Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Quintella, Evandro Luiz de Araujo
Orientador(a): Irigaray, Hélio Arthur
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/25929
Resumo: Objetivo – Este estudo pretende analisar em que medida a publicidade das empresas vinculadas ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e que são patrocinadoras em caráter Pleno reflete seus compromissos e suas políticas de diversidade em se tratando da questão LGBTI+.
 Metodologia – Realizada em caráter documental exploratório e de natureza qualitativa, consistiu na observação detalhada das peças publicitárias veiculadas pelas 14 empresas patrocinadoras em caráter Pleno, no período entre junho de 2017 e junho de 2018. Após a conclusão do levantamento das peças publicitárias das empresas selecionadas, foi realizada uma análise semiótica em busca da detecção de elementos que refletiam a adoção e promoção da causa LGBTI+ pelas marcas dessas empresas em seus anúncios.
 Resultados – Chegou-se a um cenário bastante representativo que explicita o quão incipiente e pontual a temática LGBTI+ ainda é retratada diante da enxurrada de publicidade recebida por todas as pessoas nos dias de hoje. Além disso, à luz de estudos anteriores, encontrou-se também evidências do surgimento de uma nova subcategoria de representação desse tipo de publicidade, ao qual se denominou “Orgulho de ser”. 
Aplicabilidade do trabalho – A partir dos resultados obtidos, é possível gerar um alarme às organizações para que aumentem suas preocupações em relação ao papel social que têm de contribuir para a construção de um mundo melhor influenciando positivamente a sociedade por meio de sua comunicação interna e externa (publicidade).
Contribuições para a sociedade – Contribuir para o aumento da representatividade LGBTI+ na publicidade e, com isso, em última instância, tentar contribuir para a redução dos absurdos que acontecem diariamente com pessoas LGBTI+. Originalidade – Normalmente, as análises se preocupam em investigar se “o que é falado para fora das empresas” é praticado internamente. Ao inverter esta lógica e buscar averiguar se o que é feito internamente é falado externamente, este estudo apresenta uma abordagem inversa a que geralmente é feita e, portanto, original e inovadora.
id FGV_aed10d4b150303c8e5661abefa49e458
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/25929
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Quintella, Evandro Luiz de AraujoEscolas::EBAPEFontoura, Yuna Souza dos Reis daFerrari, Maria AparecidaIrigaray, Hélio Arthur2019-01-17T17:26:41Z2019-01-17T17:26:41Z2018-12-18http://hdl.handle.net/10438/25929Objetivo – Este estudo pretende analisar em que medida a publicidade das empresas vinculadas ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e que são patrocinadoras em caráter Pleno reflete seus compromissos e suas políticas de diversidade em se tratando da questão LGBTI+.
 Metodologia – Realizada em caráter documental exploratório e de natureza qualitativa, consistiu na observação detalhada das peças publicitárias veiculadas pelas 14 empresas patrocinadoras em caráter Pleno, no período entre junho de 2017 e junho de 2018. Após a conclusão do levantamento das peças publicitárias das empresas selecionadas, foi realizada uma análise semiótica em busca da detecção de elementos que refletiam a adoção e promoção da causa LGBTI+ pelas marcas dessas empresas em seus anúncios.
 Resultados – Chegou-se a um cenário bastante representativo que explicita o quão incipiente e pontual a temática LGBTI+ ainda é retratada diante da enxurrada de publicidade recebida por todas as pessoas nos dias de hoje. Além disso, à luz de estudos anteriores, encontrou-se também evidências do surgimento de uma nova subcategoria de representação desse tipo de publicidade, ao qual se denominou “Orgulho de ser”. 
Aplicabilidade do trabalho – A partir dos resultados obtidos, é possível gerar um alarme às organizações para que aumentem suas preocupações em relação ao papel social que têm de contribuir para a construção de um mundo melhor influenciando positivamente a sociedade por meio de sua comunicação interna e externa (publicidade).
