Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Lemos, Michele Veleda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.furg.br/handle/1/5008
Resumo: Este trabalho refere-se à pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo justifica-se por notarmos que o ensino de Física não vem acompanhando os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, tornando-se distante da realidade do aluno e também por nos perguntarmos se os alunos se interessam por Ciência e que ferramentas podem tornar as aulas inquietadoras e vinculadas ao cotidiano. Estes fatos motivaram a pesquisa por entendermos que o professor tem um importante papel de motivador/mediador das aprendizagens. Em busca destes entendimentos, procurou-se fazer um estudo em sala de aula, com futuros professores, questionando-os sobre seu interesse pela Ciência, sobre as lembranças das aulas de Física que tiveram no Ensino Médio e sobre suas percepções acerca de como concebiam o ensino e a aprendizagem da disciplina de Física em um curso de Licenciatura em Matemática. Outro aspecto inquietante foi sobre a formação dos professores de Física, como se constituem suas práticas e como suas carreiras docentes foram construídas. Tendo estas questões como foco, realizamos conversas com dois professores de Física atuantes em cursos de Licenciatura. O estudo foi apoiado em teorias que mostraram como a formação dos professores e a construção de uma carreira docente, são marcadas por aspectos que vêm da trajetória escolar e perpassam toda a vida acadêmica. Nosso estudo reafirmou este aspecto através das falas dos professores e das escritas dos licenciandos, que evidenciaram as transformações ocorridas no seu ensinar e aprender desencadeadas por mudanças metodológicas e reflexões sobre a própria prática. O estudo revelou ainda que na universidade existe uma cultura de ensino que contribui para a crença de que algumas disciplinas, especificamente a Física, ensinam conceitos desvinculados de outras áreas do saber. Esta é uma cultura construída pelo aluno que não se sente responsável por seu processo de aprendizagem, creditando ao professor o seu sucesso ou fracasso na matéria, e pelo professor que não leva em consideração a bagagem que seu aluno traz em relação à sua aprendizagem.
id FURG_7a38279a26bf6d89ac4d12a84b62e419
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/5008
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docenteEnsino de FísicaFormação de ProfessoresSaberes DocentesPhysical EducationTeacher TrainingTeacher knowledgeEste trabalho refere-se à pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo justifica-se por notarmos que o ensino de Física não vem acompanhando os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, tornando-se distante da realidade do aluno e também por nos perguntarmos se os alunos se interessam por Ciência e que ferramentas podem tornar as aulas inquietadoras e vinculadas ao cotidiano. Estes fatos motivaram a pesquisa por entendermos que o professor tem um importante papel de motivador/mediador das aprendizagens. Em busca destes entendimentos, procurou-se fazer um estudo em sala de aula, com futuros professores, questionando-os sobre seu interesse pela Ciência, sobre as lembranças das aulas de Física que tiveram no Ensino Médio e sobre suas percepções acerca de como concebiam o ensino e a aprendizagem da disciplina de Física em um curso de Licenciatura em Matemática. Outro aspecto inquietante foi sobre a formação dos professores de Física, como se constituem suas práticas e como suas carreiras docentes foram construídas. Tendo estas questões como foco, realizamos conversas com dois professores de Física atuantes em cursos de Licenciatura. O estudo foi apoiado em teorias que mostraram como a formação dos professores e a construção de uma carreira docente, são marcadas por aspectos que vêm da trajetória escolar e perpassam toda a vida acadêmica. Nosso estudo reafirmou este aspecto através das falas dos professores e das escritas dos licenciandos, que evidenciaram as transformações ocorridas no seu ensinar e aprender desencadeadas por mudanças metodológicas e reflexões sobre a própria prática. O estudo revelou ainda que na universidade existe uma cultura de ensino que contribui para a crença de que algumas disciplinas, especificamente a Física, ensinam conceitos desvinculados de outras áreas do saber. Esta é uma cultura construída pelo aluno que não se sente responsável por seu processo de aprendizagem, creditando ao professor o seu sucesso ou fracasso na matéria, e pelo professor que não leva em consideração a bagagem que seu aluno traz em relação à sua aprendizagem.This paper refers to research conducted in the graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health at the Federal University of Rio Grande - FURG. The study is justified by noting that the teaching of physics does not come with advances in technology in the past decades, becoming detached from reality the student and also ask ourselves if students are interested in science and what tools can make the disturbing lessons and linked to everyday life. These facts motivated the search for understanding that the teacher has an important role of motivator / facilitator of learning. In pursuit of these understandings, we made a study in the classroom with future teachers, asking them about their interest