Desempenho profissional do professor e do diretor da escola x desempenho escolar do aluno: em busca da coerência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Araújo, Maria de Fátima Viana Barros de
Orientador(a): Ferreira, Frederico Poley Martins lattes
Banca de defesa: Costa, Bruno Lazzarotti Diniz lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação João Pinheiro
Programa de Pós-Graduação: Curso de Mestrado em Administração Pública
Departamento: Administração Pública
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/244
Resumo: Este é um estudo que colocou frente a frente os resultados do desempenho escolar dos alunos em fase de alfabetização das escolas da rede pública estadual de Minas Gerais, com os resultados obtidos por seus professores e pelos diretores das escolas por eles freqüentadas em processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional, promovidos pela Administração Pública do Estado. O confronto visou identificar se existia, ou não, coerência entre esses resultados, tendo como base estudos já realizados, principalmente por Soares (2002, 2007), que pesquisou a relação entre os desempenhos discente, docente e o dos diretores escolares, por meio de diversos estudos de caso. As publicações do pesquisador sobre a Escola Eficaz estão entre as poucas efetuadas no país, sendo recentes os procedimentos de aferição do alcance de resultados, pelas escolas públicas, a partir de metas definidas e resultados esperados. São também recentes as avaliações de desempenho profissional na Administração Publica Estadual, bem como a exigência de certificação ocupacional para os interessados em ocuparem cargos de direção nas escolas publicas do Estado. O sistema educacional público, no Brasil, não faz, ainda, uso sistemático dos procedimentos avaliatórios como ferramentas para a identificação e correção de desvios nas trajetórias escolares. Isso contribui para a crescente exclusão das crianças, principalmente as socioeconomicamente desfavorecidas, do direito de acesso às disponibilidades educacionais do Sistema. Além do objetivo inicialmente traçado, foi possível, também, identificar alguns pontos importantes que se mostraram vulneráveis nos processos de avaliação de desempenho e certificação ocupacional. Estas constatações permitiram vislumbrar novas possibilidades de estudos e pesquisas, voltados para a elaboração de políticas públicas estruturadas em bases mais democráticas.
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