A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
Orientador(a): Veiga, Laura da lattes
Banca de defesa: Miranda, Glaura Vasques de lattes, Costa, Bruno Lazzarotti Diniz lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Fundação João Pinheiro
Programa de Pós-Graduação: Curso de Mestrado em Administração Pública
Departamento: Administração Pública
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249
Resumo: A evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização da educação de nível fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir da década de noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A legislação brasileira vigente (Constituição de 1988 as recentes alterações nas leis referentes/ ao setor educacional) redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A atual legislação institucionalizou a aceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a inclusão crianças provenientes de fanu1ias de situação socioeconômica e cultural desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada em doze escolas públicas localizadas em dois municípios mineiros: Montes Claros e Januária. A principal conclusão da dissertação é que nem sempre as crianças de situação desfavorável estão nas melhores escolas quanto à atenção pedagógica, o que sinaliza que as escolas públicas de ensino fundamental ainda estão muito aquém do que delas se esperaria para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, quando deveria oferecer ações persistentes e sistemáticas para contrabalançar efeitos negativos de inserção sócio-cultural desvantajosa. Assim, mesmo que não se possa afirmar que o círculo perverso da desigualdade e da exclusão esteja se reproduzindo de forma sistemática, também não se pode afirmar que ele esteja sendo rompido por práticas intra-escolares e atenção do poder público claramente demandadas por este objetivo.
id FJP_e4af97a61d868b461cfa964427329d52
oai_identifier_str oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/249
network_acronym_str FJP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP
repository_id_str
spelling 2016-01-25T14:51:40Z2023-10-25T12:58:56Z2009-10-302023-10-25T12:58:56Z2001-04-30LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira. A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças. 2001. 200 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2001.http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249application/pdfporFundação João PinheiroCurso de Mestrado em Administração PúblicaFJPBRAdministração PúblicaEducaçãoEnsino fundamentalPesquisa educacionalCondições sócio-econômicasAcesso à eduaçãoDiversidade de culturasJanuária (MG)Montes Claros (MG)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVeiga, Laura daMiranda, Glaura Vasques deCosta, Bruno Lazzarotti Dinizhttp://lattes.cnpq.br/0856559584507517http://lattes.cnpq.br/2084604177044476http://lattes.cnpq.br/7530447934015963Leite, Maria Ruth Siffert Diniz TeixeiraA evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização da educação de nível fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir da década de noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A legislação brasileira vigente (Constituição de 1988 as recentes alterações nas leis referentes/ ao setor educacional) redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A atual legislação institucionalizou a aceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a inclusão crianças provenientes de fanu1ias de situação socioeconômica e cultural desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada em doze escolas públicas localizadas em dois municípios mineiros: Montes Claros e Januária. A principal conclusão da dissertação é que nem sempre as crianças de situação desfavorável estão nas melhores escolas quanto à atenção pedagógica, o que sinaliza que as escolas públicas de ensino fundamental ainda estão muito aquém do que delas se esperaria para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, quando deveria oferecer ações persistentes e sistemáticas para contrabalançar efeitos negativos de inserção sócio-cultural desvantajosa. Assim, mesmo que não se possa afirmar que o círculo perverso da desigualdade e da exclusão esteja se reproduzindo de forma sistemática, também não se pode afirmar que ele esteja sendo rompido por práticas intra-escolares e atenção do poder público claramente demandadas por este objetivo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJPinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPORIGINALMaria Ruth.pdfapplication/pdf11392476http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7d9522c1-c453-42b7-bb07-34b95f8e6b78/download9d3ada8af1430154c00476276c12bcc0MD51tede/2492024-02-09 10:03:06.964open.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:tede/249http://repositorio.fjp.mg.gov.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fjp.mg.gov.br/http://tede.fjp.mg.gov.br/oai/requestcomunicacao@fjp.mg.gov.br||roger.guedes@fjp.mg.gov.bropendoar:2024-02-09T13:03:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP - Fundação João Pinheiro (FJP)false
dc.title.por.fl_str_mv A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
title A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
spellingShingle A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
Educação
Ensino fundamental
Pesquisa educacional
Condições sócio-econômicas
Acesso à eduação
Diversidade de culturas
Januária (MG)
Montes Claros (MG)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
title_full A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
title_fullStr A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
title_full_unstemmed A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
title_sort A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças
author Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
author_facet Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga, Laura da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miranda, Glaura Vasques de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0856559584507517
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2084604177044476
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7530447934015963
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira
contributor_str_mv Veiga, Laura da
Miranda, Glaura Vasques de
Costa, Bruno Lazzarotti Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Pesquisa educacional
Condições sócio-econômicas
Acesso à eduação
Diversidade de culturas
Januária (MG)
Montes Claros (MG)
topic Educação
Ensino fundamental
Pesquisa educacional
Condições sócio-econômicas
Acesso à eduação
Diversidade de culturas
Januária (MG)
Montes Claros (MG)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A evolução do sistema educacional nos países ocidentais, ao longo das últimas quatro décadas, caracteriza-se pela tendência à universalização da educação de nível fundamental. No Brasil, o principal objetivo das mudanças verificadas a partir da década de noventa é a tentativa de corrigir, mesmo que parcialmente, o padrão histórico de exclusão, de desigualdades e de baixos níveis de eficácia do sistema escolar público. A legislação brasileira vigente (Constituição de 1988 as recentes alterações nas leis referentes/ ao setor educacional) redimensionaram as diretrizes norteadoras das políticas públicas direcionadas ao ensino fundamental no país, através de propostas voltadas para a democratização e a valorização da escola pública. A atual legislação institucionalizou a aceitação da diversidade socioeconômica e cultural das crianças e o pluralismo de concepções pedagógicas. O objetivo deste trabalho é analisar como as instituições públicas de ensino fundamental estão se adequando para lidar com a inclusão crianças provenientes de fanu1ias de situação socioeconômica e cultural desfavorável e que apresentam dificuldades de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada em doze escolas públicas localizadas em dois municípios mineiros: Montes Claros e Januária. A principal conclusão da dissertação é que nem sempre as crianças de situação desfavorável estão nas melhores escolas quanto à atenção pedagógica, o que sinaliza que as escolas públicas de ensino fundamental ainda estão muito aquém do que delas se esperaria para lidar com a diversidade socioeconômica e cultural dos alunos, quando deveria oferecer ações persistentes e sistemáticas para contrabalançar efeitos negativos de inserção sócio-cultural desvantajosa. Assim, mesmo que não se possa afirmar que o círculo perverso da desigualdade e da exclusão esteja se reproduzindo de forma sistemática, também não se pode afirmar que ele esteja sendo rompido por práticas intra-escolares e atenção do poder público claramente demandadas por este objetivo.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-04-30
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-30
2023-10-25T12:58:56Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-25T14:51:40Z
2023-10-25T12:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira. A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças. 2001. 200 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249
identifier_str_mv LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira. A interação entre as instituições públicas de ensino fundamental e a diversidade socioeconômica e cultural das crianças. 2001. 200 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2001.
url http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/tede/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso de Mestrado em Administração Pública
dc.publisher.initials.fl_str_mv FJP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração Pública
publisher.none.fl_str_mv Fundação João Pinheiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP
instname:Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron:FJP
instname_str Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron_str FJP
institution FJP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7d9522c1-c453-42b7-bb07-34b95f8e6b78/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d3ada8af1430154c00476276c12bcc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FJP - Fundação João Pinheiro (FJP)
repository.mail.fl_str_mv comunicacao@fjp.mg.gov.br||roger.guedes@fjp.mg.gov.br
_version_ 1798594861442531328