Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Fundação João Pinheiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Curso de Mestrado em Administração Pública
|
Departamento: |
Administração Pública
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/244 |
Resumo: | Este é um estudo que colocou frente a frente os resultados do desempenho escolar dos alunos em fase de alfabetização das escolas da rede pública estadual de Minas Gerais, com os resultados obtidos por seus professores e pelos diretores das escolas por eles freqüentadas em processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional, promovidos pela Administração Pública do Estado. O confronto visou identificar se existia, ou não, coerência entre esses resultados, tendo como base estudos já realizados, principalmente por Soares (2002, 2007), que pesquisou a relação entre os desempenhos discente, docente e o dos diretores escolares, por meio de diversos estudos de caso. As publicações do pesquisador sobre a Escola Eficaz estão entre as poucas efetuadas no país, sendo recentes os procedimentos de aferição do alcance de resultados, pelas escolas públicas, a partir de metas definidas e resultados esperados. São também recentes as avaliações de desempenho profissional na Administração Publica Estadual, bem como a exigência de certificação ocupacional para os interessados em ocuparem cargos de direção nas escolas publicas do Estado. O sistema educacional público, no Brasil, não faz, ainda, uso sistemático dos procedimentos avaliatórios como ferramentas para a identificação e correção de desvios nas trajetórias escolares. Isso contribui para a crescente exclusão das crianças, principalmente as socioeconomicamente desfavorecidas, do direito de acesso às disponibilidades educacionais do Sistema. Além do objetivo inicialmente traçado, foi possível, também, identificar alguns pontos importantes que se mostraram vulneráveis nos processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional. Estas constatações permitiram vislumbrar novas possibilidades de estudos e pesquisas, voltados para a elaboração de políticas públicas estruturadas em bases mais democráticas. |
id |
FJP-2_06da226346d1657ee35a911f3ec98fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/244 |
network_acronym_str |
FJP-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-01-25T14:51:37Z2023-10-25T12:59:10Z2009-05-132023-10-25T12:59:10Z2008-08-25ARAÚJO, Maria de Fátima Viana Barros de. Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008.http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/244application/pdfporFundação João PinheiroCurso de Mestrado em Administração PúblicaFJPBRAdministração PúblicaEducaçãoDesempenho profissionalAvaliação educacionalCertificação ocupacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFerreira, Frederico Poley MartinsRiani, Juliana de Lucena RuasCosta, Bruno Lazzarotti Dinizhttp://lattes.cnpq.br/9989788828773610http://lattes.cnpq.br/2084604177044476http://lattes.cnpq.br/1448397981510363Araújo, Maria de Fátima Viana Barros deEste é um estudo que colocou frente a frente os resultados do desempenho escolar dos alunos em fase de alfabetização das escolas da rede pública estadual de Minas Gerais, com os resultados obtidos por seus professores e pelos diretores das escolas por eles freqüentadas em processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional, promovidos pela Administração Pública do Estado. O confronto visou identificar se existia, ou não, coerência entre esses resultados, tendo como base estudos já realizados, principalmente por Soares (2002, 2007), que pesquisou a relação entre os desempenhos discente, docente e o dos diretores escolares, por meio de diversos estudos de caso. As publicações do pesquisador sobre a Escola Eficaz estão entre as poucas efetuadas no país, sendo recentes os procedimentos de aferição do alcance de resultados, pelas escolas públicas, a partir de metas definidas e resultados esperados. São também recentes as avaliações de desempenho profissional na Administração Publica Estadual, bem como a exigência de certificação ocupacional para os interessados em ocuparem cargos de direção nas escolas publicas do Estado. O sistema educacional público, no Brasil, não faz, ainda, uso sistemático dos procedimentos avaliatórios como ferramentas para a identificação e correção de desvios nas trajetórias escolares. Isso contribui para a crescente exclusão das crianças, principalmente as socioeconomicamente desfavorecidas, do direito de acesso às disponibilidades educacionais do Sistema. Além do objetivo inicialmente traçado, foi possível, também, identificar alguns pontos importantes que se mostraram vulneráveis nos processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional. Estas constatações permitiram vislumbrar novas possibilidades de estudos e pesquisas, voltados para a elaboração de políticas públicas estruturadas em bases mais democráticas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPORIGINALdesempenhoprofissional.pdfapplication/pdf2358817http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/2a9a5b57-caaa-4e99-b17a-90695e0510f4/downloadba81b753f491520ae8d7712490fbf0e9MD51tede/2442024-02-09 10:07:36.485open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/244http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T13:07:36Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência |
