Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Guimarães, Raquel Pereira
Orientador(a): Mansur, Juliana Arcoverde
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
LMX
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/29913
Resumo: Objetivo – O objetivo desta pesquisa é entender de que forma a percepção da qualidade da relação com o supervisor (LMX) afeta variáveis de grupo, como interdependência e colaboração, e como essas ajudam a explicar o comprometimento afetivo e com o serviço público dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como avaliar a influência do regime de trabalho e das redes sociais nesse contexto. Metodologia – Um survey foi conduzido para medir LMX, interdependência de tarefa, colaboração e comprometimento (com a ANVISA e com o serviço Público), tendo como moderadores o regime de trabalho e o nível de interação social percebida pelo servidor. A amostra contou com 267 respondentes, sendo analisado a partir de PLS-SEM. Resultados – Os resultados apontam que LXM está positivamente relacionada com interdependência e colaboração, tendo também relação positiva e significante com comprometimento afetivo e com o serviço público. O regime de trabalho possui influência na relação entre LMX e interdependência de tarefas e na relação entre colaboração e comprometimento com o serviço público, apontando que quando os funcionários estão em teletrabalho, tais relações são enfraquecidas. Ainda, a interdependência tem efeito no comprometimento com o serviço público, mas não no afetivo. A colaboração exerceu efeito positivo e significante com o comprometimento afetivo, mas não com o serviço público. No entanto, tal relação se mostra positiva quando os servidores têm controle de ponto. Limitações – Apesar de o questionário ter sido respondido de forma anônima e individual pelos servidores, é possível haver viés do método comum e desejabilidade social. Além disso, a medida utilizada para o cálculo do nível de interação social foi a percepção dos servidores, sendo necessários estudos futuros que avaliem as mesmas relações em uma perspectiva de redes. Contribuições práticas – O presente estudo fornece insumos necessários para a formulação de estratégias de gestão que objetivem o aumento do comprometimento com a ANVISA e com o serviço público dos servidores, o que impacta nos resultados produzidos pela Agência. Contribuições sociais – O entendimento sobre as relações entre supervisores, variáveis de equipe e comprometimento colabora para uma gestão de pessoal eficaz e adequada à realidade dos funcionários. Originalidade – O presente trabalho traz como inovação a avaliação dos mecanismos e antecedentes que explicam o comprometimento afetivo e com o serviço público dos servidores da ANVISA, bem como a avaliação da moderação exercida pelo regime de trabalho e pelo seu nível de interação social no seu comprometimento (com a ANVISA e com o serviço Público)
id FGV_8c30e3bdfe66f07b7373e52e5d75cae5
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/29913
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Guimarães, Raquel PereiraEscolas::EBAPETavares, Gustavo MoreiraMotta, Paulo RobertoMansur, Juliana Arcoverde2020-12-11T14:59:24Z2020-12-11T14:59:24Z2020-09-24https://hdl.handle.net/10438/29913Objetivo – O objetivo desta pesquisa é entender de que forma a percepção da qualidade da relação com o supervisor (LMX) afeta variáveis de grupo, como interdependência e colaboração, e como essas ajudam a explicar o comprometimento afetivo e com o serviço público dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como avaliar a influência do regime de trabalho e das redes sociais nesse contexto. Metodologia – Um survey foi conduzido para medir LMX, interdependência de tarefa, colaboração e comprometimento (com a ANVISA e com o serviço Público), tendo como moderadores o regime de trabalho e o nível de interação social percebida pelo servidor. A amostra contou com 267 respondentes, sendo analisado a partir de PLS-SEM. Resultados – Os resultados apontam que LXM está positivamente relacionada com interdependência e colaboração, tendo também relação positiva e significante com comprometimento afetivo e com o serviço público. O regime de trabalho possui influência na relação entre LMX e interdependência de tarefas e na relação entre colaboração e comprometimento com o serviço público, apontando que quando os funcionários estão em teletrabalho, tais relações são enfraquecidas. Ainda, a interdependência tem efeito no comprometimento com o serviço público, mas não no afetivo. A colaboração exerceu efeito positivo e significante com o comprometimento afetivo, mas não com o serviço público. No entanto, tal relação se mostra positiva quando os servidores têm controle de ponto. Limitações – Apesar de o questionário ter sido respondido de forma anônima e individual pelos servidores, é possível haver viés do método comum e desejabilidade social. Além disso, a medida utilizada para o cálculo do nível de interação social foi a percepção dos servidores, sendo necessários estudos futuros que avaliem as mesmas relações em uma perspectiva de redes. Contribuições práticas – O presente estudo fornece insumos necessários para a formulação de estratégias de gestão que objetivem o aumento do comprometimento com a ANVISA e com o serviço público dos servidores, o que