Contribuições para a sociedade – Contribuir para o aumento da representatividade LGBTI+ na publicidade e, com isso, em última instância, tentar contribuir para a redução dos absurdos que acontecem diariamente com pessoas LGBTI+. Originalidade – Normalmente, as análises se preocupam em investigar se “o que é falado para fora das empresas” é praticado internamente. Ao inverter esta lógica e buscar averiguar se o que é feito internamente é falado externamente, este estudo apresenta uma abordagem inversa a que geralmente é feita e, portanto, original e inovadora.Purpose – This study aims to analyze the extent to which corporate advertising from companies that are part of the LGBTI+ Rights and Business Forum holding the sponsorship title as “Full/Ample”, the main sponsorship category, reflects its commitments and its internal diversity policies when it comes to the LGBTI+ issues. Design/methodology/approach – The research was carried out in a documental exploration in a qualitative nature, consisting in the detailed observation of the advertising pieces carried by the 14 sponsor companies, in the period between June 2017 and June 2018. After the conclusion of the acquisition of the ads of the selected companies, a semiotic analysis was carried out in order to detect elements that reflected the adoption and promotion of the LGBTI+ cause by the brands of these companies in their ads. Findings – The research arrived at a very representative scenario that explains how incipient and timely the LGBTI+ theme is still portrayed in the face of the flood of advertisements received by every person today. In addition, in light of previous studies, there was also evidence of the emergence of a new subcategory of representation of this type of advertising, which was called "Pride of being who you are." Practical implications – From the results obtained, it is possible to generate an alarm to the organizations to increase their concerns about their social role to contribute to the construction of a better world positively influencing the society through its internal and external communication (advertisements). Social implications – Contribute to increasing LGBTI+ representativeness in advertising and thereby ultimately seek to contribute to reducing the absurdities that occur daily with LGBTI+people. Originality – Typically, the analyzes are concerned with whether "what is spoken out of business" is practiced internally. By reversing this logic and seeking to ascertain whether what is done internally is spoken externally, this study presents an inverse approach to what is usually done and therefore is original and innovative.porLGBTI+DiversidadePublicidadeOrganizaçõesComunicaçãoDiversityAdvertisingOrganizationsCommunicationsAdministração de empresasPublicidadeComunicaçãoMinorias sexuaisPolítica organizacionalEstudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidadeEstudo sobre o desalinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTFINAL_Dissertação_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.txtFINAL_Dissertação_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.txtExtracted texttext/plain145317http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/4/FINAL_Disserta%c3%a7%c3%a3o_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.txtb0ab52705cdfcb217c58136b46c163faMD54ORIGINALFINAL_Dissertação_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdfFINAL_Dissertação_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdfDissertação de Mestrado - Evandro Quintellaapplication/pdf7858167http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/1/FINAL_Disserta%c3%a7%c3%a3o_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf5f1e1ea18db25bcb82e75d421f4dabe3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/2/license.txtdfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52THUMBNAILFINAL_Dissertação_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.jpgFINAL_Dissertação_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1496http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/3/FINAL_Disserta%c3%a7%c3%a3o_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.jpgcdb4c162b5ab1ef426107dbd22542211MD5310438/259292019-01-30 