Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Siqueira, Marcio Soares
Orientador(a): Lima, Luiz Renato Regis de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/298
Resumo: As décadas mais recentes têm marcado a supremacia dos regimes econômicos que privilegiam as responsabilidades fiscal e monetária. De forma ainda mais destacada, o sistema de metas de inflação vem ganhando espaço, com a adesão de um número crescente de países. No Brasil, sua introdução em 1999 colocou a política monetária em grande evidência, alimentando um prolongado debate acerca dos méritos e desvantagens da priorização absoluta da estabilização monetária. Este trabalho parte de um resumo histórico das práticas de política monetária no Brasil republicano. A seguir, procura-se aferir a eficiência dessas políticas no período posterior à estabilização alcançada pelo Plano Real, com a descrição da ferramenta adotada, a Função Impulso-Resposta Generalizada. Os resultados obtidos com esse instrumento permitem concluir que a autoridade monetária tem sido bem sucedida na gestão do regime de metas de inflação.
id FGV_d5dee67bddd4a051c8fae5c65b62be9e
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/298
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str
spelling Siqueira, Marcio SoaresEscolas::EPGEFGVCosta, Carlos Eugênio Ellery Lustosa daSimonassi, Andrei GomesLima, Luiz Renato Regis de Oliveira2008-05-13T13:47:46Z2008-05-13T13:47:46Z20072007-05-31SIQUEIRA, Marcio Soares. Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada. Dissertação (Mestrado em Finanças e Economia Empresarial) - Escola de Pós-Graduação em Economia, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2007.https://hdl.handle.net/10438/298As décadas mais recentes têm marcado a supremacia dos regimes econômicos que privilegiam as responsabilidades fiscal e monetária. De forma ainda mais destacada, o sistema de metas de inflação vem ganhando espaço, com a adesão de um número crescente de países. No Brasil, sua introdução em 1999 colocou a política monetária em grande evidência, alimentando um prolongado debate acerca dos méritos e desvantagens da priorização absoluta da estabilização monetária. Este trabalho parte de um resumo histórico das práticas de política monetária no Brasil republicano. A seguir, procura-se aferir a eficiência dessas políticas no período posterior à estabilização alcançada pelo Plano Real, com a descrição da ferramenta adotada, a Função Impulso-Resposta Generalizada. Os resultados obtidos com esse instrumento permitem concluir que a autoridade monetária tem sido bem sucedida na gestão do regime de metas de inflação.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEconomiaPolítica monetária - BrasilInflação - BrasilModelos econométricosreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL2273.pdfPDFapplication/pdf476614https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2220f458-4d5a-4a5a-a1e8-d5722a8ab2e4/download1f07f92847232a583bb30b950283d8caMD51TEXT2273.pdf.txt2273.pdf.txtExtracted Texttext/plain181956https://repositorio.fgv.br/bitstreams/239711ad-6eae-4df5-98a1-eeb6458a4614/download3f406cde1124567a00c16ce37321abe3MD52THUMBNAIL2273.pdf.jpg2273.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1528https://repositorio.fgv.br/bitstreams/27550db0-16ec-48c0-8f06-c928db046703/download4afd3b071f3ac89cd3325abf8ee81a5aMD5310438/2982024-09-19 16:14:47.087open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/298https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742024-09-19T16:14:47Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
title Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
spellingShingle Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
Siqueira, Marcio Soares
Economia
Política monetária - Brasil
Inflação - Brasil
Modelos econométricos
title_short Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
title_full Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
title_fullStr Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
title_full_unstemmed Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
title_sort Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada
author Siqueira, Marcio Soares
author_facet Siqueira, Marcio Soares
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EPGE
dc.contributor.affiliation.none.fl_str_mv FGV
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Costa, Carlos Eugênio Ellery Lustosa da
Simonassi, Andrei Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Marcio Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Luiz Renato Regis de Oliveira
contributor_str_mv Lima, Luiz Renato Regis de Oliveira
dc.subject.area.por.fl_str_mv Economia
topic Economia
Política monetária - Brasil
Inflação - Brasil
Modelos econométricos
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Política monetária - Brasil
Inflação - Brasil
Modelos econométricos
description As décadas mais recentes têm marcado a supremacia dos regimes econômicos que privilegiam as responsabilidades fiscal e monetária. De forma ainda mais destacada, o sistema de metas de inflação vem ganhando espaço, com a adesão de um número crescente de países. No Brasil, sua introdução em 1999 colocou a política monetária em grande evidência, alimentando um prolongado debate acerca dos méritos e desvantagens da priorização absoluta da estabilização monetária. Este trabalho parte de um resumo histórico das práticas de política monetária no Brasil republicano. A seguir, procura-se aferir a eficiência dessas políticas no período posterior à estabilização alcançada pelo Plano Real, com a descrição da ferramenta adotada, a Função Impulso-Resposta Generalizada. Os resultados obtidos com esse instrumento permitem concluir que a autoridade monetária tem sido bem sucedida na gestão do regime de metas de inflação.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-05-31
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-13T13:47:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-13T13:47:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIQUEIRA, Marcio Soares. Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada. Dissertação (Mestrado em Finanças e Economia Empresarial) - Escola de Pós-Graduação em Economia, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/298
identifier_str_mv SIQUEIRA, Marcio Soares. Política monetária e inflação no Brasil: uma análise pela função de impulso resposta generalizada. Dissertação (Mestrado em Finanças e Economia Empresarial) - Escola de Pós-Graduação em Economia, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2007.
url https://hdl.handle.net/10438/298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/2220f458-4d5a-4a5a-a1e8-d5722a8ab2e4/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/239711ad-6eae-4df5-98a1-eeb6458a4614/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/27550db0-16ec-48c0-8f06-c928db046703/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f07f92847232a583bb30b950283d8ca
3f406cde1124567a00c16ce37321abe3
4afd3b071f3ac89cd3325abf8ee81a5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1827842433974534144