Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Scussel, Evandro Henrique Ferreira
Orientador(a): Miguel, Priscila Laczynski de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/29080
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como diferentes áreas funcionais de uma empresa de cafés encapsulados percebem a criação de valor pela área de Logística da organização. A pesquisa possui como escopo delimitado o estudo de uma multinacional com relevante participação de mercado no segmento de cafés encapsulados, sendo utilizado como amostra o corpo diretivo da empresa. Para responder à questão de pesquisa, a abordagem utilizada foi qualitativa de caráter exploratório, baseada em entrevistas semiestruturadas sobre conceitos de criação de valor, vantagem competitiva e aspectos da percepção humana. Essas entrevistas foram conduzidas com os principais líderes da empresa focal e, posteriormente, analisadas de forma interpretativa, a fim de coletar a percepção do público-alvo e de esclarecer o problema de pesquisa. O resultado do estudo demonstra alinhamento da percepção dos entrevistados aos conceitos teóricos do tema criação de valor, porém com clara concentração no excedente ao cliente; essa concentração promove internamente o entendimento de criação de valor pela área de Logística como execução de processos de distribuição diferenciados com impacto superior aos clientes, ficando em segundo plano o estabelecimento de custos competitivos. Conclui-se que, no contexto da empresa estudada, os processos de distribuição de produtos devem proporcionar experiências únicas e diferenciadas aos consumidores, mesmo que resultem em custos mais elevados, sendo papel da área de Logística promover maior percepção de valor criado aos seus consumidores, mediante o aumento de sua disposição para pagar pelo produto. Nota-se, também, a possibilidade de desenvolvimento tanto do excedente de valor aos fornecedores quanto da própria empresa, de forma a promover maior distribuição do valor criado à toda a cadeia. Por fim, este estudo buscou fornecer suporte à revisão de estratégia da área de Logística da empresa estudada, de forma a conduzir iniciativas cuja criação de valor esteja alinhada às expectativas tanto dos clientes internos da área quanto dos consumidores dos produtos da empresa focal.
id FGV_cc36abc61edf5995b63f0658baaedf15
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/29080
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Scussel, Evandro Henrique FerreiraEscolas::EAESPBrito, Luiz Artur LedurMoori, Roberto GiroMiguel, Priscila Laczynski de Souza2020-05-15T20:33:54Z2020-05-15T20:33:54Z2020-05-14https://hdl.handle.net/10438/29080Este estudo tem como objetivo compreender como diferentes áreas funcionais de uma empresa de cafés encapsulados percebem a criação de valor pela área de Logística da organização. A pesquisa possui como escopo delimitado o estudo de uma multinacional com relevante participação de mercado no segmento de cafés encapsulados, sendo utilizado como amostra o corpo diretivo da empresa. Para responder à questão de pesquisa, a abordagem utilizada foi qualitativa de caráter exploratório, baseada em entrevistas semiestruturadas sobre conceitos de criação de valor, vantagem competitiva e aspectos da percepção humana. Essas entrevistas foram conduzidas com os principais líderes da empresa focal e, posteriormente, analisadas de forma interpretativa, a fim de coletar a percepção do público-alvo e de esclarecer o problema de pesquisa. O resultado do estudo demonstra alinhamento da percepção dos entrevistados aos conceitos teóricos do tema criação de valor, porém com clara concentração no excedente ao cliente; essa concentração promove internamente o entendimento de criação de valor pela área de Logística como execução de processos de distribuição diferenciados com impacto superior aos clientes, ficando em segundo plano o estabelecimento de custos competitivos. Conclui-se que, no contexto da empresa estudada, os processos de distribuição de produtos devem proporcionar experiências únicas e diferenciadas aos consumidores, mesmo que resultem em custos mais elevados, sendo papel da área de Logística promover maior percepção de valor criado aos seus consumidores, mediante o aumento de sua disposição para pagar pelo produto. Nota-se, também, a possibilidade de desenvolvimento tanto do excedente de valor aos fornecedores quanto da própria empresa, de forma a promover maior distribuição do valor criado à toda a cadeia. Por fim, este estudo buscou fornecer suporte à revisão de estratégia da área de Logística da empresa estudada, de forma a conduzir iniciativas cuja criação de valor esteja alinhada às expectativas tanto dos clientes internos da área quanto dos consumidores dos produtos da empresa focal.This study aims to understand how different functional areas of an encapsulated coffee company perceive the value creation by the organization's Logistics area. The research has as its limited scope the study of a multinational with relevant market share in the segment of encapsulated coffees, using as a sample the company's board of directors. To answer the research question, the qualitative approach was exploratory based on semi-structured interviews on concepts of value creation, competitive advantage and aspects of human perception. These interviews were conducted with the main leaders of focus company and, subsequently, analyzed in an interpretative way in order to collect the perception of the target audience and clarify the research problem. The result of the study demonstrates alignment of the interviewees' perception with the theoretical concepts of the theme value creation, but with a clear concentration on surplus to the client; this concentration internally promotes the understanding of value creation by the Logistics area as execution of differentiated distribution processes with a higher impact to customers, with the establishment of competitive costs in the background. It is concluded that in the context of the studied company, its product distribution processes must provide unique and differentiated experiences to consumers, even if resulting in higher costs, with the role of the Logistics area promoting a greater perception of value created for its consumers through increased willingness to pay for the product. It is also noted the possibility of developing both surplus value to suppliers and the company itself in order to promote greater distribution of the value created throughout the chain. Finally, the study supported the strategy review of the studied company's Logistics area in order to conduct initiatives whose value creation is in line with the expectations of both the area's internal customers and consumers of the company's products.porValue creationCompetitive