title |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência |
spellingShingle |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência Araújo, Maria de Fátima Viana Barros de Educação Desempenho profissional Avaliação educacional Certificação ocupacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência |
title_full |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência |
title_fullStr |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência |
title_full_unstemmed |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência |
title_sort |
Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência |
author |
Araújo, Maria de Fátima Viana Barros de |
author_facet |
Araújo, Maria de Fátima Viana Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Frederico Poley Martins |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Riani, Juliana de Lucena Ruas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Bruno Lazzarotti Diniz |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9989788828773610 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2084604177044476 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1448397981510363 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Maria de Fátima Viana Barros de |
contributor_str_mv |
Ferreira, Frederico Poley Martins Riani, Juliana de Lucena Ruas Costa, Bruno Lazzarotti Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desempenho profissional Avaliação educacional Certificação ocupacional |
topic |
Educação Desempenho profissional Avaliação educacional Certificação ocupacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este é um estudo que colocou frente a frente os resultados do desempenho escolar dos alunos em fase de alfabetização das escolas da rede pública estadual de Minas Gerais, com os resultados obtidos por seus professores e pelos diretores das escolas por eles freqüentadas em processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional, promovidos pela Administração Pública do Estado. O confronto visou identificar se existia, ou não, coerência entre esses resultados, tendo como base estudos já realizados, principalmente por Soares (2002, 2007), que pesquisou a relação entre os desempenhos discente, docente e o dos diretores escolares, por meio de diversos estudos de caso. As publicações do pesquisador sobre a Escola Eficaz estão entre as poucas efetuadas no país, sendo recentes os procedimentos de aferição do alcance de resultados, pelas escolas públicas, a partir de metas definidas e resultados esperados. São também recentes as avaliações de desempenho profissional na Administração Publica Estadual, bem como a exigência de certificação ocupacional para os interessados em ocuparem cargos de direção nas escolas publicas do Estado. O sistema educacional público, no Brasil, não faz, ainda, uso sistemático dos procedimentos avaliatórios como ferramentas para a identificação e correção de desvios nas trajetórias escolares. Isso contribui para a crescente exclusão das crianças, principalmente as socioeconomicamente desfavorecidas, do direito de acesso às disponibilidades educacionais do Sistema. Além do objetivo inicialmente traçado, foi possível, também, identificar alguns pontos importantes que se mostraram vulneráveis nos processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional. Estas constatações permitiram vislumbrar novas possibilidades de estudos e pesquisas, voltados para a elaboração de políticas públicas estruturadas em bases mais democráticas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-25 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-13 2023-10-25T12:59:10Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-25T14:51:37Z 2023-10-25T12:59:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Maria de Fátima Viana Barros de. Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/244 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Maria de Fátima Viana Barros de. Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência. 2008. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2008. |
url |
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação João Pinheiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso de Mestrado em Administração Pública |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
FJP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação João Pinheiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro instname:Fundação João Pinheiro (FJP) instacron:FJP |
instname_str |
Fundação João Pinheiro (FJP) |
instacron_str |
FJP |
institution |
FJP |
reponame_str |
Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro |
collection |
Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/2a9a5b57-caaa-4e99-b17a-90695e0510f4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba81b753f491520ae8d7712490fbf0e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797676085189541888 |