impacta nos resultados produzidos pela Agência. Contribuições sociais – O entendimento sobre as relações entre supervisores, variáveis de equipe e comprometimento colabora para uma gestão de pessoal eficaz e adequada à realidade dos funcionários. Originalidade – O presente trabalho traz como inovação a avaliação dos mecanismos e antecedentes que explicam o comprometimento afetivo e com o serviço público dos servidores da ANVISA, bem como a avaliação da moderação exercida pelo regime de trabalho e pelo seu nível de interação social no seu comprometimento (com a ANVISA e com o serviço Público)Purpose – The purpose of this research is to understand how the perception of the quality of the relationship with the supervisor (LMX) affects group variables, such as interdependence and collaboration, and how they help to explain the affective and public service commitment of the National Agency's employees. Health Surveillance (ANVISA), as well as assess the influence of the work regime in this context. Design/Methodology – A survey was conducted to measure LMX, task interdependence, collaboration and commitment (with ANVISA and the Public Service), with the work regime and the level of social interaction perceived by the server as moderators. The sample had 267 respondents, being analyzed using PLS-SEM. Findings – The results show that LXM is positively related to interdependence and collaboration, also having a positive and significant relationship with affective commitment and with the public service. The work regime has an influence on the relationship between LMX and task interdependence and on the relationship between collaboration and commitment to the public service, pointing out that when employees are telecommuting, such relationships are weakened. Still, interdependence influences the commitment to the public service, but not on the affective. Collaboration had a positive and significant effect on affective commitment, but not on public service. However, this relationship is shown to be positive when the servers have point control. Research limitations – Although the questionnaire was answered anonymously and individually by the employees, it is possible that there is a bias in the common method and social desirability. In addition, the measure used to calculate the level of social interaction was the perception of employees, requiring future studies to assess the same relationships from a network perspective. Practical implications – The present study provides the necessary inputs for the formulation of management strategies that aim to increase the commitment to ANVISA and the public service of civil servants, which impacts on the results produced by the Agency. Social implications – The understanding of the relationships between supervisors, team variables and commitment contributes to an effective personnel management that is appropriate to the reality of employees. Originality – The present work brings as innovation the evaluation of mechanisms and antecedents that explain the affective commitment and the public service of ANVISA's employees, as well as the evaluation of the moderation exercised by the work regime and its level of social interaction in its commitment (with ANVISA and the Public Service).porLMXColaboraçãoInterdependência de tarefasComprometimento organizacionalRedes sociaisTeletrabalhoCollaborationOrganizational CommitmentTask InterdependenceSocial NetworksTeleworkAdministração de empresasRegimes flexíveis de trabalhoTeletrabalhoBrasil - Servidores públicosLiderançaComprometimento organizacionalAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2020-09-24reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO_Raquel_setembro2020_versãofinalpósbanca.pdf.jpgDISSERTAÇÃO_Raquel_setembro2020_versãofinalpósbanca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1587http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Raquel_setembro2020_vers%c3%a3ofinalp%c3%b3sbanca.pdf.jpgc38f65a93e41b5537dcb4b10bc6c85e7MD54TEXTDISSERTAÇÃO_Raquel_setembro2020_versãofinalpósbanca.pdf.txtDISSERTAÇÃO_Raquel_setembro2020_versãofinalpósbanca.pdf.txtExtracted texttext/plain97151http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Raquel_setembro2020_vers%c3%a3ofinalp%c3%b3sbanca.pdf.txt5fb164c776783eaf6b7500d3f27acedaMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/2/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_Raquel_setembro2020_versãofinalpósbanca.pdfDISSERTAÇÃO_Raquel_setembro2020_versãofinalpósbanca.pdfSERVIÇO PÚBLICO À DISTÂNCIA? ANTECEDENTES E MECANISMOS QUE EXPLICAM O COMPROMETIMENTO DE SERVIDORES EM DIFERENTES REGIMES DE TRABALHOapplication/pdf693590http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Raquel_setembro2020_vers%c3%a3ofinalp%c3%b3sbanca.pdf530d40131bda47cb264fc0fd7413f337MD5110438/299132020-12-15 18:20:18.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ório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
title Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
spellingShingle Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
Guimarães, Raquel Pereira
LMX
Colaboração
Interdependência de tarefas
Comprometimento organizacional
Redes sociais
Teletrabalho
Collaboration
Organizational Commitment
Task Interdependence
Social Networks
Telework
Administração de empresas
Regimes flexíveis de trabalho