advantagePerceptionLogisticsCriação de valorVantagem competitivaPercepçãoLogísticaAdministração de empresasLogística empresarialVantagem competitivaValor adicionadoPercepçãoCriação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsuladosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTCRIAÇÃO DE VALOR DA LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA DE CAFÉS ENCAPSULADOS.pdf.txtCRIAÇÃO DE VALOR DA LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA DE CAFÉS ENCAPSULADOS.pdf.txtExtracted texttext/plain179601https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b5ee91eb-24d5-4417-95b1-d4187f0d8bab/download48fbf1287e5b4a9a8471ad97c63b8f84MD53café café.pdf.txtcafé café.pdf.txtExtracted texttext/plain103205https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e844c5a0-8c05-4058-b03e-aca3270d0f90/downloadae34d7b5a81dea3ebbbbd0efec4703b8MD57THUMBNAILCRIAÇÃO DE VALOR DA LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA DE CAFÉS ENCAPSULADOS.pdf.jpgCRIAÇÃO DE VALOR DA LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA DE CAFÉS ENCAPSULADOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1434https://repositorio.fgv.br/bitstreams/967f3d26-4f69-4c93-adf9-9a539f30d35c/downloadadce000db4374163ca40cd3585ec3187MD54café café.pdf.jpgcafé café.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2519https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a15e4d30-8e34-4678-be44-fd697aa0e4e2/download7d1bd9b8be4054cf9d084b734d068432MD58ORIGINALcafé café.pdfcafé café.pdfPDFapplication/pdf1023237https://repositorio.fgv.br/bitstreams/75ddf106-ec99-4637-b420-e45d58cac70d/download1dc75a3048a6ae95e71766c846ca5d70MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8961e8c7-b0e4-4ad2-b1cd-3f8c965ee376/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD5210438/290802023-11-25 09:57:07.463open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/29080https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T09:57:07Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
title Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
spellingShingle Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
Scussel, Evandro Henrique Ferreira
Value creation
Competitive advantage
Perception
Logistics
Criação de valor
Vantagem competitiva
Percepção
Logística
Administração de empresas
Logística empresarial
Vantagem competitiva
Valor adicionado
Percepção
title_short Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
title_full Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
title_fullStr Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
title_full_unstemmed Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
title_sort Criação de valor da logística em uma empresa de cafés encapsulados
author Scussel, Evandro Henrique Ferreira
author_facet Scussel, Evandro Henrique Ferreira
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Brito, Luiz Artur Ledur
Moori, Roberto Giro
dc.contributor.author.fl_str_mv Scussel, Evandro Henrique Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
contributor_str_mv Miguel, Priscila Laczynski de Souza
dc.subject.eng.fl_str_mv Value creation
Competitive advantage
Perception
Logistics
topic Value creation
Competitive advantage
Perception
Logistics
Criação de valor
Vantagem competitiva
Percepção
Logística
Administração de empresas
Logística empresarial
Vantagem competitiva
Valor adicionado
Percepção
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de valor
Vantagem competitiva
Percepção
Logística
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Logística empresarial
Vantagem competitiva
Valor adicionado
Percepção
description Este estudo tem como objetivo compreender como diferentes áreas funcionais de uma empresa de cafés encapsulados percebem a criação de valor pela área de Logística da organização. A pesquisa possui como escopo delimitado o estudo de uma multinacional com relevante participação de mercado no segmento de cafés encapsulados, sendo utilizado como amostra o corpo diretivo da empresa. Para responder à questão de pesquisa, a abordagem utilizada foi qualitativa de caráter exploratório, baseada em entrevistas semiestruturadas sobre conceitos de criação de valor, vantagem competitiva e aspectos da percepção humana. Essas entrevistas foram conduzidas com os principais líderes da empresa focal e, posteriormente, analisadas de forma interpretativa, a fim de coletar a percepção do público-alvo e de esclarecer o problema de pesquisa. O resultado do estudo demonstra alinhamento da percepção dos entrevistados aos conceitos teóricos do tema criação de valor, porém com clara concentração no excedente ao cliente; essa concentração promove internamente o entendimento de criação de valor pela área de Logística como execução de processos de distribuição diferenciados com impacto superior aos clientes, ficando em segundo plano o estabelecimento de custos competitivos. Conclui-se que, no contexto da empresa estudada, os processos de distribuição de produtos devem proporcionar experiências únicas e diferenciadas aos consumidores, mesmo que resultem em custos mais elevados, sendo papel da área de Logística promover maior percepção de valor criado aos seus consumidores, mediante o aumento de sua disposição para pagar pelo produto. Nota-se, também, a possibilidade de desenvolvimento tanto do excedente de valor aos fornecedores quanto da própria empresa, de forma a promover maior distribuição do valor criado à toda a cadeia. Por fim, este estudo buscou fornecer suporte à revisão de estratégia da área de Logística da empresa estudada, de forma a conduzir iniciativas cuja criação de valor esteja alinhada às expectativas tanto dos clientes internos da área quanto dos consumidores dos produtos da empresa focal.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-15T20:33:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-15T20:33:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/29080
url https://hdl.handle.net/10438/29080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b5ee91eb-24d5-4417-95b1-d4187f0d8bab/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e844c5a0-8c05-4058-b03e-aca3270d0f90/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/967f3d26-4f69-4c93-adf9-9a539f30d35c/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a15e4d30-8e34-4678-be44-fd697aa0e4e2/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/75ddf106-ec99-4637-b420-e45d58cac70d/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/8961e8c7-b0e4-4ad2-b1cd-3f8c965ee376/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 48fbf1287e5b4a9a8471ad97c63b8f84
ae34d7b5a81dea3ebbbbd0efec4703b8
adce000db4374163ca40cd3585ec3187
7d1bd9b8be4054cf9d084b734d068432
1dc75a3048a6ae95e71766c846ca5d70
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799582970711900160