A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
Ano de defesa: | 2001 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Fundação João Pinheiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Curso de Mestrado em Administração Pública
|
Departamento: |
Administração Pública
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249 |
Resumo: | A evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização da educação de nível fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir da década de noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A legislação brasileira vigente (Constituição de 1988 as recentes alterações nas leis referentes/ ao setor educacional) redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A atual legislação institucionalizou a aceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a inclusão crianças provenientes de fanu1ias de situação socioeconômica e cultural desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada em doze escolas públicas localizadas em dois municípios mineiros: Montes Claros e Januária. A principal conclusão da dissertação é que nem sempre as crianças de situação desfavorável estão nas melhores escolas quanto à atenção pedagógica, o que sinaliza que as escolas públicas de ensino fundamental ainda estão muito aquém do que delas se esperaria para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, quando deveria oferecer ações persistentes e sistemáticas para contrabalançar efeitos negativos de inserção sócio-cultural desvantajosa. Assim, mesmo que não se possa afirmar que o círculo perverso da desigualdade e da exclusão esteja se reproduzindo de forma sistemática, também não se pode afirmar que ele esteja sendo rompido por práticas intra-escolares e atenção do poder público claramente demandadas por este objetivo. |
id |
FJP_e4af97a61d868b461cfa964427329d52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/249 |
network_acronym_str |
FJP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-01-25T14:51:40Z2023-10-25T12:58:56Z2009-10-302023-10-25T12:58:56Z2001-04-30LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira. A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças. 2001. 200 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2001.http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249application/pdfporFundação João PinheiroCurso de Mestrado em Administração PúblicaFJPBRAdministração PúblicaEducaçãoEnsino fundamentalPesquisa educacionalCondições sócio-econômicasAcesso à eduaçãoDiversidade de culturasJanuária (MG)Montes Claros (MG)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVeiga, Laura daMiranda, Glaura Vasques deCosta, Bruno Lazzarotti Dinizhttp://lattes.cnpq.br/0856559584507517http://lattes.cnpq.br/2084604177044476http://lattes.cnpq.br/7530447934015963Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraA evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização da educação de nível fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir da década de noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A legislação brasileira vigente (Constituição de 1988 as recentes alterações nas leis referentes/ ao setor educacional) redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A atual legislação institucionalizou a aceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a inclusão crianças provenientes de fanu1ias de situação socioeconômica e cultural desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada em doze escolas públicas localizadas em dois municípios mineiros: Montes Claros e Januária. A principal conclusão da dissertação é que nem sempre as crianças de situação desfavorável estão nas melhores escolas quanto à atenção pedagógica, o que sinaliza que as escolas públicas de ensino fundamental ainda estão muito aquém do que delas se esperaria para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, quando deveria oferecer ações persistentes e sistemáticas para contrabalançar efeitos negativos de inserção sócio-cultural desvantajosa. Assim, mesmo que não se possa afirmar que o círculo perverso da desigualdade e da exclusão esteja se reproduzindo de forma sistemática, também não se pode afirmar que ele esteja sendo rompido por práticas intra-escolares e atenção do poder público claramente demandadas por este objetivo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJPinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPORIGINALMaria Ruth.pdfapplication/pdf11392476http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7d9522c1-c453-42b7-bb07-34b95f8e6b78/download9d3ada8af1430154c00476276c12bcc0MD51tede/2492024-02-09 10:03:06.964open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/249http://repositorio.fjp.mg.gov.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fjp.mg.gov.br/http://tede.fjp.mg.gov.br/oai/requestcomunicacao@fjp.mg.gov.br||roger.guedes@fjp.mg.gov.bropendoar:2024-02-09T13:03:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP - Fundação João Pinheiro (FJP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças |
title |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças |
spellingShingle |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira Educação Ensino fundamental Pesquisa educacional Condições sócio-econômicas Acesso à eduação Diversidade de culturas Januária (MG) Montes Claros (MG) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças |
title_full |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças |
title_fullStr |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças |
title_full_unstemmed |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças |
title_sort |
A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças |
author |
Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira |
author_facet |
Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veiga, Laura da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Miranda, Glaura Vasques de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Bruno Lazzarotti Diniz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0856559584507517 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2084604177044476 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7530447934015963 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira |
contributor_str_mv |
Veiga, Laura da Miranda, Glaura Vasques de Costa, Bruno Lazzarotti Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino fundamental Pesquisa educacional Condições sócio-econômicas Acesso à eduação Diversidade de culturas Januária (MG) Montes Claros (MG) |
topic |
Educação Ensino fundamental Pesquisa educacional Condições sócio-econômicas Acesso à eduação Diversidade de culturas Januária (MG) Montes Claros (MG) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização da educação de nível fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir da década de noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A legislação brasileira vigente (Constituição de 1988 as recentes alterações nas leis referentes/ ao setor educacional) redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A atual legislação institucionalizou a aceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a inclusão crianças provenientes de fanu1ias de situação socioeconômica e cultural desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada em doze escolas públicas localizadas em dois municípios mineiros: Montes Claros e Januária. A principal conclusão da dissertação é que nem sempre as crianças de situação desfavorável estão nas melhores escolas quanto à atenção pedagógica, o que sinaliza que as escolas públicas de ensino fundamental ainda estão muito aquém do que delas se esperaria para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, quando deveria oferecer ações persistentes e sistemáticas para contrabalançar efeitos negativos de inserção sócio-cultural desvantajosa. Assim, mesmo que não se possa afirmar que o círculo perverso da desigualdade e da exclusão esteja se reproduzindo de forma sistemática, também não se pode afirmar que ele esteja sendo rompido por práticas intra-escolares e atenção do poder público claramente demandadas por este objetivo. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001-04-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-30 2023-10-25T12:58:56Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-25T14:51:40Z 2023-10-25T12:58:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira. A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças. 2001. 200 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2001. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249 |
identifier_str_mv |
LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira. A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças. 2001. 200 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2001. |
url |
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação João Pinheiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso de Mestrado em Administração Pública |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
FJP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação João Pinheiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP instname:Fundação João Pinheiro (FJP) instacron:FJP |
instname_str |
Fundação João Pinheiro (FJP) |
instacron_str |
FJP |
institution |
FJP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7d9522c1-c453-42b7-bb07-34b95f8e6b78/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d3ada8af1430154c00476276c12bcc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP - Fundação João Pinheiro (FJP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comunicacao@fjp.mg.gov.br||roger.guedes@fjp.mg.gov.br |
_version_ |
1798594861442531328 |