Eventos adversos associados ao processo de comunicação em serviços hospitalares: a percepção de profissionais da saúde

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Allucci, Hílcides Fernanda Ferrari
Orientador(a): Schiesari, Laura Maria Cesar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/10438/30822
Resumo: A temática da segurança do paciente ganhou robustez e relevância em todo o mundo, em especial nas últimas duas décadas, favorecidas pelas produções científicas, debates e divulgações em incontáveis fóruns e criação de agendas por órgãos mundiais. Erros e falhas acontecem com frequência em serviços de saúde e a comunicação se mostra como uma das principais causas de incidentes, estando associada a maior tempo de internação hospitalar, retardos em tratamentos, readmissões, eventos adversos e mortes. Esta investigação buscou analisar aspectos da comunicação na prática assistencial hospitalar que podem determinar a ocorrência de eventos adversos graves. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de análise documental e realização de entrevistas com profissionais da saúde que prestam assistência direta a pacientes internados. Os resultados evidenciaram que a disponibilização de recursos que estruturam a troca de informações entre profissionais, como protocolos e instrumentos de checagem e organização da informação favorecem a efetividade da comunicação, mas não se mostram suficientes para afastar riscos. A aderência e utilização correta destas ferramentas dependem de fatores com graus de subjetividade variáveis, como conhecimento, treinamento, sentimentos e crenças. As relações de poder, a autoestima e a confiança impactam o processo de comunicação e a oferta do cuidado seguro.
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spelling Allucci, Hílcides Fernanda FerrariEscolas::EAESPMalik, Ana MariaMelleiro, Marta MariaSchiesari, Laura Maria Cesar2021-07-08T15:11:19Z2021-07-08T15:11:19Z2021https://hdl.handle.net/10438/30822A temática da segurança do paciente ganhou robustez e relevância em todo o mundo, em especial nas últimas duas décadas, favorecidas pelas produções científicas, debates e divulgações em incontáveis fóruns e criação de agendas por órgãos mundiais. Erros e falhas acontecem com frequência em serviços de saúde e a comunicação se mostra como uma das principais causas de incidentes, estando associada a maior tempo de internação hospitalar, retardos em tratamentos, readmissões, eventos adversos e mortes. Esta investigação buscou analisar aspectos da comunicação na prática assistencial hospitalar que podem determinar a ocorrência de eventos adversos graves. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de análise documental e realização de entrevistas com profissionais da saúde que prestam assistência direta a pacientes internados. Os resultados evidenciaram que a disponibilização de recursos que estruturam a troca de informações entre profissionais, como protocolos e instrumentos de checagem e organização da informação favorecem a efetividade da comunicação, mas não se mostram suficientes para afastar riscos. A aderência e utilização correta destas ferramentas dependem de fatores com graus de subjetividade variáveis, como conhecimento, treinamento, sentimentos e crenças. As relações de poder, a autoestima e a confiança impactam o processo de comunicação e a oferta do cuidado seguro.The theme of patient safety has gained strength and relevance throughout the world, especially in the last two decades, favored by scientific production, debates and dissemination in countless forums and the creation of agendas by world bodies. Errors and failures happen frequently in health services and communication is one of the main causes of incidents, being associated with longer hospital stays, delays in treatments, readmissions, adverse events and deaths. This investigation aimed to analyze aspects of communication in hospital care practice that can determine the occurrence of serious adverse events. For this, a qualitative, exploratory and descriptive approach was used, through documentary analysis and interviews with health professionals who provide direct care to hospitalized patients. The results showed that the provision of resources that structure the exchange of information between professionals, such as protocols and instruments for checking and organizing information, favor the effectiveness of communication, but are not sufficient to rule out risks. Adherence and correct use of these tools depend on factors with varying degrees of subjectivity, such as knowledge, training, feelings and beliefs. Power relations, self-esteem and trust impact the communication process and the provision of safe care.porCommunicationHealth communicationAdverse eventsPatient safetyComunicaçãoComunicação em saúdeEventos adversosSegurança do pacienteAdministração de empresasComunicaçãoComunicação nas organizaçõesAssistência hospitalarPacientes - Medidas de segurançaEventos adversos associados ao processo de comunicação em serviços hospitalares: a percepção de profissionais da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVTEXTMestrado HFFA 06JUL (1).pdf.txtMestrado HFFA 06JUL (1).pdf.txtExtracted texttext/plain103312https://repositorio.fgv.br/bitstreams/441bcee9-1b5f-46c0-ac4f-f4ada401cd06/downloadc18c3d72392aea7b01e56cb769a40df8MD510THUMBNAILMestrado HFFA 06JUL (1).pdf.jpgMestrado HFFA 06JUL (1).pdf.jpgGenerated 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