16:51:57.574VEVSTU9TIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gUEFSQSBBUlFVSVZBTUVOVE8sIFJFUFJPRFXDh8ODTyBFIERJVlVMR0HDh8ODTwpQw5pCTElDQSBERSBDT05URcOaRE8gw4AgQklCTElPVEVDQSBWSVJUVUFMIEZHViAodmVyc8OjbyAxLjIpCgoxLiBWb2PDqiwgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgZGEgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgYXNzZWd1cmEsIG5vCnByZXNlbnRlIGF0bywgcXVlIMOpIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291CmRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgcmVmZXJlbnRlcyDDoCB0b3RhbGlkYWRlIGRhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBiZW0gY29tbyBkZSBzZXVzIGNvbXBvbmVudGVzIG1lbm9yZXMsIGVtIHNlIHRyYXRhbmRvCmRlIG9icmEgY29sZXRpdmEsIGNvbmZvcm1lIG8gcHJlY2VpdHVhZG8gcGVsYSBMZWkgOS42MTAvOTggZS9vdSBMZWkKOS42MDkvOTguIE7Do28gc2VuZG8gZXN0ZSBvIGNhc28sIHZvY8OqIGFzc2VndXJhIHRlciBvYnRpZG8sIGRpcmV0YW1lbnRlCmRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcywgYXV0b3JpemHDp8OjbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcwphZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG9zIHByZXNlbnRlcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUKbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgRnVuZGHDp8OjbyBHZXR1bGlvIFZhcmdhcyBlIHNldXMKZnVuY2lvbsOhcmlvcyBkZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlIHBlbG8gdXNvIG7Do28tYXV0b3JpemFkbyBkbwptYXRlcmlhbCBkZXBvc2l0YWRvLCBzZWphIGVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLCBzZWphCmVtIHZpbmN1bGHDp8OjbyBhIHF1YWlzcXVlciBzZXJ2acOnb3MgZGUgYnVzY2EgZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBkZSBjb250ZcO6ZG8KcXVlIGZhw6dhbSB1c28gZGFzIGludGVyZmFjZXMgZSBlc3Bhw6dvIGRlIGFybWF6ZW5hbWVudG8gcHJvdmlkZW5jaWFkb3MKcGVsYSBGdW5kYcOnw6NvIEdldHVsaW8gVmFyZ2FzIHBvciBtZWlvIGRlIHNldXMgc2lzdGVtYXMgaW5mb3JtYXRpemFkb3MuCgoyLiBBIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGEgbGljZW7Dp2EgdGVtIGNvbW8gY29uc2Vxw7zDqm5jaWEgYSB0cmFuc2ZlcsOqbmNpYSwgYQp0w610dWxvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGUgbsOjby1vbmVyb3NvLCBpc2VudGEgZG8gcGFnYW1lbnRvIGRlIHJveWFsdGllcwpvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBjb250cmFwcmVzdGHDp8OjbywgcGVjdW5pw6FyaWEgb3UgbsOjbywgw6AgRnVuZGHDp8OjbwpHZXR1bGlvIFZhcmdhcywgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGFybWF6ZW5hciBkaWdpdGFsbWVudGUsIHJlcHJvZHV6aXIgZQpkaXN0cmlidWlyIG5hY2lvbmFsIGUgaW50ZXJuYWNpb25hbG1lbnRlIGEgT2JyYSwgaW5jbHVpbmRvLXNlIG8gc2V1CnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCwgcG9yIG1laW9zIGVsZXRyw7RuaWNvcywgbm8gc2l0ZSBkYSBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwKRkdWLCBhbyBww7pibGljbyBlbSBnZXJhbCwgZW0gcmVnaW1lIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCgozLiBBIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIHRhbWLDqW0gYWJyYW5nZSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcwpubyBpdGVtIDIsIHN1cHJhLCBxdWFscXVlciBkaXJlaXRvIGRlIGNvbXVuaWNhw6fDo28gYW8gcMO6YmxpY28gY2Fiw612ZWwKZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvcyB1c29zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AKcmVwcmVzZW50YcOnw6NvIHDDumJsaWNhIGUvb3UgZXhlY3XDp8OjbyBww7pibGljYSwgYmVtIGNvbW8gcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEKbW9kYWxpZGFkZSBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIHF1ZSBleGlzdGEgb3UgdmVuaGEgYSBleGlzdGlyLApub3MgdGVybW9zIGRvIGFydGlnbyA2OCBlIHNlZ3VpbnRlcyBkYSBMZWkgOS42MTAvOTgsIG5hIGV4dGVuc8OjbyBxdWUKZm9yIGFwbGljw6F2ZWwgYW9zIHNlcnZpw6dvcyBwcmVzdGFkb3MgYW8gcMO6YmxpY28gcGVsYSBCaWJsaW90ZWNhClZpcnR1YWwgRkdWLgoKNC4gRXN0YSBsaWNlbsOnYSBhYnJhbmdlLCBhaW5kYSwgbm9zIG1lc21vcyB0ZXJtb3MgZXN0YWJlbGVjaWRvcyBubwppdGVtIDIsIHN1cHJhLCB0b2RvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIGRlIGFydGlzdGFzIGludMOpcnByZXRlcyBvdQpleGVjdXRhbnRlcywgcHJvZHV0b3JlcyBmb25vZ3LDoWZpY29zIG91IGVtcHJlc2FzIGRlIHJhZGlvZGlmdXPDo28gcXVlCmV2ZW50dWFsbWVudGUgc2VqYW0gYXBsaWPDoXZlaXMgZW0gcmVsYcOnw6NvIMOgIG9icmEgZGVwb3NpdGFkYSwgZW0KY29