Teletrabalho
Brasil - Servidores públicos
Liderança
Comprometimento organizacional
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)
title_short Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
title_full Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
title_fullStr Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
title_full_unstemmed Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
title_sort Serviço público à distância? Antecedentes e mecanismos que explicam o comprometimento de servidores em diferentes regimes de trabalho
author Guimarães, Raquel Pereira
author_facet Guimarães, Raquel Pereira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Tavares, Gustavo Moreira
Motta, Paulo Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Raquel Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mansur, Juliana Arcoverde
contributor_str_mv Mansur, Juliana Arcoverde
dc.subject.por.fl_str_mv LMX
Colaboração
Interdependência de tarefas
Comprometimento organizacional
Redes sociais
Teletrabalho
topic LMX
Colaboração
Interdependência de tarefas
Comprometimento organizacional
Redes sociais
Teletrabalho
Collaboration
Organizational Commitment
Task Interdependence
Social Networks
Telework
Administração de empresas
Regimes flexíveis de trabalho
Teletrabalho
Brasil - Servidores públicos
Liderança
Comprometimento organizacional
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaboration
Organizational Commitment
Task Interdependence
Social Networks
Telework
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Regimes flexíveis de trabalho
Teletrabalho
Brasil - Servidores públicos
Liderança
Comprometimento organizacional
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil)
description Objetivo – O objetivo desta pesquisa é entender de que forma a percepção da qualidade da relação com o supervisor (LMX) afeta variáveis de grupo, como interdependência e colaboração, e como essas ajudam a explicar o comprometimento afetivo e com o serviço público dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), bem como avaliar a influência do regime de trabalho e das redes sociais nesse contexto. Metodologia – Um survey foi conduzido para medir LMX, interdependência de tarefa, colaboração e comprometimento (com a ANVISA e com o serviço Público), tendo como moderadores o regime de trabalho e o nível de interação social percebida pelo servidor. A amostra contou com 267 respondentes, sendo analisado a partir de PLS-SEM. Resultados – Os resultados apontam que LXM está positivamente relacionada com interdependência e colaboração, tendo também relação positiva e significante com comprometimento afetivo e com o serviço público. O regime de trabalho possui influência na relação entre LMX e interdependência de tarefas e na relação entre colaboração e comprometimento com o serviço público, apontando que quando os funcionários estão em teletrabalho, tais relações são enfraquecidas. Ainda, a interdependência tem efeito no comprometimento com o serviço público, mas não no afetivo. A colaboração exerceu efeito positivo e significante com o comprometimento afetivo, mas não com o serviço público. No entanto, tal relação se mostra positiva quando os servidores têm controle de ponto. Limitações – Apesar de o questionário ter sido respondido de forma anônima e individual pelos servidores, é possível haver viés do método comum e desejabilidade social. Além disso, a medida utilizada para o cálculo do nível de interação social foi a percepção dos servidores, sendo necessários estudos futuros que avaliem as mesmas relações em uma perspectiva de redes. Contribuições práticas – O presente estudo fornece insumos necessários para a formulação de estratégias de gestão que objetivem o aumento do comprometimento com a ANVISA e com o serviço público dos servidores, o que impacta nos resultados produzidos pela Agência. Contribuições sociais – O entendimento sobre as relações entre supervisores, variáveis de equipe e comprometimento colabora para uma gestão de pessoal eficaz e adequada à realidade dos funcionários. Originalidade – O presente trabalho traz como inovação a avaliação dos mecanismos e antecedentes que explicam o comprometimento afetivo e com o serviço público dos servidores da ANVISA, bem como a avaliação da moderação exercida pelo regime de trabalho e pelo seu nível de interação social no seu comprometimento (com a ANVISA e com o serviço Público)
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-11T14:59:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-11T14:59:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29913
url https://hdl.handle.net/10438/29913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Raquel_setembro2020_vers%c3%a3ofinalp%c3%b3sbanca.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Raquel_setembro2020_vers%c3%a3ofinalp%c3%b3sbanca.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/2/license.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/29913/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Raquel_setembro2020_vers%c3%a3ofinalp%c3%b3sbanca.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c38f65a93e41b5537dcb4b10bc6c85e7
5fb164c776783eaf6b7500d3f27aceda
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
530d40131bda47cb264fc0fd7413f337
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146209126023168