A avaliação na educação infantil - reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórias de avaliação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Prado, Gabriela Ortiz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.furg.br/handle/1/8290
Resumo: A presente dissertação, intitulada "A avaliação na Educação Infantil - Reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação" teve como objetivo compreender a avaliação na Educação Infantil a partir da perspectiva de uma professora de Educação Infantil. A escolha da temática justifica-se pelo fato de que a avaliação na Educação Infantil vem recebendo destaque no cenário nacional e por que se fazem necessárias pesquisas e estudos que se proponham a conhecer e problematizar a avaliação nesta etapa da educação. A opção teórica, com foco na avaliação na Educação Infantil, foi centrada nos estudos de Barbosa (2006; 2008) Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli e Bechi (2003), Bondioli e Sávio (2013), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014) que apontam a avaliação como um processo que envolve diversas áreas e sujeitos do contexto educativo, com foco no desenvolvimento da criança através de acompanhamento da mesma e de reflexão sobre o que lhe é ofertado. Esta dissertação contemplou uma pesquisa bibliográfica sobre a legislação brasileira, no que tange à avaliação na Educação Infantil; sobre a documentação disponibilizada pelo Ministério da Educação, com foco nas orientações sobre avaliação na Educação Infantil e, sobre perspectivas teóricas com base nos autores citados anteriormente. De natureza qualitativa, teve como método de investigação o Estudo de Caso, que contou com um universo de pesquisa composto por uma turma de pré-escola Nível II, sendo realizada uma análise documental a partir de dezesseis "Relatórios de avaliação" de turma e individuais, elaborados pela professora durante o ano letivo. Os relatórios analisados indicam um trabalho "solitário" do professor em relação ao grupo de crianças. Não foi possível evidenciar um movimento coletivo entre o grupo de professores e a coordenação da escola, no que tange a discussão e a reflexão sobre a elaboração e constatações expressas nos relatórios. A pesquisa revelou, que temos um grande desafio pela frente no que se refere a concepção e realização da avaliação da e na Educação Infantil, pensando nas implicações que ambas têm entre si.
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A opção teórica, com foco na avaliação na Educação Infantil, foi centrada nos estudos de Barbosa (2006; 2008) Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli e Bechi (2003), Bondioli e Sávio (2013), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014) que apontam a avaliação como um processo que envolve diversas áreas e sujeitos do contexto educativo, com foco no desenvolvimento da criança através de acompanhamento da mesma e de reflexão sobre o que lhe é ofertado. Esta dissertação contemplou uma pesquisa bibliográfica sobre a legislação brasileira, no que tange à avaliação na Educação Infantil; sobre a documentação disponibilizada pelo Ministério da Educação, com foco nas orientações sobre avaliação na Educação Infantil e, sobre perspectivas teóricas com base nos autores citados anteriormente. De natureza qualitativa, teve como método de investigação o Estudo de Caso, que contou com um universo de pesquisa composto por uma turma de pré-escola Nível II, sendo realizada uma análise documental a partir de dezesseis "Relatórios de avaliação" de turma e individuais, elaborados pela professora durante o ano letivo. Os relatórios analisados indicam um trabalho "solitário" do professor em relação ao grupo de crianças. Não foi possível evidenciar um movimento coletivo entre o grupo de professores e a coordenação da escola, no que tange a discussão e a reflexão sobre a elaboração e constatações expressas nos relatórios. A pesquisa revelou, que temos um grande desafio pela frente no que se refere a concepção e realização da avaliação da e na Educação Infantil, pensando nas implicações que ambas têm entre si.This dissertation, entitled "Early Childhood Educations Evaluation - Reflections on the prospect of a teacher fron Rio Grande / RS fron evoluation reports" had as aimed the evaluations understanding in early childhood education from the perspective of an Education Childrens teacher. The choices subject matter is justified by the fact that the assessment in early childhood education has received attention in the national scene and that are necessary research and studies that propose to meet and discuss the evaluation in this stage of education, with a view in a few studies located on this theme. The theoretical option, focusing on evaluation in kindergarten, was centered in Barbosas study (2006; 2008) Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli and Bechi (2003), Bondioli and Savio (2013), Bondioli (2004), Guimarães and Oliveira (2014) point out that the assessment as a process that involves different areas and subjects in the educational context, focusing on the childs development through the same accompaniment and reflection on what are offered. This research included a literature review on the Brazilian legislation, regarding the evaluation in early childhood education; on the documentation provided by the Educations Ministry, focusing on guidance on assessment in kindergarten and on theoretical perspectives based on the authors mentioned above. The qualitative nature, had to research method the Case Study, which included an universes research that consists in a group of pre-school Level II, being held a documentary analysis from sixteen "Assessment Reports" in group and individuals, prepared by the teacher during the school year. The reports analyzed indicate a job "solitary" from the teacher in relation to the childrens group.It could not show a collective movement among the group of teachers and schools coordination, regarding the discussion and reflection about the preparation and expressed findings in the reports. The survey revealed, that we have a big challenge ahead as that refers a conception and fulfillment about the evaluation of and in kindergarten, thinking of the implications that both have each other.Nogueira, Gabriela MedeirosPrado, Gabriela Ortiz2020-02-14T23:20:43Z2020-02-14T23:20:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRADO, Gabriela Ortiz. A avaliação na educação infantil - reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórias de avaliação. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/8290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-02-14T23:20:43Zoai:repositorio.furg.br:1/8290Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-02-14T23:20:43Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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