Monitoramento e avaliação de políticas públicas: análise comparada de bolsas de doutorado pleno no país e no exterior concedidas pela CAPES
Ano de defesa: | 2021 |
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Resumo: | A CAPES dispõe de várias ações por meio das quais executa as políticas públicas educacionais direcionadas à pós-graduação, sendo as ações de investimento na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior – concessão de bolsas de pós-graduação no Brasil e no exterior – as que possuem maiores dotações orçamentárias anualmente, de acordo com as especificações contidas em seus orçamentos anuais. No debate acerca das políticas públicas educacionais implementadas pela CAPES, alguns assuntos relacionados aos programas de concessão de bolsas têm sido discutidos na comunidade acadêmica, a saber: acompanhamento e monitoramento dos programas; aprimoramento de metas e de indicadores de desempenho dos programas; entre outros. Sob a perspectiva das três dimensões do desempenho – eficácia, eficiência e efetividade, este estudo pretende contribuir com discussões sobre o aperfeiçoamento das práticas de monitoramento e avaliação dos programas de concessão de bolsas no âmbito da CAPES, utilizando-se de um estudo comparado entre as bolsas de doutorado pleno no país e no exterior. Os dados para a pesquisa foram extraídos de sistema mantido pela CAPES que armazena informações do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, e do currículo lattes dos bolsistas, usando ferramentas de TI próprias para esse tipo de extração. A análise dos dados foi feita utilizando a ferramenta de BI QlikSense e o software estatístico R. Os resultados obtidos indicam que: o investimento em bolsas no país é maior, mas o valor individual percebido pelos bolsistas é maior para as bolsas de estudo no exterior; a produção científica dos bolsistas no país é significativamente maior que a dos bolsistas no exterior, em relação ao valor individual da bolsa e a concessão de valor maior de bolsa não resulta necessariamente em mais artigos publicados. |
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Linhares, Patrícia de Castro NevesEscolas::EPPGAbrucio, Fernando LuizFernandes, Antônio Sérgio AraújoGomes, Ricardo Corrêa2021-06-25T17:13:50Z2021-06-25T17:13:50Z2021-06-15https://hdl.handle.net/10438/30772A CAPES dispõe de várias ações por meio das quais executa as políticas públicas educacionais direcionadas à pós-graduação, sendo as ações de investimento na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior – concessão de bolsas de pós-graduação no Brasil e no exterior – as que possuem maiores dotações orçamentárias anualmente, de acordo com as especificações contidas em seus orçamentos anuais. No debate acerca das políticas públicas educacionais implementadas pela CAPES, alguns assuntos relacionados aos programas de concessão de bolsas têm sido discutidos na comunidade acadêmica, a saber: acompanhamento e monitoramento dos programas; aprimoramento de metas e de indicadores de desempenho dos programas; entre outros. Sob a perspectiva das três dimensões do desempenho – eficácia, eficiência e efetividade, este estudo pretende contribuir com discussões sobre o aperfeiçoamento das práticas de monitoramento e avaliação dos programas de concessão de bolsas no âmbito da CAPES, utilizando-se de um estudo comparado entre as bolsas de doutorado pleno no país e no exterior. Os dados para a pesquisa foram extraídos de sistema mantido pela CAPES que armazena informações do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, e do currículo lattes dos bolsistas, usando ferramentas de TI próprias para esse tipo de extração. A análise dos dados foi feita utilizando a ferramenta de BI QlikSense e o software estatístico R. Os resultados obtidos indicam que: o investimento em bolsas no país é maior, mas o valor individual percebido pelos bolsistas é maior para as bolsas de estudo no exterior; a produção científica dos bolsistas no país é significativamente maior que a dos bolsistas no exterior, em relação ao valor individual da bolsa e a concessão de valor maior de bolsa não resulta necessariamente em mais artigos publicados.CAPES Foundation has several actions through which it executes educational public policies aimed at graduate education, with investment actions in the training of high-level human resources in the country and abroad - granting of graduate scholarships in Brazil and abroad - those with the highest annual budget allocations, according to the specifications contained in their annual budgets. In the debate about educational public policies implemented by CAPES, some issues related to scholarship award programs have been discussed in the academic community, such as follow-up and monitoring of programs; improvement of program performance targets and indicators; among others. From the perspective of the three dimension of performance – effectiveness, efficiency and effectiveness, this research aims to contribute to discussions on improving the practices for monitoring and evaluating scholarship award programs under CAPES, using a comparative study among the scholarships in Brazil and abroad. The data for the research were extract from a CAPES’ information System and from the lattes curriculum of the scholarship holders, using Information Technology tools for this extraction. The data analysis was performed using the BI tool Qlik Sense and the statistical software R. The results of the analysis indicate that: investment in scholarships in Brazil is greater, but the individual value perceived by scholarship holders is greater for those students who study abroad; the scientific production of scholarship holders in Brazil is significantly higher than that of the students who study abroad, in relation to the individual scholarship amount; and a higher scholarship amount does not necessarily results in higher number of published scientific articles.porPublic policiesEvaluationMonitoringScholarshipsPhD programPolíticas públicasMonitoramentoAvaliaçãoBolsa de estudoDoutorado plenoAdministração públicaEducação e EstadoPolíticas públicas - BrasilBolsas de estudoBrasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMonitoramento e avaliação de políticas públicas: análise comparada de bolsas de doutorado pleno no país e no exterior concedidas pela CAPESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDISSERTACAO_Patricia_correção_23.6.2021.pdfDISSERTACAO_Patricia_correção_23.6.2021.pdfPDFapplication/pdf1679344https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ef78c0f0-86c8-4b8c-803c-b59c13b3cd7b/download453b00c5c14314a5bdcf1ca9b974bc20MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4d449291-d87a-4f82-8552-45d0768e7420/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD54TEXTDISSERTACAO_Patricia_correção_23.6.2021.pdf.txtDISSERTACAO_Patricia_correção_23.6.2021.pdf.txtExtracted 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A CAPES dispõe de várias ações por meio das quais executa as políticas públicas educacionais direcionadas à pós-graduação, sendo as ações de investimento na formação de recursos humanos de alto nível no país e no exterior – concessão de bolsas de pós-graduação no Brasil e no exterior – as que possuem maiores dotações orçamentárias anualmente, de acordo com as especificações contidas em seus orçamentos anuais. No debate acerca das políticas públicas educacionais implementadas pela CAPES, alguns assuntos relacionados aos programas de concessão de bolsas têm sido discutidos na comunidade acadêmica, a saber: acompanhamento e monitoramento dos programas; aprimoramento de metas e de indicadores de desempenho dos programas; entre outros. Sob a perspectiva das três dimensões do desempenho – eficácia, eficiência e efetividade, este estudo pretende contribuir com discussões sobre o aperfeiçoamento das práticas de monitoramento e avaliação dos programas de concessão de bolsas no âmbito da CAPES, utilizando-se de um estudo comparado entre as bolsas de doutorado pleno no país e no exterior. Os dados para a pesquisa foram extraídos de sistema mantido pela CAPES que armazena informações do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, e do currículo lattes dos bolsistas, usando ferramentas de TI próprias para esse tipo de extração. A análise dos dados foi feita utilizando a ferramenta de BI QlikSense e o software estatístico R. Os resultados obtidos indicam que: o investimento em bolsas no país é maior, mas o valor individual percebido pelos bolsistas é maior para as bolsas de estudo no exterior; a produção científica dos bolsistas no país é significativamente maior que a dos bolsistas no exterior, em relação ao valor individual da bolsa e a concessão de valor maior de bolsa não resulta necessariamente em mais artigos publicados. |
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