440bd7b56fbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddc78915-ad48-4544-9c6f-d7f9def72dd9/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.txtDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.txtExtracted texttext/plain103648https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2d6fa8d9-a6b3-4987-a831-1b55a0b3778c/download6b4bbaf2f40b72adea2d88c43a05ac3eMD55THUMBNAILDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.jpgDissert_PedroPeria_VersaoFinal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2564https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d50e9b20-85eb-4630-aea6-9414b114a17c/download79f06745c1f1359c96d63981e0c61c1fMD5610438/316162023-11-25 08:51:52.424open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/31616https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T08:51:52Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
title Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
spellingShingle Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
Peria, Pedro Vianna Godinho
Cultural heritage
Public action
Narratives
Interpretativism
Patrimônio cultural
Ação pública
Comunidade Cultural Quilombaque
Narrativas
Interpretativismo
Administração pública
Patrimônio cultural
Políticas públicas
Narrativa (Retórica)
Quilombos
Memória coletiva
title_short Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
title_full Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
title_fullStr Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
title_full_unstemmed Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
title_sort Museu-território, turismo-resistência: política pública, ação pública e narrativas sobre o esquecimento e a memória
author Peria, Pedro Vianna Godinho
author_facet Peria, Pedro Vianna Godinho
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Alves, Mário Aquino
Bittencourt, Lúcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Peria, Pedro Vianna Godinho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farah, Marta Ferreira Santos
contributor_str_mv Farah, Marta Ferreira Santos
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural heritage
Public action
Narratives
Interpretativism
topic Cultural heritage
Public action
Narratives
Interpretativism
Patrimônio cultural
Ação pública
Comunidade Cultural Quilombaque
Narrativas
Interpretativismo
Administração pública
Patrimônio cultural
Políticas públicas
Narrativa (Retórica)
Quilombos
Memória coletiva
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Ação pública
Comunidade Cultural Quilombaque
Narrativas
Interpretativismo
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração pública
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Políticas públicas
Narrativa (Retórica)
Quilombos
Memória coletiva
description Esta dissertação nasce da intersecção entre os campos de estudo de Política Pública, de Patrimônio Cultural e Memória e de Discursos e Narrativas a fim de interpretar ações de valorização de patrimônios culturais mobilizadas pelo coletivo político-cultural Comunidade Cultural Quilombaque. Atuante no bairro de Perus, zona noroeste do Município de São Paulo, desde 2005, a Quilombaque se mostra um polo aglutinador de diversas manifestações artísticas e políticas e de outros grupos do território. No campo do Patrimônio Cultural, a partir da consolidação do Museu Territorial Tekoa Jopo’i e da Agência Queixadas, elaboraram um percurso de trilhas que perpassam os patrimônios das gentes do bairro. São memórias difíceis: a luta indígena pela terra, o abandono de bens ferroviários, a maior greve operária que tomou lugar durante a ditadura civil-militar, o desaparecimento de vítimas da violência do Estado, a crise ambiental e a negligência do poder público na garantia de direitos básicos à população. Argumenta-se que o coletivo, em sua ação cultural, consegue articular a denúncia de situações precárias com o anúncio das potencialidades presentes no território de Perus. Em relação especificamente à sua atuação no campo da Memória, coloca-se que o Museu e o território se confundem, pois transformam em museu o próprio território, enquanto que o turismo da Agência é feito sob o signo da resistência. A mediação simbólica promovida pelos educadores do Museu faz emergir narrativas de luta eclipsadas pelas políticas oficiais de patrimônio cultural. Entendendo essa manifestação como uma das múltiplas linguagens do público agir publicamente e a partir do estudo da contra-narrativa mobilizada pela Quilombaque, a pesquisa procura tecer considerações sobre os limites das ações estatais de patrimonialização, bem como caracterizar quais são as diferenças e inovações que o Museu e a Agência trazem para os campos de estudo de Política Pública e de Patrimônio Cultural.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-18T21:10:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-18T21:10:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/31616
url https://hdl.handle.net/10438/31616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0a4e48c4-58cd-4f5a-a01d-cfda7ee968c2/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddc78915-ad48-4544-9c6f-d7f9def72dd9/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2d6fa8d9-a6b3-4987-a831-1b55a0b3778c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/d50e9b20-85eb-4630-aea6-9414b114a17c/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b141852cddeda752014e3440bd7b56fb
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
6b4bbaf2f40b72adea2d88c43a05ac3e
79f06745c1f1359c96d63981e0c61c1f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799583010360655872