Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Oliveira, Régis Motta de
Orientador(a): Mariotto, Fábio L.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10438/2337
Resumo: O terceiro setor vem atraindo atenções crescentes da sociedade, das empresas e do governo. Toda semana deparamo-nos com reportagens sobre aquele setor ou sobre o trabalho de suas organizações. O tema responsabilidade social das empresas está na moda. O governo Brasileiro tem procurado, através de legislação e parcerias, normatizar e aproveitar a energia do setor. Vimos surgir, nos últimos anos, uma profusão de cursos, acadêmicos e gerenciais, destinados à “profissionalização” das ONGs e entidades similares. O objetivo do presente estudo é entender um desses aspectos administrativos, o da estratégia, aplicado ao terceiro setor. Para tal, foi feita uma análise macro do setor, uma descrição de seus principais “players” e foram analisadas as características básicas e distintivas deste setor em relação ao setor produtivo, para se descrever o ambiente de estudo. Foi escolhida para estudo de caso uma organização de grande visibilidade do terceiro setor e procurou-se descrever sua história, suas características, seus fatos e seu discurso, para ser possível uma interpretação de sua linha estratégica e de seus fatores de sucesso. Os resultados da pesquisa mostram que a estratégia da organização estudada é definida pela visão de seu líder e fundador, e apoiada em características do projeto original da organização, um grupo de percussão que se tornou uma banda. Também se constatou que seu sucesso pode ser atribuído às suas várias “eficiências”, bastante diferente da lógica de eficiência das empresas privadas. Também foi feita a consideração dos cuidados para utilização, nas organizações do terceiro setor, dos modelos e técnicas administrativas oriundas do conhecimento desenvolvido originalmente para as empresas privadas. O propósito da presente pesquisa é contribuir para o acúmulo de conhecimento acadêmico na área de estratégia organizacional, especialmente estratégia em organizações do terceiro setor, e para as práticas de gestão de suas organizações.
id FGV_b11921c29ed9f11a082ed7aac74b570b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.fgv.br:10438/2337
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Oliveira, Régis Motta deEscolas::EAESPBresler, Ricardo Rocha BritoBrito, Eliane Pereira ZamithMariotto, Fábio L.2010-04-20T20:51:58Z2010-04-20T20:51:58Z2004-12-16OLIVEIRA, Régis Motta de. Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.http://hdl.handle.net/10438/2337O terceiro setor vem atraindo atenções crescentes da sociedade, das empresas e do governo. Toda semana deparamo-nos com reportagens sobre aquele setor ou sobre o trabalho de suas organizações. O tema responsabilidade social das empresas está na moda. O governo Brasileiro tem procurado, através de legislação e parcerias, normatizar e aproveitar a energia do setor. Vimos surgir, nos últimos anos, uma profusão de cursos, acadêmicos e gerenciais, destinados à “profissionalização” das ONGs e entidades similares. O objetivo do presente estudo é entender um desses aspectos administrativos, o da estratégia, aplicado ao terceiro setor. Para tal, foi feita uma análise macro do setor, uma descrição de seus principais “players” e foram analisadas as características básicas e distintivas deste setor em relação ao setor produtivo, para se descrever o ambiente de estudo. Foi escolhida para estudo de caso uma organização de grande visibilidade do terceiro setor e procurou-se descrever sua história, suas características, seus fatos e seu discurso, para ser possível uma interpretação de sua linha estratégica e de seus fatores de sucesso. Os resultados da pesquisa mostram que a estratégia da organização estudada é definida pela visão de seu líder e fundador, e apoiada em características do projeto original da organização, um grupo de percussão que se tornou uma banda. Também se constatou que seu sucesso pode ser atribuído às suas várias “eficiências”, bastante diferente da lógica de eficiência das empresas privadas. Também foi feita a consideração dos cuidados para utilização, nas organizações do terceiro setor, dos modelos e técnicas administrativas oriundas do conhecimento desenvolvido originalmente para as empresas privadas. O propósito da presente pesquisa é contribuir para o acúmulo de conhecimento acadêmico na área de estratégia organizacional, especialmente estratégia em organizações do terceiro setor, e para as práticas de gestão de suas organizações.The third sector have been attracting more and more attentions from society, firms and government. Every week, one easily stumbles upon news about that sector or the work of its organizations. Firm’s social responsibility is a subject in fashion. The Brazilian government has pursued trough legislation and partnerships, the constitution of norms and to make the best of the sector’s dynamism. One saw arise, in the last years, a profusion of courses, both academic and managerial, aiming the development of professional skills in the Non Government Organizations – NGOs and similar identities/ institutions. The goal of this study is to understand one of those administrative approaches, the strategy approach, applied to the third sector. To attain such goal and describe the study context, a macro analysis of the sector and a description of the main players are made, as well as, the analysis of the basic and distinctive characteristics of that sector in comparison with the productive sector. A well known organization of the third sector was chosen for a case study. Through the descriptions of its history, characteristics, facts and discourse, the author seeks to obtain an interpretation of its strategic line and its successes factors. The research results show that the strategy of the studied organization is defined by the vision of its founding leader, supported in the very first characteristics of the original organization’s project: a percussion group that became a band. Moreover, one could see that its success can be ascribed to its several “efficiencies”, a lot different from the efficiency logic of the private firms. It is also made some considerations of the precautions to be taken when models and administrative techniques, originally developed for the private firms, are utilized by NGOs. The purpose of this study is to contribute for the academic knowledge accumulation process in the organizational strategy field, especially strategy for NGOs, and for the managerial practices of such organizations.porStrategyCorporate strategyThird sectorNon-governmental organizationsNGOsEstratégiaEstratégia empresarialTerceiro setorONGsAdministração de empresasAssociação Meninos do MorumbiAssociações sem fins lucrativos - AdministraçãoOrganizações não-governamentais - AdministraçãoPlanejamento estratégicoEficiência organizacionalUma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAIL127151.pdf.jpg127151.