Tecnologias da Informação e a implementação de projetos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Arreguy, Rômulo Sérgio Rodrigues
Orientador(a): Dalben, ângela Imaculada Loureiro de Freitas lattes
Banca de defesa: Corrêa, Maria Laetitia lattes, Lima, Maria de Lourdes Rocha lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação João Pinheiro
Programa de Pós-Graduação: Curso de Mestrado em Administração Pública
Departamento: Administração Pública
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/306
Resumo: O avanço tecnológico vivenciado nestes dois últimos séculos vem contribuindo para que novos paradigmas sejam estabelecidos em relação a todas as áreas do conhecimento humano. Em relação à educação, as tecnologias da informação e comunicação ensejam a oportunidade de um impacto semelhante, mas que, face à grande resistência a mudanças, característica desse setor, corre o risco de se desenvolver de forma assíncrona e/ou reproduzindo processos pedagógicos tradicionais que reforçam a exclusão social. Este trabalho apresenta uma análise de alternativas de incorporação dessas tecnologias no âmbito da educação. Os projetos político-pedagógicos, aqui são entendidos como, sistemas com alto grau de complexidade e que tocam no interesse de diversos segmentos da comunidade escolar. Neste contexto, os foros democráticos são apresentados como instrumentos, não só, capazes de gerenciar com eficiência esses sistemas, mas, também, de legitimar as alternativas a serem implementadas. Preconiza-se, ainda, que as Tecnologias da Informação e Comunicação sejam incorporadas aos Projetos político pedagógicos a partir das demandas dos diversos segmentos da comunidade. Essa é a estratégia apresentada, para envolver a comunidade na construção dos novos paradigmas e para que todos os seus segmentos se sintam estimulados a desenvolver fluência em relação essas tecnologias
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