in Science, about the memories of physics classes they had in high school and about their perceptions of how the conceived teaching and learning the discipline of physics in a Bachelor's Degree in Mathematics. Another disturbing aspect was on the training of teachers of physics, as if their practices are and how their teaching careers were built. Having focused on these issues, we conducted semi-structured interviews with two teachers working in the Physics degree courses. The study was supported by theories that show how the training of teachers and the construction of a teaching career, are marked by aspects of school life that come and run through the entire academic life. Our study confirmed this through the words of teachers and students teachers of writing, which showed the changes in their teaching and learning triggered by changes in methodology and reflections about their own practice. The study also revealed that the university there is a culture of learning that contributes to the belief that some subjects, particularly physics, teach concepts unrelated to other areas of knowledge. This is a culture built by the student who does not fell responsible for their learning process, the teacher crediting their success or failure in the matter, and the teacher who does not take into account the baggage that brings your student about their learning.Rodrigues, Sheyla CostaLemos, Michele Veleda2015-06-08T17:44:54Z2015-06-08T17:44:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEMOS, Michele Veleda. Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/5008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2015-06-08T17:44:54Zoai:repositorio.furg.br:1/5008Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2015-06-08T17:44:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
title Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
spellingShingle Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
Lemos, Michele Veleda
Ensino de Física
Formação de Professores
Saberes Docentes
Physical Education
Teacher Training
Teacher knowledge
title_short Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
title_full Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
title_fullStr Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
title_full_unstemmed Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
title_sort Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente
author Lemos, Michele Veleda
author_facet Lemos, Michele Veleda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Sheyla Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Michele Veleda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Formação de Professores
Saberes Docentes
Physical Education
Teacher Training
Teacher knowledge
topic Ensino de Física
Formação de Professores
Saberes Docentes
Physical Education
Teacher Training
Teacher knowledge
description Este trabalho refere-se à pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo justifica-se por notarmos que o ensino de Física não vem acompanhando os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, tornando-se distante da realidade do aluno e também por nos perguntarmos se os alunos se interessam por Ciência e que ferramentas podem tornar as aulas inquietadoras e vinculadas ao cotidiano. Estes fatos motivaram a pesquisa por entendermos que o professor tem um importante papel de motivador/mediador das aprendizagens. Em busca destes entendimentos, procurou-se fazer um estudo em sala de aula, com futuros professores, questionando-os sobre seu interesse pela Ciência, sobre as lembranças das aulas de Física que tiveram no Ensino Médio e sobre suas percepções acerca de como concebiam o ensino e a aprendizagem da disciplina de Física em um curso de Licenciatura em Matemática. Outro aspecto inquietante foi sobre a formação dos professores de Física, como se constituem suas práticas e como suas carreiras docentes foram construídas. Tendo estas questões como foco, realizamos conversas com dois professores de Física atuantes em cursos de Licenciatura. O estudo foi apoiado em teorias que mostraram como a formação dos professores e a construção de uma carreira docente, são marcadas por aspectos que vêm da trajetória escolar e perpassam toda a vida acadêmica. Nosso estudo reafirmou este aspecto através das falas dos professores e das escritas dos licenciandos, que evidenciaram as transformações ocorridas no seu ensinar e aprender desencadeadas por mudanças metodológicas e reflexões sobre a própria prática. O estudo revelou ainda que na universidade existe uma cultura de ensino que contribui para a crença de que algumas disciplinas, especificamente a Física, ensinam conceitos desvinculados de outras áreas do saber. Esta é uma cultura construída pelo aluno que não se sente responsável por seu processo de aprendizagem, creditando ao professor o seu sucesso ou fracasso na matéria, e pelo professor que não leva em consideração a bagagem que seu aluno traz em relação à sua aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-06-08T17:44:54Z
2015-06-08T17:44:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEMOS, Michele Veleda. Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/5008
identifier_str_mv LEMOS, Michele Veleda. Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/5008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384481643888640