uZm9ybWlkYWRlIGNvbSBvIHJlZ2ltZSBmaXhhZG8gbm8gVMOtdHVsbyBWIGRhIExlaSA5LjYxMC85OC4KCjUuIFNlIGEgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGZvaSBvdSDDqSBvYmpldG8gZGUgZmluYW5jaWFtZW50byBwb3IKaW5zdGl0dWnDp8O1ZXMgZGUgZm9tZW50byDDoCBwZXNxdWlzYSBvdSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBzZW1lbGhhbnRlLCB2b2PDqgpvdSBvIHRpdHVsYXIgYXNzZWd1cmEgcXVlIGN1bXByaXUgdG9kYXMgYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIHF1ZSBsaGUgZm9yYW0KaW1wb3N0YXMgcGVsYSBpbnN0aXR1acOnw6NvIGZpbmFuY2lhZG9yYSBlbSByYXrDo28gZG8gZmluYW5jaWFtZW50bywgZQpxdWUgbsOjbyBlc3TDoSBjb250cmFyaWFuZG8gcXVhbHF1ZXIgZGlzcG9zacOnw6NvIGNvbnRyYXR1YWwgcmVmZXJlbnRlIMOgCnB1YmxpY2HDp8OjbyBkbyBjb250ZcO6ZG8gb3JhIHN1Ym1ldGlkbyDDoCBCaWJsaW90ZWNhIFZpcnR1YWwgRkdWLgoKNi4gQ2FzbyBhIE9icmEgb3JhIGRlcG9zaXRhZGEgZW5jb250cmUtc2UgbGljZW5jaWFkYSBzb2IgdW1hIGxpY2Vuw6dhCkNyZWF0aXZlIENvbW1vbnMgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBzb2IgYSBsaWNlbsOnYSBHTlUgRnJlZQpEb2N1bWVudGF0aW9uIExpY2Vuc2UgKHF1YWxxdWVyIHZlcnPDo28pLCBvdSBvdXRyYSBsaWNlbsOnYSBxdWFsaWZpY2FkYQpjb21vIGxpdnJlIHNlZ3VuZG8gb3MgY3JpdMOpcmlvcyBkYSBEZWZpbml0aW9uIG9mIEZyZWUgQ3VsdHVyYWwgV29ya3MKKGRpc3BvbsOtdmVsIGVtOiBodHRwOi8vZnJlZWRvbWRlZmluZWQub3JnL0RlZmluaXRpb24pIG91IEZyZWUgU29mdHdhcmUKRGVmaW5pdGlvbiAoZGlzcG9uw612ZWwgZW06IGh0dHA6Ly93d3cuZ251Lm9yZy9waGlsb3NvcGh5L2ZyZWUtc3cuaHRtbCksIApvIGFycXVpdm8gcmVmZXJlbnRlIMOgIE9icmEgZGV2ZSBpbmRpY2FyIGEgbGljZW7Dp2EgYXBsaWPDoXZlbCBlbQpjb250ZcO6ZG8gbGVnw612ZWwgcG9yIHNlcmVzIGh1bWFub3MgZSwgc2UgcG9zc8OtdmVsLCB0YW1iw6ltIGVtIG1ldGFkYWRvcwpsZWfDrXZlaXMgcG9yIG3DoXF1aW5hLiBBIGluZGljYcOnw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGFwbGljw6F2ZWwgZGV2ZSBzZXIKYWNvbXBhbmhhZGEgZGUgdW0gbGluayBwYXJhIG9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIG91IHN1YSBjw7NwaWEKaW50ZWdyYWwuCgoKQW8gY29uY2x1aXIgYSBwcmVzZW50ZSBldGFwYSBlIGFzIGV0YXBhcyBzdWJzZXHDvGVudGVzIGRvIHByb2Nlc3NvIGRlCnN1Ym1pc3PDo28gZGUgYXJxdWl2b3Mgw6AgQmlibGlvdGVjYSBWaXJ0dWFsIEZHViwgdm9jw6ogYXRlc3RhIHF1ZSBsZXUgZQpjb25jb3JkYSBpbnRlZ3JhbG1lbnRlIGNvbSBvcyB0ZXJtb3MgYWNpbWEgZGVsaW1pdGFkb3MsIGFzc2luYW5kby1vcwpzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJlIG9zCnJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEuCgpIYXZlbmRvIHF1YWxxdWVyIGRpc2NvcmTDom5jaWEgZW0gcmVsYcOnw6NvIGFvcyBwcmVzZW50ZXMgdGVybW9zIG91IG7Do28Kc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vIGl0ZW0gMSwgc3VwcmEsIHZvY8OqIGRldmUgaW50ZXJyb21wZXIKaW1lZGlhdGFtZW50ZSBvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3PDo28uIEEgY29udGludWlkYWRlIGRvIHByb2Nlc3NvCmVxdWl2YWxlIMOgIGFzc2luYXR1cmEgZGVzdGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb20gdG9kYXMgYXMgY29uc2Vxw7zDqm5jaWFzIG5lbGUKcHJldmlzdGFzLCBzdWplaXRhbmRvLXNlIG8gc2lnbmF0w6FyaW8gYSBzYW7Dp8O1ZXMgY2l2aXMgZSBjcmltaW5haXMgY2Fzbwpuw6NvIHNlamEgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGF0cmltb25pYWlzIGUvb3UgY29uZXhvcwphcGxpY8OhdmVpcyDDoCBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZHVyYW50ZSBlc3RlIHByb2Nlc3NvLCBvdSBjYXNvIG7Do28gdGVuaGEKb2J0aWRvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIHRpdHVsYXIgcGFyYSBvIGRlcMOzc2l0byBlCnRvZG9zIG9zIHVzb3MgZGEgT2JyYSBlbnZvbHZpZG9zLgoKClBhcmEgYSBzb2x1w6fDo28gZGUgcXVhbHF1ZXIgZMO6dmlkYSBxdWFudG8gYW9zIHRlcm1vcyBkZSBsaWNlbmNpYW1lbnRvIGUKbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBjbGlxdWUgbm8gbGluayAiRmFsZSBjb25vc2NvIi4KRepositório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Estudo sobre o desalinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
title Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
spellingShingle Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
Quintella, Evandro Luiz de Araujo
LGBTI+
Diversidade
Publicidade
Organizações
Comunicação
Diversity
Advertising
Organizations
Communications
Administração de empresas
Publicidade
Comunicação
Minorias sexuais
Política organizacional
title_short Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
title_full Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
title_fullStr Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
