Liderança servidora influencia no engajamento e o aumento da performance organizacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, Rômulo Calazas dos
Orientador(a): Zanini, Marco Túlio Fundão
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/31327
Resumo: Objetivo – Este estudo pretende Identificar no trabalho de pesquisa como a liderança servidora e o engajamento da equipe mais a pressão por performance influência nas intenções de sair dos colaboradores na Rede de Drogarias. Além disso, pretende reconhecer a importância desta liderança para o varejo no segmento farmacêutico e podendo ser explorado para os demais utilizando como estratégia empresarial. Metodologia – A pesquisa foi conduzida de forma quantitativa quanto sua natureza a partir de investigação exploratória, pois visa explicar quais fatores contribuem para a ocorrência do fenômeno estudado, ou seja, como a liderança servidora e a pressão por performance afetam a intenção de sair das organizações e com isso busca a validação das hipóteses através da utilização de dados estruturados e análises estatísticas, estudos bibliográfico e survey e também através livros, artigos, revistas, sites da internet e demais materiais de acesso público. Resultados – A Pesquisa aponta que líderes Servidor possam influenciar positivamente o engajamento no trabalho nas organizações, ou seja, que a liderança servidora proporcione aos subordinados melhores satisfação nos seus ambientes de trabalho, através de um melhor clima de cooperação entre os membros da equipe e que o líder seja capaz de reduzir os efeitos da pressão por desempenho sobre os subordinados e a intenção de sair das organizações. Limitações – Mesmo com amostra representativa e sem fazer nenhuma generalização, o estudo delimita-se a obter informações por meio on line, através da metodologia de questionário (survey) a pesquisa quantitativa, avaliando com variáveis certos fatores organizacionais de liderança Servidora, pressão por Performance e medidas de intenção de sair de uma Rede de Drogarias. Contribuições Práticas – A partir desse estudos os resultados mostram que as organizações atuantes no segmento do varejo farmacêutico podem adaptar a sua estratégia organizacional a liderança servidora , desenhando um modelo de capacitação na força de venda estimulando o engajamento da equipe de trabalho sua performance com o foco no resultados. Contribuições Sociais – De acordo com o IBGE, são 33 milhões de trabalhadores com carteira assinada no país. O setor de comércio, organizado em atacado e varejo de mercadorias, soma 8,5 milhões de trabalhadores e emprega cerca de 26% dos trabalhadores formais brasileiros o varejo essencial que contempla segmento do varejo farmacêutico com expansão física das redes de 6.911 em 2017 e 8.247 em 2020 com e a evolução do emprego no grande varejo entre farmacêutico e colaboradores, constituindo em um importante pilar da economia nacional. Originalidade – O estudo realizado no segmento varejo farmacêutico , identifica elementos específicos como a liderança servidora influência positivamente no engajamento dos colaboradores e a redução do turnover na rede de drogarias de estudo
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Metodologia – A pesquisa foi conduzida de forma quantitativa quanto sua natureza a partir de investigação exploratória, pois visa explicar quais fatores contribuem para a ocorrência do fenômeno estudado, ou seja, como a liderança servidora e a pressão por performance afetam a intenção de sair das organizações e com isso busca a validação das hipóteses através da utilização de dados estruturados e análises estatísticas, estudos bibliográfico e survey e também através livros, artigos, revistas, sites da internet e demais materiais de acesso público. Resultados – A Pesquisa aponta que líderes Servidor possam influenciar positivamente o engajamento no trabalho nas organizações, ou seja, que a liderança servidora proporcione aos subordinados melhores satisfação nos seus ambientes de trabalho, através de um melhor clima de cooperação entre os membros da equipe e que o líder seja capaz de reduzir os efeitos da pressão por desempenho sobre os subordinados e a intenção de sair das organizações. Limitações – Mesmo com amostra representativa e sem fazer nenhuma generalização, o estudo delimita-se a obter informações por meio on line, através da metodologia de questionário (survey) a pesquisa quantitativa, avaliando com variáveis certos fatores organizacionais de liderança Servidora, pressão por Performance e medidas de intenção de sair de uma Rede de Drogarias. Contribuições Práticas – A partir desse estudos os resultados mostram que as organizações atuantes no segmento do varejo farmacêutico podem adaptar a sua estratégia organizacional a liderança servidora , desenhando um modelo de capacitação na força de venda estimulando o engajamento da equipe de trabalho sua performance com o foco no resultados. Contribuições Sociais – De acordo com o IBGE, são 33 milhões de trabalhadores com carteira assinada no país. O setor de comércio, organizado em atacado e varejo de mercadorias, soma 8,5 milhões de trabalhadores e emprega cerca de 26% dos trabalhadores formais brasileiros o varejo essencial que contempla segmento do varejo farmacêutico com expansão física das redes de 6.911 em 2017 e 8.247 em 2020 com e a evolução do emprego no grande varejo entre farmacêutico e colaboradores, constituindo em um importante pilar da economia nacional. Originalidade – O estudo realizado no segmento varejo farmacêutico , identifica elementos específicos como a liderança servidora influência positivamente no engajamento dos colaboradores e a redução do turnover na rede de drogarias de estudoObjective – This study intends to identify in the research work how servant leadership and team engagement plus performance pressure influence the intentions of employees to leave the drugstore chain. In addition, it intends to recognize the importance of this leadership for the retail in the pharmaceutical segment and can be exploited for others using it as a business strategy. Methodology - The research was conducted quantitatively as its nature based on exploratory investigation, as it aims to explain which factors contribute to the occurrence of the phenomenon studied, that is, how servant leadership and pressure for performance affect the intention to leave organizations and with that, it seeks to validate the hypotheses through the use of structured data and statistical analysis, bibliographic and survey studies, and also through books, articles, magazines, internet sites and other publicly accessible materials. Results - The Survey indicates that Servant leaders can positively influence work engagement in organizations, that is, that servant leadership provides subordinates with better satisfaction in their work environments, through a better climate of cooperation between team members and that the leader is able to reduce the effects of performance pressure on subordinates and the intention to leave organizations. Limitations - Even with a representative sample and without making any generalizations, the study is limited to obtaining information through online, through the questionnaire methodology (survey) and quantitative research, evaluating with variables certain organizational factors of Servant leadership, pressure for Performance and measures of intention to leave a drugstore chain. Practical Contributions – Based on these studies, the results show that organizations operating in the pharmaceutical retail segment can adapt their organizational strategy to servant leadership, designing a training model in the sales force, stimulating the engagement of the work team and its performance with a focus in the results. Social Contributions – According to the IBGE, there are 33 million workers with a formal contract in the country. The trade sector, organized in wholesale and retail of goods, has 8.5 million workers and employs about 26% of Brazilian formal workers in essential retail that includes the pharmaceutical retail segment with physical expansion of the networks of 6,911 in 2017 and 8,247 in 2020 with and the evolution of employment in large retail among pharmacists and employees, constituting an important pillar of the national economy. Originality – The study carried out in the pharmaceutical retail segment identifies specific elements such as servant leadership positively influences employee engagement and reduced turnover in the study drugstore chain.porLiderança servidoraEngajamento de equipePressão por performanceRotatividade e varejo farmacêuticoServant leadershipTeam engagementPerformance pressureTurnover and pharmaceutical retailAdministração de empresasLiderançaCultura organizacionalComprometimento organizacionalDesempenhoServiços farmacêuticosLiderança servidora influencia no engajamento e o aumento da performance organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-05-28reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCapa2021 Rômulo Calazas dos santos-mesclado.pdfCapa2021 Rômulo Calazas dos 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