Proposta de modelo de avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em uma IFES: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Bastos, Tatiane Roldao
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.furg.br/handle/1/10407
Resumo: O caráter limitado e escasso dos recursos públicos e o aumento da demanda por serviços públicos mais eficientes, tem tornado necessário o planejamento da gestão de forma orientada a aperfeiçoar a utilização desses recursos, maximizando a utilização da força de trabalho, aprimorando o modus operandi e promovendo a otimização da gestão, com ética e transparência. Nesse sentido, os indicadores de desempenho representam uma importante ferramenta para que o gestor público seja capaz de identificar as fragilidades que precisam de melhorias, bem como prever os impactos das ações, fornecendo subsidio para o planejamento de práticas futuras. Neste contexto, verifica-se a importância do aprimoramento da gestão de Universidades Públicas, a fim de atender às demandas da sociedade de forma efetiva. Assim, tem-se como objeto de estudo da presente pesquisa a Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo geral da pesquisa é construir um modelo de avaliação de desempenho que apoie a gestão das secretarias das Unidades Organizacionais da FURG, fundamentado na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Este estudo classifica-se como pesquisa aplicada, quanto aos propósitos da pesquisa, como descritiva e exploratória, quanto ao método, e como qualitativa e quantitativa, quanto à abordagem. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a diretora da unidade. Foram desenvolvidas as etapas da MCDA-C, resultando 45 EPAs, distribuídos em 9 Áreas de Preocupação: (i) convívio; (ii) clareza; (iii) participação; (iv) controle de materiais e infraestrutura; (v) controle do orçamento; (vi) controle do ensino; (vii) autonomia; (viii) tecnologia e inovação; e (ix) consumo responsável. Foram construídos 90 descritores, considerados pela decisora relevantes para a avaliação de desempenho da gestão da unidade. A avaliação global do ICEAC resultou 56,16 pontos e 34 descritores apresentaram nível de desempenho comprometedor, para os quais foram propostos planos de ações de melhorias. A presente pesquisa contribuiu com a expansão de conhecimento na decisora a respeito do contexto mensurado, permitindo a identificação dos pontos fracos que precisam de melhorias, dando suporte ao planejamento estratégico da unidade.
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Neste contexto, verifica-se a importância do aprimoramento da gestão de Universidades Públicas, a fim de atender às demandas da sociedade de forma efetiva. Assim, tem-se como objeto de estudo da presente pesquisa a Universidade Federal do Rio Grande. O objetivo geral da pesquisa é construir um modelo de avaliação de desempenho que apoie a gestão das secretarias das Unidades Organizacionais da FURG, fundamentado na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Este estudo classifica-se como pesquisa aplicada, quanto aos propósitos da pesquisa, como descritiva e exploratória, quanto ao método, e como qualitativa e quantitativa, quanto à abordagem. Como técnicas de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a diretora da unidade. Foram desenvolvidas as etapas da MCDA-C, resultando 45 EPAs, distribuídos em 9 Áreas de Preocupação: (i) convívio; (ii) clareza; (iii) participação; (iv) controle de materiais e infraestrutura; (v) controle do orçamento; (vi) controle do ensino; (vii) autonomia; (viii) tecnologia e inovação; e (ix) consumo responsável. Foram construídos 90 descritores, considerados pela decisora relevantes para a avaliação de desempenho da gestão da unidade. A avaliação global do ICEAC resultou 56,16 pontos e 34 descritores apresentaram nível de desempenho comprometedor, para os quais foram propostos planos de ações de melhorias. A presente pesquisa contribuiu com a expansão de conhecimento na decisora a respeito do contexto mensurado, permitindo a identificação dos pontos fracos que precisam de melhorias, dando suporte ao planejamento estratégico da unidade.The limited and scarce nature of public resources while demand for more efficient public services increases has made it necessary to plan management in a way that optimizes the use of these resources, maximizing the use of the workforce, improving the modus operandi and promoting management optimization, with ethics and transparency. In this sense, performance indicators represent an important tool for the public manager to be able to identify the weaknesses that need improvement, as well as to predict the impacts of the actions, providing subsidy for the planning of future practices. In this context, the importance of improving the management of Public Universities is verified, in order to meet the demands of society in an effective way. Therefore, the object of study of this research is the Federal University of Rio Grande (FURG). The general objective of the research is to build a performance evaluation model that aids the management of the Organizational Units secretariats at FURG, based on the Constructivist Multicriteria Decision Aid (MCDA-C) Methodology. The proposal of the present research study is classified as an applied research, while the method is descriptive and exploratory. Regarding the approach, it is considered qualitative and quantitative. For data collection techniques, semi-structured interviews were conducted with the director of the unit. The MCDA-C stages were developed, resulting in 45 PEEs, distributed in 9 Areas of Concern: (i) conviviality; (ii) clarity; (iii) participation; (iv) control of materials and infrastructure; (v) control of the budget; (vi) control of teaching; (vii) autonomy; (viii) technology and innovation; and (ix) responsible consumption. 90 descriptors, considered relevant by the decision-maker in the evaluation of the performance of the unit management were constructed. The overall assessment of the ICEAC resulted in 56.16 points and 34 descriptors presented compromising performance levels, for which improvement action plans were proposed. The present research contributed to the expansion of decision-makers knowledge regarding the measured context, allowing the identification of weaknesses that need improvement, supporting the strategic planning of the unit.Longaray, André AndradeBastos, Tatiane Roldao2022-03-21T21:41:40Z2022-03-21T21:41:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Tatiane Roldao. Proposta de modelo de avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em uma IFES: um estudo de caso. 2018. 256 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Instituto de Ciências Econômicas. 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