Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pissarro, Denis Fabiano
Orientador(a): Sarfati, Gilberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/30835
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar a influência dos principais atributos do produto da categoria de água de coco industrializada no Brasil no processo de decisão de compras do consumidor. Trata-se de um estudo quantitativo, que foi desenhado em três etapas distintas. A primeira foi a análise dos documentos referentes à avaliação do mercado consumidor de água de coco industrializado e teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica dele. A segunda etapa foi a aplicação da Best-Worst Scaling entre gestores do segmento, considerados como especialistas. Eles foram entrevistados para que se chegasse no número de atributos e níveis a serem utilizados na terceira etapa, que foi a aplicação da Conjoint Analysis entre consumidores, para mensurar a importância de cada atributo. Como resultados principais, foi possível evidenciar que o preço não é o principal atributo na tomada de decisão de compras e que os atributos considerados hedônicos (marca e sabor) possuem uma influência superior aos atributos funcionais (nutricional e saudabilidade). Esse resultado demonstra a oportunidade de revisão do posicionamento dessa categoria, alterando a dinâmica desse mercado, que hoje está focado essencialmente em preços, além disso, na definição dos elementos de comunicação, com as mensagens corretas e interação entre marca e consumidor. Quando se fala de saudabilidade, o consumidor se mostrou mais atento ao consumo para prevenção de doenças ao invés de uma associação com perda de peso. Também é evidenciado através do atributo nutricional, que o consumidor tem uma preocupação maior pela não utilização de conservantes no produto, ao invés de baixa caloria.
id FGV_a220fd9a56edea1adf6b04bc7631f97c
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/30835
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Pissarro, Denis FabianoEscolas::EAESPCarvalho, Lilian Soares PereiraVils, LeonardoSarfati, Gilberto2021-07-13T14:12:52Z2021-07-13T14:12:52Z2021-07-08https://hdl.handle.net/10438/30835Este trabalho teve como objetivo identificar a influência dos principais atributos do produto da categoria de água de coco industrializada no Brasil no processo de decisão de compras do consumidor. Trata-se de um estudo quantitativo, que foi desenhado em três etapas distintas. A primeira foi a análise dos documentos referentes à avaliação do mercado consumidor de água de coco industrializado e teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica dele. A segunda etapa foi a aplicação da Best-Worst Scaling entre gestores do segmento, considerados como especialistas. Eles foram entrevistados para que se chegasse no número de atributos e níveis a serem utilizados na terceira etapa, que foi a aplicação da Conjoint Analysis entre consumidores, para mensurar a importância de cada atributo. Como resultados principais, foi possível evidenciar que o preço não é o principal atributo na tomada de decisão de compras e que os atributos considerados hedônicos (marca e sabor) possuem uma influência superior aos atributos funcionais (nutricional e saudabilidade). Esse resultado demonstra a oportunidade de revisão do posicionamento dessa categoria, alterando a dinâmica desse mercado, que hoje está focado essencialmente em preços, além disso, na definição dos elementos de comunicação, com as mensagens corretas e interação entre marca e consumidor. Quando se fala de saudabilidade, o consumidor se mostrou mais atento ao consumo para prevenção de doenças ao invés de uma associação com perda de peso. Também é evidenciado através do atributo nutricional, que o consumidor tem uma preocupação maior pela não utilização de conservantes no produto, ao invés de baixa caloria.In 2019, the industrialized coconut water market in Brazil reached 1.1 billion reais of revenue with 179 million liters sold. These data demonstrate a reduction in the evolution category of the last 5 years. The number of researches targeting specific categories is still small and another issue identified as a theoretical gap related to the understanding of what are the essential messages for the consumer. Based on this scenario, combined with the lack of studies related to the category in question, this study aimed to identify the influence of the main product attributes of the industrialized coconut water category in Brazil in the consumer purchasing decision process. It is a quantitative study that was designed in three distinct stages. The first was the analysis of reports referring to the evaluation of the consumer market for industrialized coconut water and aimed to deepen the knowledge about its dynamics. The second stage was the application of Best-Worst Scaling method among managers of the segment, considered as specialists. They were interviewed to gather at the number of attributes and levels necessary to be used in the third stage, which was the application of Conjoint Analysis between consumers to measure the importance of each attribute. As main results, it was possible to exhibit that price is not the main attribute in the decision making of purchases and that the attributes considered hedonic (brand and flavor) have a greater influence than the functional attributes (nutritional and health). This result demonstrates the opportunity to review the positioning of this category, changing the dynamics of this market, which today is essentially focused on prices, in addition, on the definition of communication elements, with the correct messages and point of interaction between brand and consumer. When it comes to healthiness, the consumer was more attentive to consumption to prevent diseases instead of being associated with weight loss. It is also evidenced by another attribute, the nutritional one, that the consumer has a greater concern for not using preservatives in the product instead of low