title_full_unstemmed Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
title_sort Estudo sobre o (des)alinhamento entre publicidade 
e políticas organizacionais de diversidade
author Quintella, Evandro Luiz de Araujo
author_facet Quintella, Evandro Luiz de Araujo
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Fontoura, Yuna Souza dos Reis da
Ferrari, Maria Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintella, Evandro Luiz de Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irigaray, Hélio Arthur
contributor_str_mv Irigaray, Hélio Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv LGBTI+
Diversidade
Publicidade
Organizações
Comunicação
topic LGBTI+
Diversidade
Publicidade
Organizações
Comunicação
Diversity
Advertising
Organizations
Communications
Administração de empresas
Publicidade
Comunicação
Minorias sexuais
Política organizacional
dc.subject.eng.fl_str_mv Diversity
Advertising
Organizations
Communications
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Publicidade
Comunicação
Minorias sexuais
Política organizacional
description Objetivo – Este estudo pretende analisar em que medida a publicidade das empresas vinculadas ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e que são patrocinadoras em caráter Pleno reflete seus compromissos e suas políticas de diversidade em se tratando da questão LGBTI+.
 Metodologia – Realizada em caráter documental exploratório e de natureza qualitativa, consistiu na observação detalhada das peças publicitárias veiculadas pelas 14 empresas patrocinadoras em caráter Pleno, no período entre junho de 2017 e junho de 2018. Após a conclusão do levantamento das peças publicitárias das empresas selecionadas, foi realizada uma análise semiótica em busca da detecção de elementos que refletiam a adoção e promoção da causa LGBTI+ pelas marcas dessas empresas em seus anúncios.
 Resultados – Chegou-se a um cenário bastante representativo que explicita o quão incipiente e pontual a temática LGBTI+ ainda é retratada diante da enxurrada de publicidade recebida por todas as pessoas nos dias de hoje. Além disso, à luz de estudos anteriores, encontrou-se também evidências do surgimento de uma nova subcategoria de representação desse tipo de publicidade, ao qual se denominou “Orgulho de ser”. 
Aplicabilidade do trabalho – A partir dos resultados obtidos, é possível gerar um alarme às organizações para que aumentem suas preocupações em relação ao papel social que têm de contribuir para a construção de um mundo melhor influenciando positivamente a sociedade por meio de sua comunicação interna e externa (publicidade).
Contribuições para a sociedade – Contribuir para o aumento da representatividade LGBTI+ na publicidade e, com isso, em última instância, tentar contribuir para a redução dos absurdos que acontecem diariamente com pessoas LGBTI+. Originalidade – Normalmente, as análises se preocupam em investigar se “o que é falado para fora das empresas” é praticado internamente. Ao inverter esta lógica e buscar averiguar se o que é feito internamente é falado externamente, este estudo apresenta uma abordagem inversa a que geralmente é feita e, portanto, original e inovadora.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-17T17:26:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-17T17:26:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/25929
url http://hdl.handle.net/10438/25929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/4/FINAL_Disserta%c3%a7%c3%a3o_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/1/FINAL_Disserta%c3%a7%c3%a3o_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/2/license.txt
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/25929/3/FINAL_Disserta%c3%a7%c3%a3o_vCorrigida_ComAssinaturas_FichaCatalografica.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0ab52705cdfcb217c58136b46c163fa
5f1e1ea18db25bcb82e75d421f4dabe3
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
cdb4c162b5ab1ef426107dbd22542211
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146166589489152