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1388http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2337/4/127151.pdf.jpg72c8e37e3c6d30851f7ac72469be8d63MD54ORIGINAL127151.pdfPDFapplication/pdf555565http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2337/2/127151.pdf2384178515c9200741e58aaf0e7b9ea4MD52TEXT127151.pdf.txtExtracted Texttext/plain214392http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2337/3/127151.pdf.txtb8727bdd9f7958d47fa9d5ed7662c935MD5310438/23372019-08-30 15:43:13.121Repositório InstitucionalPRI
dc.title.por.fl_str_mv Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
title Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
spellingShingle Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
Oliveira, Régis Motta de
Strategy
Corporate strategy
Third sector
Non-governmental organizations
NGOs
Estratégia
Estratégia empresarial
Terceiro setor
ONGs
Administração de empresas
Associação Meninos do Morumbi
Associações sem fins lucrativos - Administração
Organizações não-governamentais - Administração
Planejamento estratégico
Eficiência organizacional
title_short Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
title_full Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
title_fullStr Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
title_full_unstemmed Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
title_sort Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo
author Oliveira, Régis Motta de
author_facet Oliveira, Régis Motta de
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Bresler, Ricardo Rocha Brito
Brito, Eliane Pereira Zamith
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Régis Motta de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mariotto, Fábio L.
contributor_str_mv Mariotto, Fábio L.
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategy
Corporate strategy
Third sector
Non-governmental organizations
NGOs
topic Strategy
Corporate strategy
Third sector
Non-governmental organizations
NGOs
Estratégia
Estratégia empresarial
Terceiro setor
ONGs
Administração de empresas
Associação Meninos do Morumbi
Associações sem fins lucrativos - Administração
Organizações não-governamentais - Administração
Planejamento estratégico
Eficiência organizacional
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Estratégia empresarial
Terceiro setor
ONGs
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Associação Meninos do Morumbi
Associações sem fins lucrativos - Administração
Organizações não-governamentais - Administração
Planejamento estratégico
Eficiência organizacional
description O terceiro setor vem atraindo atenções crescentes da sociedade, das empresas e do governo. Toda semana deparamo-nos com reportagens sobre aquele setor ou sobre o trabalho de suas organizações. O tema responsabilidade social das empresas está na moda. O governo Brasileiro tem procurado, através de legislação e parcerias, normatizar e aproveitar a energia do setor. Vimos surgir, nos últimos anos, uma profusão de cursos, acadêmicos e gerenciais, destinados à “profissionalização” das ONGs e entidades similares. O objetivo do presente estudo é entender um desses aspectos administrativos, o da estratégia, aplicado ao terceiro setor. Para tal, foi feita uma análise macro do setor, uma descrição de seus principais “players” e foram analisadas as características básicas e distintivas deste setor em relação ao setor produtivo, para se descrever o ambiente de estudo. Foi escolhida para estudo de caso uma organização de grande visibilidade do terceiro setor e procurou-se descrever sua história, suas características, seus fatos e seu discurso, para ser possível uma interpretação de sua linha estratégica e de seus fatores de sucesso. Os resultados da pesquisa mostram que a estratégia da organização estudada é definida pela visão de seu líder e fundador, e apoiada em características do projeto original da organização, um grupo de percussão que se tornou uma banda. Também se constatou que seu sucesso pode ser atribuído às suas várias “eficiências”, bastante diferente da lógica de eficiência das empresas privadas. Também foi feita a consideração dos cuidados para utilização, nas organizações do terceiro setor, dos modelos e técnicas administrativas oriundas do conhecimento desenvolvido originalmente para as empresas privadas. O propósito da presente pesquisa é contribuir para o acúmulo de conhecimento acadêmico na área de estratégia organizacional, especialmente estratégia em organizações do terceiro setor, e para as práticas de gestão de suas organizações.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:51:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Régis Motta de. Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/2337
identifier_str_mv OLIVEIRA, Régis Motta de. Uma banda como âncora estratégica: estudo de caso em uma ONG de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2004.
url http://hdl.handle.net/10438/2337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2337/4/127151.pdf.jpg
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2337/2/127151.pdf
http://bibliotecadigital.fgv.br:80/dspace/bitstream/10438/2337/3/127151.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 72c8e37e3c6d30851f7ac72469be8d63
2384178515c9200741e58aaf0e7b9ea4
b8727bdd9f7958d47fa9d5ed7662c935
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1742146188374704128