calorie.porConjoint analysisCoconut waterAttributeConsumer journeyDecision makingÁgua de cocoAtributosJornanda de comprasTomada de decisãoAdministração de empresasComportamento do consumidorProcesso decisórioÁgua-de-cocoProdutos industrializadosAnálise conjunta (Marketing)Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALInfluência dos Atributos no Processo de Decisão de Compras via Conjoint Analysis.pdfInfluência dos Atributos no Processo de Decisão de Compras via Conjoint Analysis.pdfPDFapplication/pdf1663879https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddfb5ac9-693e-41bd-a177-130071a43eea/downloadea127ccb6cc0aaf8c5b7ed764b36c1f2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29ff6355-ae51-483d-9e48-e72508fd78d6/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTInfluência dos Atributos no Processo de Decisão de Compras via Conjoint Analysis.pdf.txtInfluência dos Atributos no Processo de Decisão de Compras via Conjoint Analysis.pdf.txtExtracted texttext/plain102464https://repositorio.fgv.br/bitstreams/202775c5-d313-464d-8c9f-1089be56089d/downloadaf3fe3f2fc67284411471208e0b466ddMD55THUMBNAILInfluência dos Atributos no Processo de Decisão de Compras via Conjoint Analysis.pdf.jpgInfluência dos Atributos no Processo de Decisão de Compras via Conjoint Analysis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2611https://repositorio.fgv.br/bitstreams/273d1359-c07d-4b36-a32c-a2d219f41a56/download3668677030004f94a0901645a7efb26fMD5610438/308352023-11-25 18:12:50.368open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/30835https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T18:12:50Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
title Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
spellingShingle Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
Pissarro, Denis Fabiano
Conjoint analysis
Coconut water
Attribute
Consumer journey
Decision making
Água de coco
Atributos
Jornanda de compras
Tomada de decisão
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Processo decisório
Água-de-coco
Produtos industrializados
Análise conjunta (Marketing)
title_short Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
title_full Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
title_fullStr Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
title_full_unstemmed Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
title_sort Influência dos atributos do produto no processo de decisão de compra da categoria de água de coco industrializada no Brasil
author Pissarro, Denis Fabiano
author_facet Pissarro, Denis Fabiano
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Carvalho, Lilian Soares Pereira
Vils, Leonardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pissarro, Denis Fabiano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarfati, Gilberto
contributor_str_mv Sarfati, Gilberto
dc.subject.eng.fl_str_mv Conjoint analysis
Coconut water
Attribute
Consumer journey
Decision making
topic Conjoint analysis
Coconut water
Attribute
Consumer journey
Decision making
Água de coco
Atributos
Jornanda de compras
Tomada de decisão
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Processo decisório
Água-de-coco
Produtos industrializados
Análise conjunta (Marketing)
dc.subject.por.fl_str_mv Água de coco
Atributos
Jornanda de compras
Tomada de decisão
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Processo decisório
Água-de-coco
Produtos industrializados
Análise conjunta (Marketing)
description Este trabalho teve como objetivo identificar a influência dos principais atributos do produto da categoria de água de coco industrializada no Brasil no processo de decisão de compras do consumidor. Trata-se de um estudo quantitativo, que foi desenhado em três etapas distintas. A primeira foi a análise dos documentos referentes à avaliação do mercado consumidor de água de coco industrializado e teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica dele. A segunda etapa foi a aplicação da Best-Worst Scaling entre gestores do segmento, considerados como especialistas. Eles foram entrevistados para que se chegasse no número de atributos e níveis a serem utilizados na terceira etapa, que foi a aplicação da Conjoint Analysis entre consumidores, para mensurar a importância de cada atributo. Como resultados principais, foi possível evidenciar que o preço não é o principal atributo na tomada de decisão de compras e que os atributos considerados hedônicos (marca e sabor) possuem uma influência superior aos atributos funcionais (nutricional e saudabilidade). Esse resultado demonstra a oportunidade de revisão do posicionamento dessa categoria, alterando a dinâmica desse mercado, que hoje está focado essencialmente em preços, além disso, na definição dos elementos de comunicação, com as mensagens corretas e interação entre marca e consumidor. Quando se fala de saudabilidade, o consumidor se mostrou mais atento ao consumo para prevenção de doenças ao invés de uma associação com perda de peso. Também é evidenciado através do atributo nutricional, que o consumidor tem uma preocupação maior pela não utilização de conservantes no produto, ao invés de baixa caloria.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T14:12:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T14:12:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/30835
url https://hdl.handle.net/10438/30835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/ddfb5ac9-693e-41bd-a177-130071a43eea/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/29ff6355-ae51-483d-9e48-e72508fd78d6/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/202775c5-d313-464d-8c9f-1089be56089d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/273d1359-c07d-4b36-a32c-a2d219f41a56/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ea127ccb6cc0aaf8c5b7ed764b36c1f2
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
af3fe3f2fc67284411471208e0b466dd
3668677030004f94a0901645a7efb26f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024589366919168